Educação Ambiental: Veja A Profissão Que Vai Salvar o Mundo

Postado por Admincursos | 26 de dezembro de 2017 | Deixe aqui seru comentário

Educação Ambiental: Veja A Profissão Que Vai Salvar o Mundo

O meio ambiente é um dos assuntos mais abordados nos últimos tempos, mas muitos ainda não entendem como ele funciona e o quão grande é a importância de preservá-lo

Há tempos atrás, se dava bem pouca importância ao meio ambiente. As grandes indústrias eram fontes de poluição bastante perigosas, mas não se fazia muito a respeito disso, tanto por desconhecimento da população quanto pela legislação ineficiente.

Hoje em dia, porém, a situação já é diferente: por mais que ainda haja atitudes em todo o mundo que corroboram para o prejuízo do meio ambiente, como poluição, desmatamento e baixo volume de reciclagem em relação aos resíduos gerados, o assunto é mais conhecido.

A educação ambiental não é apenas um assunto interessante e que precisa ser mais difundido, ela é mais: realmente, é uma profissão que pode salvar o mundo, dada a sua importância para todos. É ela que pode garantir um bom futuro para os nossos filhos.

Entenda melhor como funcionam os estudos sobre meio ambiente, como eles podem ser aplicados no dia a dia e como se especializar ainda mais nesse assunto.

O Que é a Educação Ambiental?

Educação Ambiental

Básica e diretamente, a educação ambiental é uma lição para a vida. Conforme as eras foram passando, a tecnologia se desenvolveu mais e mais, seja no que tange aos processos industriais quanto à relação entre os seres humanos e os demais seres vivos.

Infelizmente, o homem passou a acreditar que ele era o centro de toda a vida, que é o conceito do antropocentrismo. Porém, isso não é verdade de forma alguma, já que o meio ambiente é vital para que tudo e todos vivam em harmonia.

É comum que o ser humano passe a pensar na natureza apenas quando acontecem desastres ambientais, como tsunamis e tempestades torrenciais, por exemplo. Mas, o ideal é que é não se espere que a situação chegue a esse ponto para se tomar as devidas providências.

Portanto, a educação ambiental visa conferir uma maior compreensão acerca desses assuntos, para que a humanidade dê a devida importância ao meio ambiente e aja em prol de sua preservação.

Qual é a Importância da Consciência Ambiental?

A importância da consciência ambiental é muito grande. Todo ser vivo faz parte do meio ambiente, desde uma árvore centenária com vários metros de altura até uma muda que foi plantada no jardim.

Porém, é justamente a falta dessa consciência que faz com que o homem tome várias atitudes indevidas no decorrer de sua existência, que no futuro também influenciarão a ele e a todos que estão à sua volta.

Um exemplo que pode ajudar a entender o conceito de educação ambiental é comparar a qualidade do ar de uma cidade rural com a de uma cidade urbana, não no que diz à sua avaliação através de equipamentos especiais, mas sim de acordo com aquilo que nós sentimos.

Quando alguém que mora na cidade vai para uma cidade no campo, logo nota que o ar está diferente, mais fresco e puro. A recíproca também é verdadeira: para quem vem de uma cidade rural para um centro urbano, o ar parece pesado e poluído.

É claro que a educação ambiental não consiste apenas em avaliar a qualidade do ar e preservar as árvores, mas esse é um exemplo prático e que todo mundo pode entender. Cada um dos aspectos que são englobados pelo meio ambiente são muito importantes.

Devo Aprender Mais Sobre Educação Ambiental?

Educação Ambiental e Sua Importância

Pode ser que você esteja interessado, mas ainda fique em dúvida quanto a aprender mais sobre o meio ambiente e se isso realmente fará diferença para o planeta, já que você é apenas um em meio a mais de 7,5 bilhões de habitantes.

Se você se interessa em ajudar o meio ambiente, então já tem o principal: o desejo de agir de uma maneira sustentável e saudável em relação ao ambiente. Por isso, deve procurar ampliar seus conhecimentos.

Isso te trará uma série de vantagens:

  • Maiores conhecimentos sobre a educação ambiental e de todos os assuntos que estão relacionados a ela;
  • Cumprimento de suas atitudes como um bom ser humano, que por sua vez poderá disseminar essas informações e experiências para outras pessoas;
  • Construção de uma imagem social mais respeitada, já que isso demonstra que você se preocupa com o planeta e com todas as pessoas;
  • Vantagens competitivas no âmbito profissional, já que é sabido que muitas empresas valorizam funcionários que encorajam a preservação do meio ambiente.

Quanto à dúvida citada anteriormente, que é o impacto de seus atos em prol da educação ambiental em meio a tantas pessoas que fazem o contrário, tenha certeza de que você fará a diferença. Além de fazer sua parte, também influenciará outros a fazer o mesmo.

Mesmo que esse impacto não seja diretamente notado nas pessoas que convivem com você, uma coisa é certa: você estará fazendo a sua parte, o que já é bastante. Se todos pensarem assim, então o mundo será um lugar muito melhor de se viver, e a natureza agradecerá.

O curso de educação ambiental é a melhor alternativa para que você possa aprender mais sobre esse assunto e saber como preservar o meio ambiente. Ao fazer isso, você também poderá ter a honra de ser uma das pessoas que ajudarão a salvar o planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *