Estudar Para Concurso Público, 07 Super Dicas Para Ser Aprovado

Postado por Admincursos | 12 de dezembro de 2017 | Deixe aqui seru comentário

Estudar Para Concurso Público, 07 Super Dicas Para Ser Aprovado

Se você está em um momento de preparação para os concursos públicos, conhecer dicas para aumentar suas chances de ser aprovado pode fazer toda a diferença

Ser aprovado em um concurso público é o sonho de milhares de brasileiros, que almejam estabilidade na carreira e também um bom salário. Porém, a trajetória até alcançar esse objetivo não é fácil.

Se você vai prestar concurso público, precisa saber quais são as melhores dicas para se preparar da melhor maneira. Afinal de contas, toda preparação é válida para poder conquistar esse sonho.

É claro que você não vai encontrar uma fórmula mágica de como passar em um concurso público, pois se fosse assim, todo mundo passava. Porém, conhecer técnicas para estudar para concurso público e maximizar o aprendizado pode colocar seu nome na lista.

Confira as melhores dicas e coloque todas elas em prática!

Dicas Infalíveis Para Estudar Para Concurso Público

Se você tiver determinação e persistência para seguir a essas dicas e souber de tudo o que fazer antes de uma prova importante como essa, com certeza poderá ter um resultado muito melhor na sua prova!

1 – Cuide do Seu Psicológico

Muitas vezes, quando se fala sobre a preparação para esses momentos, a única coisa que vem à mente é estudar para concurso público de dia e de noite, aos finais de semana e também no intervalo do trabalho.

É claro que se esforçar é essencial para alcançar aquilo que você quer, mas tome muito cuidado para não pirar: sua saúde psicológica e mental não pode ser afetada por isso.

Você vai enfrentar momentos de ansiedade, de preocupação e de dificuldade na hora de estudar, mas tudo tem o seu tempo. Afinal de contas, como diz aquele velho ditado, tudo o que é demais faz mal.

Portanto, faça a sua parte, mas também deixe o seu cérebro descansar e seu coração se divertir. Você não precisa ficar maluco para o concurso, pois assim acumulará uma tensão muito alta, o que não faz bem e pode te prejudicar na hora de fazer a prova.

2 – Leia o Edital

Essa é uma daquelas dicas tão óbvias que muitas vezes passam despercebidas. Mas, nunca é demais avisar: leia todo o edital.

Geralmente, esses documentos são bem grandes e podem ser até um pouco cansativos, mas isso faz parte. Ao ler o edital, você poderá saber exatamente como funcionará o concurso, quais serão os assuntos abordados, como funcionam as pontuações e muitas outras coisas.

Se você acha que não compensa perder seu tempo com isso e que é melhor pular direto para a parte de estudar para concurso público, saiba que é justamente no edital que você vai saber o que precisa, de fato, estudar. Então, jamais pule essa etapa.

3 – Planeje Sua Estratégia

Planeje Sua Estratégia

Cada prova tem as suas peculiaridades. Alguns deles contam com uma redação, outros contam com perguntas em outros idiomas. Alguns possuem um período maior para a realização da prova, outros já são mais corridos.

Por isso, além de estudar para concurso público e saber o que responder, você vai precisar saber como responder e o que virá primeiro.

Se você é uma pessoa que tem um pouco mais de dificuldade na redação, pode ser mais viável responder as perguntas primeiro. Senão, você vai perder muito tempo e não vai conseguir responder a todas as perguntas.

Além disso, alguns concursos descontam pontos pelas perguntas erradas. Então, pode ser mais sábio deixar em branco uma pergunta que você tem certeza que não sabe do que arriscar e acabar perdendo pontos que seriam garantidos.

Acredite: esse planejamento fará toda a diferença na sua prova.

4 – Foque Nos Conhecimentos Específicos

Quase todos os concursos contam com o que é chamado de conhecimentos específicos. Por exemplo, se você for fazer um concurso bancário, as questões de conhecimentos específicos serão relacionadas a esse assunto.

Geralmente, tais questões possuem um peso maior no critério de avaliação, chegando a valer 2 ou até 3 vezes mais do que outras perguntas. Por isso, se você pretende estudar para concurso público, o ideal é concentrar seus esforços nesses assuntos.

São realmente eles que farão a diferença na avaliação, já que são conhecimentos que a maioria das pessoas não possui, justamente por serem restritos a determinada área. Se empenhe nisso e colha excelentes resultados.

5 – Estude Também os Conhecimentos Básicos Para Concursos

Não importa qual seja o concurso que você irá prestar, é quase certeza que ele contará com perguntas de conhecimentos gerais, matemática e português, por exemplo. Então, além dos conhecimentos específicos, os conhecimentos básicos para concursos são essenciais.

Muitas pessoas investem todo o seu tempo para estudar assuntos específicos. É importante estudar sobre isso, mas o restante também é importante e não deve ser desprezado.

Então, saiba como dividir o seu tempo para estudar para concurso público. Isso pode te garantir aqueles 2 ou 3 pontos a mais na nota que te colocarão no cargo desejado.

6 – Masterize as Técnicas de Interpretação de Texto

Técnicas de Interpretação de Texto

Quem quer passar em um concurso público precisa saber como desenvolver uma boa interpretação de texto, já que serão páginas é mais páginas de textos e perguntas para ler durante a prova.

Por mais que você tenha se dedicado nos estudos, interpretar alguma coisa de maneira equivocada pode ser muito prejudicial. Já pensou que infelicidade errar 3 perguntas sobre o mesmo texto porque você o interpretou errado?

Então, se você quer se dar bem, se empenhe nos estudos de interpretação de texto. Assim, você conseguirá entender tudo da melhor maneira possível e poderá aplicar seus conhecimentos com eficiência.

7 – Não Desista

Infelizmente, nem sempre você conseguirá passar em um concurso de primeira. Muitas pessoas que se dedicam a isso fazem vários concursos, até mesmo dezenas, para que consigam ser aprovados.

Isso não é demérito algum, muito pelo contrário: insistir significa que você é persistente e determinado. É claro que você não vai ficar feliz se for reprovado, mas mantenha essa tristeza por pouco tempo.

Você pode passar por 5, 10 ou até mais concursos, mas quanto conseguir ser aprovado, vai perceber que todo o tempo investido em estudar para concurso público valeu (e muito) a pena.

Conquiste a Sua Vaga nos Concursos Públicos!

São muitos os pontos positivos dos concursos públicos, o que leva muitas pessoas a se interessarem por essa oportunidade de se manter estável e com um salário bacana. Por isso, você precisa estudar para concurso público.

Os cursos online 24 horas podem ser uma excelente alternativa, já que você pode estudar na hora que quiser e puder, além de escolher o assunto do estudo, de acordo com o concurso que irá prestar.

Os cursos de direito administrativo e de assistente pessoal, por exemplo, são ótimos para quem quiser seguir nesses áreas. Os conteúdos aprendidos podem ajudar a assimilar melhor o assunto e ter um desempenho melhor.

O curso de escrita e redação, por sua vez, é excelente para todos que precisam fazer uma redação para serem aprovados no concurso. Assim, poderão articular melhor suas ideias e ter uma nota melhor.

Seja qual for sua escolha, estudar para concurso público é imprescindível. Você terá que se esforçar muito, mas depois poderá recuperar todos os finais de semana investidos, com bastante tranquilidade e conforto, assim como você tanto sonhou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *