Não sabe por onde começar os seus projetos? Saiba como mudar isso
Postado por Admincursos | 12 de janeiro de 2017 | Deixe aqui seu comentário
Entenda como é possível tirar as ideias do papel, delegar tarefas e garantir que sua equipe de trabalho funciona de forma mais ágil e eficiente
Tirar as ideias que estão no papel e fazer com que elas se tornem realidade na prática não é uma tarefa simples. Para muitas pessoas, existe uma diferença muito grande entre aquilo que elas pensam e a maneira como conseguem executar. Entretanto, embora teoria e prática sejam mesmo coisas distintas, isso não significa que elas não possam ser aliadas em busca dos melhores resultados possíveis.
Ao papel do gestor de projetos cabe observar essas e outras coisas. Entender o escopo de um projeto, saber quanto tempo e quais recursos serão necessários para executá-lo e, ainda, fazer desvios de rota no meio do caminho para adaptar à realidade em constante transformação são algumas das demandas que serão requeridas a esses profissionais. Estar preparado para esses desafios é fundamental.
Gestão de projetos: técnica aliada à percepção
Existe uma série de itens que devem ser observados desde a concepção de um projeto até a fase final de execução. Os primeiros itens a serem avaliados são o objetivo geral e os objetivos específicos. Por exemplo: se você for fazer um bolo de chocolate (seu objetivo geral), será preciso prestar atenção aos objetivos específicos (os ingredientes) que serão necessários para se chegar a esse fim.
Além disso, o tempo que você vai levar para chegar a esse resultado vai impactar diretamente na quantidade de pessoas que serão necessárias para executar tal tarefa. Ou seja, como gestor, você precisa saber quanto tempo a sua equipe precisará para concluir um determinado trabalho ou, ainda, se será preciso contratar mais pessoas caso você tenha uma data limite de entrega.
Projetos são roteiros, portanto flexíveis
Depois que o projeto estiver pronto e suas primeiras etapas já estiverem em execução, é papel do gestor delegar (ou mesmo ficar responsável) o acompanhamento dos resultados. Já na fase de concepção as métricas devem ser definidas para que a essa altura do campeonato já seja possível diagnosticar o que está indo bem e o que está indo mal.
Esse é um erro que muitos profissionais cometem: a demora para tomar uma decisão. Se as coisas não estão saindo como o planejado, não espere até o final de um ciclo para mudar a maneira como as tarefas estão sendo feitas. Um planejamento funciona como um roteiro e ele não só pode como deve ser flexível, a ponto que ajustes pontuais possam ser feitos no caminho.
Saber delegar e escolher as peças-chave
Um dos itens que terá bastante destaque em um Curso de Gestão de Projetos é a missão de encontra quem são as peças-chave de uma equipe para que você possa delegar as tarefas. Em qualquer trabalho que você fizer, é preciso que as pessoas que executem as suas funções estejam em sinergia com os valores da companhia, de forma que você tenha plena confiança nelas durante o trabalho.
Sua missão não é ensinar detalhe por detalhe como elas devem fazer alguma coisa, mas sim observar o modo como executam e oferecer alternativas e soluções para que elas possam fazer as coisas de forma mais simples e eficaz. Por isso, é importante saber que delegar uma tarefa é uma arte. A função correta executada pela pessoa errada pode comprometer todo o andamento do seu trabalho, portanto escolher os responsáveis por cada item é fundamenta.
Por fim, existem uma série de ferramentas, softwares e recursos visuais que podem ser utilizados para otimizar processos de delegação de tarefas. Em um curso de Gestão de Projetos, você vai ter o embasamento necessário para reconhecer quais são essas fontes e poder aplica-las nos momentos oportunos.
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