9 Fórmulas De Excel Para Você Se Tornar Expert

Postado por Admincursos | 28 de novembro de 2017 | Deixe aqui seu comentário

9 Fórmulas De Excel Para Você Se Tornar Expert

Para se destacar no mercado de trabalho e até mesmo organizar as finanças do lar, o domínio do Excel é essencial nos dias atuais

Uma das ferramentas mais indispensáveis para os profissionais que desejam se colocar no mercado de trabalho, ocupando bons cargos, o Excel, tornou-se item obrigatório no currículo.

Ele pode ser útil para diferentes áreas de uma corporação, entretanto, é mais utilizado pelo setor administrativo, por desenvolver funções de controle, tabulação, tabelas e cálculos da área financeira.

O software apesar de parecer um bicho de sete cabeças por quem não conhece, pode ser facilmente manuseado com apenas algumas informações básicas.

Entretanto, o Excel é um dos programas mais completos, que abre um leque de oportunidades para os profissionais que o dominam. Os aprendizados variam assim como qualquer outro, do nível básico até o expert. E não é preciso ser um expert para saber o que fazer quando você está tendo conflitos na sua empresa, apenas saiba lidar com os desentendimentos. Mas com certeza, depois de entender melhor as fórmulas do excel, você não terá problemas! Saiba tudo:

Excel

Além disso, ele pode auxiliar em tarefas como controle de gastos ou organização das despesas do lar, para que você controle as finanças familiares de uma forma simples e organizada.

Seja para uso profissional ou pessoal, para aprender as fórmulas de Excel, é preciso dedicar uma atenção especial e praticar sempre que possível, pois algumas funções são mais complexas do que as outras. Aliás, cresça de uma vez por todas na sua vida profissional com as melhores dicas para o seu crescimento

 

SE

Uma das fórmulas mais utilizadas na ferramenta, a função SE é responsável por criar comparações e resultados dentro de uma planilha.

Ela funciona a partir de um valor base, que precisa ser preenchido para estabelecer as condições para comparar os valores ou obter as respostas para as perguntas, como verdadeiro ou falso, aprovado ou reprovado, entre outras.

Considere que você deseja descobrir, entre os alunos de uma classe, quais foram os aprovados em determinada matéria. Alunos com média sete ou maior que, são aprovados e os que tiverem uma nota menor, reprovados.

Exemplo: =SE(G7>=7;(“APROVADO”); <=7;(“REPROVADO”).

Sendo assim, a função poderá ser expandida para as demais células, dando o resultado completo dentro da tabela.

 

COL

Esta função é utilizada para descobrir o número da coluna de uma célula, ou seja, retorna o número de coluna da referência especificada.

Se a célula ou o intervalo entre elas estiver omitido, com a COL inserida como uma fórmula de matriz horizontal, ela retornará os números de COL de referência como uma matriz horizontal.

Exemplo: COL(A3) é igual a 1.

 

MAIOR OU MENOR

A fórmula =MAIOR, assim como a = MENOR, tem a função de identificar dentre o intervalo desejado, quais são os resultados correspondentes a sua busca.

Com ela é possível descobrir em ordem do maior para o menor, sendo possível visualizar, por exemplo, qual é o quinto maior valor.

No caso dos valores repetidos, cada um será considerado independente, ocupando sua posição na tabela.

Exemplo: =MAIOR(D4:D10;1). Neste caso, entre as células selecionadas, a função identificará qual o primeiro maior valor.

 

MÉDIA

Assim como a fórmula anterior, a MÉDIA é utilizada para descobrir entre as células selecionadas, qual o valor médio.

Ela pode ser utilizada em diversas situações cotidianas e consistem nas noções básicas matemáticas. Entretanto, ela pode ser utilizada para facilitar grandes cálculos empresariais.

Exemplo: =MEDIA(a1:a290)

Média

SOMA

Uma das fórmulas mais básicas e fundamentais para quem utiliza o Excel com frequência, a soma oferece uma facilidade para as operações realizadas no dia a dia de forma prática e rápida.

É possível somar os elementos presentes nas tabelas, tanto na horizontal, quanto na vertical. Além disso, a função permite que você acrescente valores específicos ou até mesmo some valor total das células selecionadas.

Exemplos: =SOMA(d2:d15) ; =SOMA(d2:g2) ; =SOMA(b2:e2;15)

Para o caso das colunas específicas: =SOMA(c2:c12)

 

PROCH E PROCV

Esta é uma das fórmulas de Excel mais utilizadas nas empresas, e cumpre a função de cruzar dados horizontalmente entre duas tabelas, localizando a informação desejada.

A sintaxe desta função é: =PROCH(valor_procurado;matriz_tabela;num_indice_lin;procurar_intervalo)

Ela é utilizada quando o cabeçalho da planilha está disposto verticalmente, enquanto os valores estão posicionados horizontalmente.

Da mesma forma, acontece com o PROCV, entretanto, ele funciona para localizar os dados que estão dispostos na vertical.

Sintaxe: =PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)

 

ÍNDICE

Utilizada comumente pelo setor de RH das empresas, a função índice é considerada uma versão melhor do PROCV, pois possibilita encontrar valores ou itens de uma tabela, independente de sua posição.

Embora seja uma fórmula simples de ser executada, ela demanda uma atenção extra na digitação, para que os resultados encontrados sejam aqueles que você busca.

Sua sintaxe é: =ÍNDICE(matriz,núm_linha,núm_coluna).

CORRESP

Utilizada em conjunto com a fórmula índice, a função corresp auxilia na busca pela posição específica de um item na tabela desejada.

Ela retorna a posição relativa, independente de estar em horizontal ou vertical, facilitando a localização através do número da linha ou coluna, mesmo que ele se altere diante de algum critério da planilha.

A sintaxe desta fórmula é: =CORRESP(valor_procurado;matriz_procurada;[tipo_correspondencia])

Corresp

SUBSTITUIR

Realizar alterações manuais ou substitui-las em uma planilha que contenha uma enorme cartela de clientes, por exemplo, torna-se um trabalho extremamente difícil e cansativo para o colaborador.

A função substituir do Excel veio para auxiliar nestas tarefas, quando é preciso modificar algo, como pontuação ou acentuação nos dados inseridos, sem que isso demande muito tempo.

Você pode facilmente remover os caracteres indesejados, como parênteses ou hifens, por exemplo. A sintaxe desta função é: =SUBSTITUIR(texto; texto_antigo; novo_texto; núm_da_ocorrencia).

 

PRATIQUE SEMPRE!

Um dos segredos para absorver melhor as informações, é praticar. Realizar exercícios que utilizem as fórmulas de Excel é uma boa maneira para que elas não caiam no esquecimento.

Além de úteis para a vida profissional, elas também podem contribuir para organização das finanças na vida pessoal, tornando-se indispensável para quem deseja manter as contas sempre em dia e até mesmo poupar dinheiro.

Vale lembrar, que para os iniciantes, o ideal é que se realize um curso especializado, veja 10 motivos para confiar no Curso 24 Horas e aprenda as fórmulas mais básicas até as mais complexas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *