Descubra Como Você Pode Fazer Um Currículo Perfeito

Postado por Admincursos | 14 de dezembro de 2017 | Deixe aqui seu comentário

Descubra Como Você Pode Fazer Um Currículo Perfeito

O currículo é um documento muito importante e que faz toda a diferença na hora de ser selecionado para uma vaga ou não

Poucos documentos são tão importantes para a vida profissional de qualquer pessoa do que o currículo. Afinal, é nele que constam todas as informações sobre o candidato às vagas, como suas experiências profissionais, formações acadêmicas e demais cursos.

Porém, todo mundo passa por aquele momento de dúvidas: como ter um currículo imbatível? Como evitar erros no currículo? Quais informações devo colocar e quais não são necessárias?

Todas essas dúvidas são pertinentes, já que ter um bom currículo é ótimo para conseguir melhores vagas no mercado de trabalho. Por isso, saber como fazer um currículo é essencial.

Confira as melhores dicas para elaborar o seu currículo e chamar a atenção de todos os recrutadores!

Como Fazer um Currículo Excepcional

Seguir a cada uma das dicas abaixo pode te ajudar a conseguir um excelente emprego e fazer sua carreira profissional decolar!

Informe o Essencial

A busca por inserir uma série de informações é tão grande que, muitas vezes, o candidato se esquece de colocar aquilo que é fundamental, e que se não estiver no currículo, pode acabar com a chance de conseguir aquela vaga.

Esses dados essenciais são os seguintes:

  • Nome completo;
  • Idade;
  • Estado civil;
  • Endereço completo;
  • E-mail de contato;
  • Telefone de contato.

Dê uma atenção especial para os dois últimos itens: eles sempre devem estar atualizados. Afinal, não adianta nada você pesquisar como fazer um currículo de sucesso e ter excelentes experiências e formações, mas não dar condições para a empresa te contatar.

Sempre informe um telefone que você realmente usa, de preferência o celular, que está sempre junto de você, além de um e-mail que você acessa com frequência.

Ah, uma dica extra: não utilizale aqueles e-mails de infância ou da juventude, que todo mundo já fez um dia, como “leozinho.dahora@email.com”. Isso passa uma imagem sem profissionalismo. Prefira o simples, como “leonardo.silva@email.com”. Fica mais bonito.

Formação Acadêmica

Criar um currículo excepcional

Essa é uma das partes mais importantes, já que é aqui que os recrutadores verão aquilo que você já estudou e quais foram as instituições de ensino. Se você quer saber como fazer um currículo, precisa preencher essas informações da maneira correta.

A instituição em que você estudou no ensino médio não precisa ser informada, a menos que seja uma escola que possa te dar alguns pontos extras na hora da seleção.

Quanto aos cursos técnicos, você pode colocá-los, desde que sejam dentro da área que você procura. Informar que você é técnico em mecatrônica não vai fazer muita diferença se quer atuar como auxiliar de enfermagem, por exemplo.

Quanto à graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado e demais formações, essas sim devem ser informadas, com o ano de início, ano de conclusão, nome do curso e instituição de ensino. Assim, os recrutadores saberão exatamente o que você estudou.

Cursos Online e Atividades Complementares

Se você tiver feito algum tipo de curso profissionalizante ou até mesmo cursos online, estes podem ser informados no seu currículo, mas desde que também sejam relacionados à área desejada.

Uma dúvida muito comum é saber como colocar cursos online no currículo e em qual parte do documento eles devem aparecer. Para isso, utilize a parte de atividades complementares. Você também pode informar a carga horária do curso.

Muitas pessoas que têm dúvidas em como fazer um currículo podem ficar receosas em relação a colocar cursos online no currículo, mas não há nada de errado, pelo contrário: eles podem te ajudar a conseguir a vaga que você deseja. Então, deixe o receio de lado!

Experiências Profissionais

Não existe nenhuma forma de como fazer um currículo de qualidade sem informar as experiências profissionais. Por isso, essa é uma das partes que você deve prestar mais atenção.

Informe aqui todas as experiências profissionais que sejam relevantes para o que você busca, mesmo que sejam trabalhos temporários ou como freelancer. Isso ajuda a agregar experiência ao seu currículo.

A melhor forma de colocar essas experiências é começar com a data de início e de término do trabalho (se ainda estiver trabalhando, deixe como atual) e o nome da empresa ao lado.

Na linha de baixo, informe o cargo que você tinha nessa empresa. Na próxima linha, faça uma descrição das atividades desempenhadas, com foco nas mais importantes e que podem fazer a diferença profissionalmente.

Dicas Extras

Adicione a formação acadêmica no curriculo

Basicamente, a estrutura de um currículo é essa. Mas, além de saber como fazer um currículo, é bom ficar atento a algumas dicas adicionais. Confira:

Menos Pode Ser Mais

Ninguém gosta de ver um currículo com 3, 4, 5 páginas. Existem várias coisas que você não deve colocar no currículo. Por isso, corte as informações que não forem necessárias.

Você não precisa colocar uma foto sua. Na verdade, na maioria dos casos nem deve, a menos que isso seja importante para a vaga que deseja.

Sobriedade ou Criatividade?

Não existe uma única forma de como fazer um currículo que seja perfeita para todos. Depende muito do segmento de atuação e também do perfil do profissional.

Se você trabalha com design gráfico ou outro trabalho que demande criatividade, seu currículo pode ser mais colorido e elaborado. Porém, outras profissões não precisam de tudo isso: uma folha com fundo branco, alguns detalhes de outra cor e letras pretas já basta.

Onde Enviar o Currículo?

Em pleno século XXI, com a internet e a tecnologia por todos os lados, ainda tem gente que se pergunta se vale a pena enviar currículo pela internet. É claro que sim!

Muitas vagas estão na web hoje em dia. Além disso, redes sociais como o LinkedIn possibilitam um networking fantástico, que é o contato com outros profissionais do mercado.

Então, você pode (e deve) mandar currículos pela internet. Porém, não dispense a entrega de currículos físicos também, já que para algumas profissões, essa pode ser a solução mais viável.

Não Tenha Mais Dúvidas Sobre Como Fazer um Currículo!

Agora que você já sabe tudo de que precisa para montar um excelente currículo, não perca mais tempo: monte o seu e distribua! Assim, você poderá encontrar excelentes vagas.

Como você já sabe como fazer um currículo, aproveite e tenha a chance de conseguir novas oportunidades: enriqueça seu currículo com cursos profissionalizantes, como os cursos online. Assim, você terá condições de disputar as melhores vagas do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *