Conheça os Diversos Benefícios da Educação Inclusiva!

Postado por Admincursos | 18 de fevereiro de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Conheça os Diversos Benefícios da Educação Inclusiva!

Ela não está associada apenas às pessoas com necessidades educacionais especiais; é para todos

A educação inclusiva é, nada mais, nada menos, do que educação para todos. Ela é uma realidade que deveria ser acessível a todos os estudantes, pois traz benefícios não apenas para si mesmo, mas também para toda a sociedade.

Antes, esse conceito estava relacionado apenas ao acesso de alunos com necessidades especiais nas escolas, como crianças cegas, com mobilidade reduzida e portadoras de Síndrome de Down, por exemplo. Felizmente, hoje ele é muito mais amplo.

A inclusão está relacionada à valorização das diferenças. Dessa forma, uma educação inclusiva leva em consideração toda a trajetória individual do aluno, relacionada a condições físicas, sociais, emocionais, intelectuais e assim por diante em cada fase da vida.

A partir de uma avaliação cognitiva, sensorial, comportamental, física, motor e escolar de cada aluno, é possível traçar plano pedagógico individualizado, que vai respeitar as limitações e dificuldades e, ao mesmo tempo, valoriza as capacidades e potencialidades de cada estudante.

É o oposto do que acontece nas escolas tradicionais e padronizadas, onde os estudantes ficam dispostos em carteiras enfileiradas, sentados por horas para realizar atividades iguais com o objetivo de fixar o mesmo conteúdo de forma satisfatória.

Uma educação que considera as múltiplas formas de ser um aluno permite que o ensino seja voltado para a promoção de atitudes cidadãs, pelo fim dos preconceitos e pela valorização da democracia.

Confira os benefícios e os desafios da educação inclusiva!

Benefícios para os alunos

A inclusão está associada a efeitos positivos sobre os resultados acadêmicos dos alunos, já que o principal foco é nas habilidades com as quais eles possuem mais afinidade. Assim, o ato de estudar é muito mais prazeroso, incentivando os alunos a aperfeiçoarem suas habilidades e competências.

O aluno tem mais contato com o que é diferente, seja com as habilidades, a aparência e as dificuldades dos colegas. Isso proporciona uma redução do medo das diferenças humanas e o aumento da consciência sobre esses temas, sendo um legado para o futuro.

O estudante passa a ter um espírito de cooperação muito mais desenvolvido, uma vez que toda a sala persegue um objetivo comum no dia a dia.

As crianças ficam muitos mais sociáveis, receptivas e comunicativas em suas relações sociais devido às experiências inclusivas vivenciadas na sala de aula com os colegas, que são transportadas ao mundo real. Para melhorar a educação das crianças é essencial entender também sobre a Psicologia Infantil.

Os alunos encaram menos situações como provocações, insultos, brigas, rejeição e bullying. A autoestima, a autoconfiança e a sensação de pertencimento também aumentam, já que o aluno está exposto a diferenças com as quais é capaz de lidar.  

-Além disso, na vida adulta, uma escola inclusiva impactará positivamente nas oportunidades de ingresso ao ensino universitários e ao mercado de trabalho. Ela também formará alunos melhor preparados para a vida adulta em uma sociedade diversa, já que tiveram a educação em salas de aula diversificadas.

Saiba quais são os benefícios para os alunos!

A sociedade também se beneficia

Batalhar pela educação inclusiva deve ser um dever de todos, pois ela permite os seguintes benefícios que impactam de forma positiva em toda a sociedade:

– Forma-se uma rede de apoio entre professores, gestores, pais e profissionais da saúde para a criação de um ambiente inclusivo para os alunos estudarem e se desenvolverem como alunos e cidadãos.

– A participação da família na educação das crianças aumenta, o que traz resultados positivos para o desempenho escolar e também para a vida dos estudantes em longo prazo.

– O ensino inclusivo exige profissionais preparados para garantir que os programas beneficiem a todos os alunos, o que gera uma nova demanda para a formação de professores com mais qualidade.

– Os estudantes que passaram por uma educação mais inclusiva se tornam profissionais muito mais competentes para suprir as demandas da sociedade pois têm o pleno domínio de suas capacidades.

– Os preconceitos podem ser reduzidos, pois os alunos estarão totalmente preparados para lidar com as diferenças de uma forma empática e positiva ao invés de ficarem na defensiva ou propagarem o ódio.

Ainda temos desafios

Apesar de trazer tantos benefícios, a existência de uma educação inclusiva ainda é pouco fomentada no Brasil.

Ainda faltam metas nas políticas públicas educacionais que estimulem amplamente o ensino inclusivo; a formação de educadores tradicional não é adequada para suprir essa nova demanda; não existem escolas de referência que possam replicar seu sucesso e faltam informações até mesmo para as famílias.

Além disso, especificamente sobre os alunos com necessidades educacionais especiais, muitos ainda são segregados ou excluídos das escolas devido a falta de acessibilidade, de materiais e de professores de apoio, por exemplo.

Se você acredita na educação para todos por meio da inclusão, faça ela acontecer. O primeiro passo pode ser um Curso Online de Educação Infantil, educação especial ou de transtorno de aprendizagem. O mais importante é colocar seu aprendizado em prática e lutar pela educação!

O que você achou sobre os benefícios da Educação Inclusiva? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *