Amor ou Ganhar Dinheiro? Saiba O Que Levar em Conta Para Definir a Profissão!

Postado por Admincursos | 15 de fevereiro de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Amor ou Ganhar Dinheiro? Saiba O Que Levar em Conta Para Definir a Profissão!

Veja dicas sobre como escolher a melhor área de atuação para o seu futuro

Escolher uma profissão não é tarefa fácil e a dúvida que sempre fica na cabeça dos estudantes é: fazer aquilo que eu gosto ou fazer o que dá dinheiro?

Para responder essa pergunta essencial e chegar a uma decisão, é necessário se questionar e trabalhar o autoconhecimento. Confira nossas dicas que te ajudarão a escolher sua profissão!

 

  • Identifique o que você gosta

 

Quais as matérias que sempre se identificou na escola? Matemática, português, ciências? Os professores sempre te elogiaram em alguma dessas aulas? Quais as profissões relacionadas a essas matérias?

Se questione para entender o que mais gosta e se isso te fará feliz ao longo dos anos em que atuará no mercado de trabalho.

 

  • Leia sobre as profissões

 

Selecione as profissões que está em dúvida e pesquise sobre o assunto. Veja o salário, as áreas de atuação, empresas que contratam, competências necessárias, cursos, universidades, avaliações e faça um comparativo.

Anotar todas essas informações pode te ajudar a visualizar as áreas que está considerando para o seu futuro.

Descubra como você pode fazer um currículo perfeito!

 

  • Converse com quem já está na área

 

Às vezes alguém próximo a você está na profissão que pensa em seguir. Converse com essa pessoa e tire todas as suas dúvidas. Nessa etapa é interessante que você já tenha pesquisado sobre o assunto, pois a conversa será mais proveitosa.

Pergunte sobre a projeção de crescimento da área, como é o dia a dia, a concorrência do setor, quantidade de vagas, campo de trabalho e outras informações que acha importante para tomar sua decisão.

 

  • Veja a possibilidade de passar um dia no mercado de trabalho

 

Algumas empresas deixam as portas abertas para que estudantes visitem e passem o dia para acompanhar a rotina de uma profissão. Essa é uma boa opção para você visualizar como as coisas funcionam na prática.

Veja a possibilidade de passar um dia no mercado de trabalho

 

  • Saiba diferenciar hobbie de profissão

 

Muitas vezes podemos achar que o amamos é a nossa profissão, mas às vezes isso é apenas um hobbie e não algo para trabalhar todos os dias.

Para identificar isso, basta refletir se o que está fazendo visa ou não o lucro. Porém, nada impede que você junte os dois no seu dia a dia.

 

  • Reflita sobre a situação financeira

 

Você pode ganhar dinheiro com diversas profissões, entretanto, algumas demandam mais tempo e mais trabalho do que outras.

Em alguns casos é necessário que você tenha uma reserva financeira para bancar seus primeiros anos de estudo ou na profissão.

 

  • Cuidado com a opinião das pessoas próximas

 

Muitas vezes a opinião dos familiares e dos amigos pode influenciar na sua escolha, mas você deve focar apenas em você e no que é melhor para o seu futuro.

Muitos pais forçam os filhos a seguir  profissões que não são agradáveis a ele, o que pode resultar em frustração e infelicidade. Apesar da opinião dos pais ser um fator importante, coloque-se em primeiro lugar.

 

  • Coaching profissional

 

Existem coachings especializados na terapia para a escolha de um caminho profissional. As sessões irão trabalhar seu autoconhecimento e ao final você pode ter uma lista com as profissões mais indicadas para você. Entenda melhor sobre o curso de Coaching e como ele poderá transformar a sua vida profissional.

Saiba porque as chances de ser feliz fazendo o que ama são bem maiores

 

  • O importante é ser feliz

 

As chances de ser feliz fazendo o que ama são bem maiores. Porém, não acredite na frase “faça o que ama e não irá trabalhar um dia da sua vida”, pois qualquer profissão exige muito trabalho duro e esforço. Confira também sobre a Educação Ambiental, veja a profissão que vai salvar o mundo.

Mas, pense que se fizer o que ama, sua rotina será mais agradável e você não ficará se questionando “e se eu tivesse feito”.

 

  • Não tem problema mudar de ideia

 

Se você começar um curso e achar que não é isso o que deseja para a sua vida, não tem problema se mudar de ideia e ir atrás de outras profissões. Não se culpe e ache o que te deixará mais realizado e bem sucedido.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *