Como Se Preparar Para Arrasar No Enem 2017

Postado por Admincursos | 24 de outubro de 2017 | Deixe aqui seru comentário

Como Se Preparar Para Arrasar No Enem 2017

Com o vestibular chegando, é essencial seguir algumas dicas para se dar bem na hora da prova

Uma das principais provas para vestibular no país, o ENEM acontece anualmente no mês de novembro e conta com a presença de milhares de estudantes que querem concorrer às vagas nas universidades brasileiras.

Para quem deseja ingressar numa universidade federal ou conseguir descontos e bolsas nas faculdades privadas do Brasil, é preciso estar preparado para enfrentar uma prova com 180 questões objetivas e uma redação.

Com cerca de 6,7 milhões de inscritos, segundo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o ENEM 2017 atingiu a marca mais baixa de inscrições desde 2013.

Mas isso não significa que a concorrência não estará devidamente empenhada para conquistar seu lugar nas melhores universidades do país. Portanto, é preciso estudar e desenvolver suas habilidades para conseguir uma boa nota no exame.

enem 2017

Foque Nos Estudos

A preparação para o vestibular é um dos principais fatores que contribuem para que você obtenha uma nota satisfatória nos exames.

Mas nem sempre estudar pode ser uma tarefa fácil para os jovens, portanto, é necessário descobrir maneiras de facilitar, para que essas atividades se tornem mais prazerosas.

Cursinhos pré-vestibulares e até mesmo cursos online são uma boa forma de absorver os conteúdos de forma dinâmica e leve.

Entretanto, existem alguns hábitos que podem ser praticados em casa e te ajudam a conciliar a rotina com os estudos.

Crie um roteiro de estudos

Como são muitas matérias para estudar, é importante criar um roteiro, no qual você deve organizar os dias e horários destinados aos estudos.

Deve-se priorizar as disciplinas com as quais você possui menos afinidade, pois estão mais propensas a serem esquecidas.

Faça uma lista para organizá-las. O ideal é que você separe um dia para cada tema, a fim de facilitar a absorção dos conteúdos, de forma que eles não o confundam posteriormente.

É recomendado que ao menos uma hora por dia, seja dedicada única e exclusivamente aos estudos, evitando qualquer tipo de distração. Celulares, televisões devem permanecer desligados durante este período.

Como Se Preparar Para Arrasar No Enem 2017

Estude provas antigas

Consultar as provas que já foram realizadas nos anos anteriores, pode ser uma importante ferramenta na hora dos estudos.

Isso te ajudará a ter uma base dos conteúdos aplicados e as habilidades que são exigidas no ENEM, além de proporcionar o exercício, raciocínio e auxilia a identificar suas maiores dificuldades.

É possível encontrá-las disponíveis no site do próprio vestibular, que as disponibiliza com o gabarito para conferência.

Esteja atento ao que acontece no mundo

Os conhecimentos exigidos para o exame do ENEM 2017 podem ir muito além das matérias escolares.

É preciso estar atualizado sobre os mais diversos assuntos que acontecem no Brasil e no mundo, pois isso lhe dará repertório para construir a redação.

Ela normalmente é relacionada a temas que influenciam diretamente na vida da sociedade, como temas políticos, questões raciais ou diversidade, por exemplo.

Deve-se treinar o olhar crítico sobre as situações e procurar observá-la de diferentes ângulos.

Crie hábitos de leitura

Ler é uma das principais formas de se adquirir conhecimento de forma leve e deve ser um hábito constante daqueles que pretendem prestar a prova para o vestibular.

Existem algumas obras, que são consideradas leitura obrigatória para conseguir realizar o exame e que normalmente são divulgadas no edital e te dão base para as questões de literatura e língua portuguesa.

No edital também é possível encontrar informações valiosas sobre os critérios de correção da prova, assim sendo, é essencial analisá-lo minuciosamente, para evitar alguns erros mais comuns.

Garota na Biblioteca Enem 2017

Exercite sua redação

Tão importante quanto ler, é saber construir uma boa redação. Por isso, deve-se exercitar ao menos uma vez por semana a escrita de textos dos mais variados assuntos.

Uma boa dica é pesquisar os temas dos exames anteriores e tentar realizar uma redação, sempre obedecendo aos critérios que a prova exige.

Além disso, você pode treinar o seu repertório de palavras, evitando que o seu texto fique repetitivo e cansativo.

Conhecida e temida pelos candidatos, a redação é responsável por avaliar os conhecimentos linguísticos, potencial de argumentação, habilidade textual e o domínio da normal culta da língua portuguesa.

Portanto, deve ser realizada de maneira coerente e objetiva, para que os corretores entendam suas ideias apresentadas, uma vez que boa parte da nota corresponde à redação.

Saúde Física e Mental

Sabemos que os períodos pré-vestibulares podem ser tensos e causar altos níveis de estresses nos candidatos.

Entretanto, é preciso saber dosar o tempo que você passa estudando, afinal, tudo que é demais faz mal.

Tirar um tempo para se divertir com os amigos e a família às vezes é necessário, além da prática de exercícios físicos, que podem contribuir para descansar o corpo e a mente.

A preparação no dia anterior a prova do ENEM 2017 também é muito importante. Uma boa noite de sono e a alimentação adequada garantem que você mantenha a concentração e a mente tranquila durante a prova.

Vale lembrar, que é sempre bom manter hábitos como a leitura e a escrita, pois o conhecimento é a única coisa que levamos para sempre.

Gostou? Leia também!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *