Inteligência Emocional no Trabalho: Descubra Porque Ela Pode Te Levar a Altos Cargos

Postado por Admincursos | 16 de novembro de 2017 | Deixe aqui seu comentário

Inteligência Emocional no Trabalho: Descubra Porque Ela Pode Te Levar a Altos Cargos

Controlar as próprias emoções, saber lidar com as adversidades podem ajudar a se destacar no mundo corporativo

Foi-se o tempo em que uma empresa avaliava os funcionários apenas por seus conhecimentos e habilidades técnicas. Atualmente, é preciso muito mais do que isso para conquistar os recrutadores e se destacar no ambiente corporativo.

O perfil psicológico e a inteligência emocional no trabalho, hoje, são fatores fundamentais já observados pelos líderes e podem contribuir para o seu crescimento profissional. Inclusive, saiba decidir a sua vocação profissional e não erre na escolha.

Mas afinal, você deve estar se perguntando: o que é essa tal de inteligência emocional e no que ela pode contribuir na vida das pessoas?

Saiba lidar com o stress

Pois bem, basicamente, ela consiste em habilidades de percepção, avaliação e administração das próprias emoções, ou seja, é necessário controlá-las e administrá-las de forma positiva.

No ambiente de trabalho, essa administração das emoções implica em melhores performances em equipe, resiliência para lidar com os problemas que aparecerem, maior criatividade e pró-atividade.

Entretanto, para algumas pessoas, isso pode não ser tão fácil quanto parece. É necessário todo um trabalho psicológico por trás, que visa aprimorar questões como a identificação e o controle dos nossos próprios sentimentos.

A Inteligência Emocional no Ambiente de Trabalho

Controle Emocional no Trabalho

Durante nossas experiências no mundo corporativo, nós nos deparamos com diversas situações em que o nosso conhecimento técnico sobre determinados assuntos não foi o suficiente para resolver algumas questões.

É comum que isso aconteça, entretanto, o profissional que consegue lidar com os problemas do dia a dia com mais facilidade, utilizando a inteligência emocional, tende a largar na frente dos outros funcionários.

Isso acontece, porque cada vez mais, as empresas buscam profissionais qualificados não apenas em questões técnicas, mais questões psicológicas.

Colaboradores emocionalmente inteligentes também são capazes de transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais harmonioso e agradável, pois tem a capacidade de lidar com os colegas da melhor forma possível.

Maior Flexibilidade

Flexibilidade

No ambiente de trabalho, lidamos diariamente com pessoas que são diferentes de nós, com outros costumes, outras crenças, com outros pensamentos.

E para lidar com as diferenças é preciso ter jogo de cintura para conseguir se adaptar facilmente aos colegas de trabalho, minimizando as chances de conflitos nas organizações.

Além disso, cada instituição possui regulamentos e culturas próprias, portanto, flexibilidade para lidar com as mudanças também é uma importante característica das pessoas que possuem o domínio sobre sua inteligência emocional no trabalho.

Resiliência

Resiliência

A capacidade de mesmo após encontrar diversas adversidades no caminho, conseguir voltar ao seu estado natural é um item indispensável para quem busca alcançar o controle emocional.

No mundo corporativo, é comum que os problemas apareçam inesperadamente, sem que você tenha se planejado para resolvê-los ou até mesmo para evitá-los.

Entretanto, o equilíbrio emocional é essencial para que você consiga resolve-los da melhor maneira, se que isso te afete no âmbito pessoal.

Os profissionais que conseguem manter o controle, mesmo diante do caos, também são visto com bons olhos pela empresa, pois em meio às crises, são vistos como alicerces para seus colegas.

Empatia

Empatia Com os Companheiros de Trabalho

Saber ouvir e se colocar no lugar do outro é importante tanto na vida pessoal, como profissional dos indivíduos. Saiba conciliar a vida pessoal e profissional, amenizando a pressão psicológica.

Conhecer as diferentes necessidades de seus colegas e utilizar isso como forma de ajudá-los pode ser um fator determinante para que você consiga se destacar no ambiente corporativo.

Pessoas mais empáticas têm maiores chances de serem promovidas. Isso acontece, pois os profissionais que interagem bem com seus colegas e são bem-humorados, tendem a ser mais produtivos.

Além disso, no geral, os colaboradores que são mais inteligentes emocionalmente, são mais otimistas e aceitam melhor as críticas e comentários vindos de outros profissionais.

Controle Emocional

Controle Emocional no Trabalho

Conhecer a si mesmo é um passo fundamental para alcançar a inteligência emocional no trabalho. Saber identificar suas emoções e obter um maior autocontrole sobre suas ações torna você uma pessoa mais segura e confiante.

O respeito e cuidado com o próximo também deve ser priorizado em um ambiente corporativo, se você almeja conquistar a confiança para os cargos de liderança.

Um gestor que se preocupa com o bem estar dos seus colaboradores, ganha além da confiança de seus colegas de trabalho, o respeito e admiração dos mesmos.

Os impactos causados podem ser ainda maiores: você melhora o ambiente de trabalho, tornando-o mais agradável e motiva os funcionários a buscarem o autoconhecimento para serem ainda melhores.

Gostou? Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *