Curso online de adestramento de cães pode ajudar a tornar as saídas muito mais prazerosas para você e para seu pet
Todo dono de cachorro já deve ter se perguntado isso! Apesar de ser comum, esse comportamento não é recomendado, e pode ser coibido se você educar com bons modos o seu animal de estimação. Até com um curso online de adestramento de cães você pode fazer isso.
Basicamente, o seu cão começa a puxar a guia por diversas razões. Ele pode ter farejado, escutado ou visto algo que chamou a atenção, ele tem muita energia para gastar ou ele percebe que, se puxar, fará você andar mais rápido. Ou seja, o seu pet não começou a fazer isso de propósito, mas um curto período tolerando maus hábitos caninos pode impactar negativamente nos passeios.
Para os donos, os problemas desse tipo de passeio variam de tropeços em terrenos irregulares, dores no braço e até muito mais cansaço. No entanto, para o seu pet, puxar demais a guia é perigoso, pois a pressão da coleira contra a traqueia pode causar tosse e sufocamento, o que pode ser um dano temporário ou permanente. Além disso, se você não consegue dominar o seu cachorro, vocês podem causar um acidente ao atravessar a rua no momento errado.
Se você está tendo uma experiência ruim nos passeios com o seu cão, não desista. As saídas são excelentes para manter a saúde e o peso do animal em dia, permitir que ele siga seus instintos e explore o mundo e faz com que o pet alivie o estresse. Em muitos casos, esse é o único momento que o cão tem para se aliviar. Dessa forma, seu cachorro terá muito mais qualidade de vida e passará mais tempo com você.
Para que essa responsabilidade não se torne um sofrimento, tente iniciar um curso online de adestramento de cães. Nas aulas, você vai encontrar dicas como essas a seguir, que ajudará você a passear com o seu cachorro, e não o oposto:
Comece o treinamento desde cedo
É preciso se lembrar que sempre é mais fácil prevenir uma situação como essa do que acabar tendo que corrigir quando as coisas estiverem no olho do furacão.
Embora um animal de qualquer idade tenha capacidade para aprender alguns comandos, os cães que já estabeleceram um comportamento indesejado podem demorar mais para aprender o que é adequado ou, ao menos, reduzir os maus hábitos.
Por isso, se possível, comece a adestrar o seu companheiro quando ele ainda é um filhote. Nos primeiros meses de vida, o cérebro do animal ainda está se desenvolvendo e absorve facilmente todo o tipo de informações. Além disso, filhotes são mais gulosos e não possuem tanta coordenação motora, o que pode ajudar ainda mais o adestramento.
Ensine do mais fácil ao mais difícil
Um cachorro em treinamento está aprendendo e, assim como na escola, ele precisa aprender primeiro as lições mais simples para então evoluir até a prova de fogo, que é passear sem puxar a guia.
Comece ensinando comandos básicos e que podem ser úteis para toda a rotina do seu pet, como sentar e deitar. Depois, avance para o comando “fica” e a atender quando você o chama. Só depois que ele estiver dominando esses truques – o que pode levar minutos ou horas, com treinos diários –, dê o próximo passo.
Use a guia correta
A guia é um item obrigatório para a comunicação entre dono e animal, garantindo a obediência e a segurança durante os passeios. Por isso, você deve fazer a escolha do modelo certo, considerando o porte e o comportamento do seu cão.
A coleira simples pode ser usada por animais de pequeno porte que são tranquilos. Já o colete peitoral, uma das guias mais escolhidas pelos donos, é indicado apenas para cães de pequeno e médio porte já adestrados. Enforcadores devem ser evitados. Use apenas se você tiver concluído o curso online de adestramento de cães e já for um profissional nos treinamentos.
Existem dois modelos de coleiras muito eficientes para os animais que ainda estão em treinamento. A Gentle Leader, que envolve o focinho e o pescoço do cachorro, e a Easy Walker, que permite prender a guia na parte da frente do animal. Ambas as opções são seguras para o bem-estar animal e muito úteis para sinalizar ao seu pet que é você quem está no controle do passeio.
O adestramento de cães para o passeio
Antes de saírem de casa, é comum que os donos comecem a brincar e estimular o cachorro. Não faça isso! Essa etapa precisa ser feita com tranquilidade e paciência para que o seu pet não saia de casa já puxando a guia, o que fará você perder o controle desde o começo.
Na rua, a guia deve estar frouxa enquanto vocês caminham. Não deixe ela tensionar e não a enrole na mão, diminuindo seu tamanho. Para que isso aconteça, você deve treinar o cão em casa, oferecendo alguns petiscos quando ele der alguns passos ao seu lado. Nas primeiras vezes na rua, repita essa técnica e, para garantir que os estímulos não atrapalharão o apetite do animal, faça isso antes das refeições.
Se isso não funcionar, pare de andar imediatamente quando o animal começar a puxar. Ele vai perceber que não está indo a lugar nenhum. Se ele continuar tentando, comece a andar para trás ou dê meia volta e retorne.
Quando o seu cão finalmente estiver se comportando nos passeios, andando ao seu lado e atendendo aos comandos, faça muito elogios durante a saída e deixe ele fazer algo que goste muito, como receber carinho de alguém, cheirar uma moita e afins. Assim, você vai aos poucos diminuindo a necessidade dos petiscos.
Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.
Conheça os nossos cursosEntenda as funções do cargo administrativo, os requisitos exigidos e como se qualificar com um curso de auxiliar administrativo completo…
O curso de educação infantil é o primeiro passo para quem deseja trabalhar com crianças. Descubra como ele, junto a…
Se você busca evolução pessoal ou profissional, entender como funciona o curso de coaching pode ser o primeiro passo rumo…
O setor de turismo oferece diversas oportunidades profissionais além da atuação como guia de turismo. Conheça outras funções que movem…
Se você quer entrar ou se destacar na área de design gráfico, comece com cursos online práticos, acessíveis e com…
Celebrado em 8 de setembro, o Dia Mundial da Alfabetização é um convite para refletir sobre o poder da educação…