Saiba Como Ter Disciplina Para Estudar EAD!

Postado por Admincursos | 23 de fevereiro de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Saiba Como Ter Disciplina Para Estudar EAD!

Fazer cursos de educação a distância pode ser a solução ideal para quem está sem tempo ou com a grana curta, mas é preciso ter bastante organização e disciplina para estudar em casa

Atualmente, os cursos de educação a distância (EAD) têm sido uma ferramenta muito utilizada por quem quer aprender algo novo, fazer cursos de extensão ou até mesmo fazer uma faculdade online.

Por não serem presenciais, economizam o tempo que a pessoa levaria no caminho até uma instituição de ensino, além de serem mais em conta pelo fato de a maior parte do conteúdo ser digital.

Porém, este modelo de ensino, que pode ter pelo menos 70% do conteúdo desenvolvido por meio de atividades que não exigem a presença de um aluno ou de um professor na sala de aula, pode ser desafiador para muitas pessoas.

Assim como um curso regular, uma faculdade online também exige comprometimento, atenção e dedicação – afinal, não é porque não há um professor ou uma turma que não será necessário se dedicar aos estudos. Confira dicas para ter disciplina ao realizar um curso a distância e aproveite ao máximo seus estudos!

Conheça bem o seu curso

Antes de se matricular em qualquer curso, seja ele online ou não, é fundamental saber o que será estudado.

Ao escolher um curso de ensino a distância, analise com atenção a grade curricular, veja quanto tempo de aula cada matéria terá, quem são os professores, entre outros critérios. Desta maneira, você terá maior visibilidade do conteúdo a ser estudado, além de saber a quem recorrer em caso de dúvidas.

Crie uma rotina de estudos e dê prioridade a ela

Crie uma rotina de estudos e dê prioridade a ela

Entenda como a sua nova faculdade online irá se encaixar no seu dia a dia e lembre-se sempre: este curso é importante para você e para seu desenvolvimento pessoal, por isso, deve ser uma de suas prioridades. Entenda mais sobre o EAD e porque esse método é tão importante.

Ao contrário de um curso regular, um curso de educação a distância não tem chamada em sala de aula, nem horário definido para a aula começar. Por isso, é essencial que você defina uma frequência de estudos que se encaixe à sua rotina.

Se você estudar no primeiro dia, mas não se lembrar do curso pela próxima semana, os resultados podem ser menos satisfatórios do que você esperava. Você conhece o curso de coaching?

Reserve horários em sua semana para estudar

Se a sua rotina permitir que você faça seu curso de educação a distância diariamente, aproveite esta oportunidade! Mesmo sem poder se dedicar todos os dias aos estudos, ainda assim é possível fazer um curso EAD.

Para compreender bem as matérias e fixá-las em sua mente, é preciso criar uma frequência de estudos. Estabeleça horários e seja firme no momento de cumpri-los. Por exemplo, se você pode estudar entre 20h e 22h das segundas, quartas e sextas, se esforce para seguir essa agenda à risca.

Além disso, evite interrupções durante o horário de estudos – se você estivesse em uma sala de aula, teria a atenção 100% voltada ao conteúdo passado pelo professor, então tente recriar esse momento.

Tenha um bom ambiente para estudar

Ter um ambiente dedicado aos estudos é excelente para ajudar você a manter o foco, evitando distrações externas que possam comprometer o seu rendimento. Talvez fazer as tarefas no sofá, com a televisão ligada, não seja uma das ideias mais produtivas para você.

Escolha um lugar confortável na sua casa que tenha bom sinal de internet, para garantir que as transmissões em vídeo não sejam comprometidas, que seja silencioso e organizado. Mantenha todos os cadernos e materiais do seu curso neste local e seja firme com os horários e dias estabelecidos por você para se dedicar aos estudos.

Veja 11 motivos para estudar no site do Cursos 24 Horas!

Entenda sobre como ter disciplina para estudar EAD!

Tenha um bom equipamento

Para aproveitar ao máximo um curso de educação a distância, é importante ter alguns equipamentos básicos. Garanta que a sua internet tem velocidade necessária para transmitir os vídeos das aulas.

Além disso, você pode precisar de uma webcam, para participar das aulas em grupo, e uma impressora, para imprimir possíveis materiais e tarefas. Também é importante que seu computador tenha as configurações necessárias para suportar as atividades que você deverá fazer.

Não deixe para a última hora

Fazer um curso online exige tanta dedicação e comprometimento quanto um curso presencial.

Uma das pegadinhas mais comuns dos estudantes de ensino a distância é a procrastinação: como é o aluno quem faz sua própria agenda, muitos deixam as atividades para a última hora e depois se veem em uma situação complicada com relação à qualidade de suas entregas.

Programe-se para dedicar alguns momentos de estudo ao longo dos dias ao invés de deixar tudo para o fim da semana. Muitas horas seguidas de estudo podem ser cansativas e desgastantes.

Além disso, imprevistos podem ocorrer e todas as tarefas e as atividades podem correr o risco de não serem entregues, afetando negativamente seus resultados e seu rendimento no curso.

Portanto, saiba lidar com os imprevistos. Veja também como escolher a profissão.

Participe das aulas

É importante participar das discussões que ocorrem durante o seu curso de ensino a distância – estão são as oportunidades que você terá para esclarecer dúvidas e trocar ideias com os outros alunos. Lembre-se que este compartilhamento é muito importante para o seu desenvolvimento.

Além disso, alguns cursos online também contam com aulas presenciais – é importante estar presente nesses momentos também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *