Saiba Sobre a Importância do Alfabetismo Visual e Como Interpretar!

Postado por Admincursos | 27 de fevereiro de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Saiba Sobre a Importância do Alfabetismo Visual e Como Interpretar!

Palavras não são a única forma de se comunicar. As imagens dizem muito, e você deve saber como interpretá-las

Há tempos que a alfabetização já não é a única forma de interpretar o mundo. Hoje, além do abecedário, já falamos também no alfabetismo visual, que amplia o olhar do ser humano para além daquilo que vê.

Devido a um contexto histórico, cultural e social, atualmente a sociedade valoriza mais as imagens do que as palavras. Instagram e YouTube exemplificam muito bem a profusão de imagens com as quais somos bombardeados, deixando de lado as notícias dos jornais, por exemplo.

É preciso lembrar que, por trás de toda forma de linguagem, inclusive a visual, existe uma mensagem a ser passada, e um dos grandes problemas é a dificuldade de compreensão que temos para captar a mensagem daquilo a que somos expostos.

Pode parecer um problema sem relevância, mas, se você pensar bem, não é. No dia a dia, o ser humano usa o alfabetismo visual para identificar se alguém está feliz ou triste, decidir se o carro pode ou não cruzar o sinal. E esses são só alguns exemplos.

Para estabelecer significados adequados aos elementos visuais, o papel do professor é muito importante. Além disso, as convenções sociais e as suas vivências contam muito.

Saiba como é possível aprender a educar o olhar e melhorar a sua compreensão de mundo:

Estude história

Imagens existem desde a pré-história.  Conhecer um pouco dessa disciplina é essencial para entender que os elementos visuais são carregados de significados que permanecem ao longo do tempo e também entender as imagens em seu contexto de criação.

Por exemplo, você sabia que o círculo é uma representação do infinito? E que flores são uma forma simbólica de representar a feminilidade? Ou que o famoso quadro O Casal Arnolfini retrata um casamento, que, naquela época, era bem diferente do que é hoje?

Entenda mais sobre o Alfabetismo Visual e sua importância!

Fique informado

Novos elementos visuais são criados o tempo todo. Se você acompanhar as notícias sobre atualidades do universo político, cultural, científico e muitos outros, você vai perceber que as imagens traduzem graficamente os movimentos mais recentes.

Hoje em dia, por exemplo, usamos os rostinhos com expressões (os famosos emojis) nas mensagens de texto. Já o Pixuleco, grande boneco inflável com caricaturas de políticos, virou sinônimo de protesto contra a corrupção no Brasil.

Saiba o significado das cores

As cores fazem com que os seres humanos estabeleçam associações afetivas e materiais. Dependendo da forma como são usadas e dos demais elementos representados, elas podem intensificar, amenizar ou tirar do óbvio o significado de uma peça.

Confira o significado mais populares de algumas tonalidades para aprimorar o seu alfabetismo visual:

– Branco: paz, inocência, clareza, neve, casamento.

– Preto: tristeza, medo, noite, sujeira, morte.

– Cinza: seriedade, tédio, melancolia, chuva, tecnologia.

– Vermelho: amor, urgência, raiva, coração, maçã.

– Amarelo: sol, luz, verão, alerta, alegria.

– Azul: céu, frio, água, confiança, inteligência.

– Verde: natureza, saúde, equilíbrio, esperança, tranquilidade

Repare nas imagens e nas cores para aprender melhor sobre a alfabetização visual.

Repare nas imagens

Para compreender o significado, não basta olhar para as imagens. É essencial analisar atentamente os elementos visuais e textuais, o local onde a imagem está contida, quem é o autor e muitos outros detalhes.

Cada elemento ajuda a construir a mensagem que a imagem quer passar. Logo, quanto mais informações você conseguir extrair, maiores são as chances de você acertar na compreensão da mensagem. Se você deseja trabalhar com algo do tipo, irá te auxiliar bastante. Inclusive, se estiver em dúvida saiba como escolher a profissão.

Fique atento ao público-alvo

Cada imagem pretende impactar um determinado público. Portanto, reflita sobre quem é o interlocutor adequado para aquela imagem. Se você não entender a mensagem, pode ser que você não seja o público-alvo daquela imagem.

Por exemplo, um par de óculos de aros redondos e um raio é destinado a um fã da saga Harry Potter. Se você não tiver lido os livros ou assistido aos filmes, provavelmente você terá dificuldade de ter essa referência e, consequentemente, entender do que se trata.

Faça um curso de alfabetização

Os elementos textuais também são muito importantes para se compreender as mensagens dos elementos gráficos. Por isso, um curso de alfabetização online pode ajudar a extrair significados.

Com o curso, você poderá sanar eventuais dificuldades de aprendizagem do seu processo de alfabetização. Inclusive, descubra como identificar um transtorno de aprendizagem. Aprender a se concentrar a na hora de fazer a interpretação, ajudar outras pessoas a identificarem significados e muito mais. Experimente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *