Como ir Bem Em Uma Entrevista De Emprego – Dicas Infalíveis

Postado por Admincursos | 27 de março de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Como ir Bem Em Uma Entrevista De Emprego – Dicas Infalíveis

O mercado de trabalho está se reaquecendo e, para conquistar uma boa oportunidade, é preciso se destacar na entrevista

Depois de enviar muitos currículos, você finalmente foi selecionado para uma conversa com o recrutamento. Parabéns! Agora é a hora de saber como ir bem em uma entrevista de emprego para se recolocar profissionalmente ou para sair do desemprego.

Com a melhora da economia, as empresas estão voltando a contratar. Esse ano promete ser repleto de oportunidades e, quem está em busca de um novo emprego pode ser chamado para realizar uma série de entrevistas.

O seu desempenho durante a conversa com o responsável é tão importante para conseguir ou não a vaga como a sua experiência ou o seu currículo profissional.

Talvez seja por esse motivo que muita gente fica nervoso quando precisa comparecer a uma entrevista, porém, uma das formas de como ir bem em uma entrevista de emprego é, justamente, mantendo a calma!

Confira outras dicas infalíveis para se sair bem nesse momento e, quem sabe, sair da entrevista com um emprego novo:

Prepare-se

A entrevista é uma espécie de “prova”, portanto, você deve se preparar, em todos os aspectos, para que o seu resultado seja satisfatório.

Antes de mais nada, você deve pesquisar sobre a empresa contratante. Qual é o setor de atuação? Há quanto tempo a empresa existe? Qual é o tamanho? Quais são os desafios do negócio? Se você conhecer um amigo que trabalhe no local, não deixe de conversar com ele!

Conheça também a cultura e os valores da organização. Essa é uma boa forma de ajudar você a adequar sua apresentação pessoal no dia marcado, comparecendo ao local conforme o dress code pede.

Lembre-se que, hoje em dia, uma das ferramentas usadas para avaliar um candidato são as redes sociais. Mantenha públicos apenas os posts que não comprometem a sua imagem profissional.

Prepare-se também para chegar na hora da entrevista! Se você não conhece o caminho, saia bem adiantado e, mesmo se já sabe onde será realizada a entrevista, não deixe para sair no último minuto, pois imprevistos podem acontecer. A pontualidade é muito bem avaliada pelo recrutador.

Fale sobre você

Você não precisa mentir ou aumentar uma história. Além de ser muito arriscado, pois o recrutador pode flagrar o deslize, você poderá ter problemas se for aceito no cargo. Saber como expressar os seus pontos negativos na entrevista de emprego também é um fator muito importante. 

O recrutador está interessado em ouvir o que você tem para dizer. Sendo assim, não seja tímido nem modesto: esse é o momento de ressaltar seus pontos fortes, seus resultados e suas ambições.

Conquistas e realizações em empregos anteriores deve ser o foco do seu discurso. Exponha também suas melhores características e habilidades associadas àquela vaga. Comprove tudo com exemplos reais.

Fatos da sua vida pessoal são secundários, portanto, só aborde esse assunto se o recrutador perguntar ou se eles tiverem relação com as habilidades necessárias para a vaga.

Use a linguagem corporal a seu favor

Os recrutadores são treinados para interpretar os sinais da sua postura corporal, portanto, ela também vai influenciar a decisão do profissional.

A forma como você cumprimenta, se senta na cadeira e concentra seu olhar precisam ser bem pensadas de maneira a transmitir confiança e segurança para a pessoa que está realizando a entrevista.

Por isso, procure sorrir levemente durante o aperto de mãos e deixe a sua mão por cima; mantenha a coluna ereta; faça contato visual enquanto fala e gesticule, mas sem exagerar nos movimentos.

Lembre-se de evitar os maus hábitos, como roer as unhas, movimentar impacientemente as pernas, cruzar os braços e se afundar na cadeira.

Saiba responder perguntas difíceis

Quais são seus principais defeitos? Por qual motivo devo te contratar? Que nome você daria para um livro sobre sua vida? O que você pensa sobre…? Essas são só algumas das perguntas que podem deixar você sem palavras durante a entrevista.

Como se sair bem em uma entrevista de emprego tem muito a ver com a forma como você irá respondê-las. Ser reticente, não saber o que dizer ou simplesmente ignorar a questão não são atitudes que vão ajudar você a conseguir a vaga.

Entretanto, não há uma forma certa de responder a cada uma delas. As recomendações gerais são: evitar falar algo negativo, sempre ser honesto, tente fugir dos clichês e ser você mesmo nas respostas. Separamos uma lista com as cinco perguntas mais frequentes na hora da entrevista de emprego.

Faça perguntas

O recrutador também espera que você faça perguntas. Isso demonstra seu interesse, suas prioridades e sua inteligência.

Faça perguntas que mostrem que você pesquisou sobre a empresa e pela vaga em aberto, mas tenha o cuidado de não interromper ou disputar espaço com o entrevistador, pois isso faz com que você pareça arrogante.

Não deixe fazer perguntas que impactem na sua decisão de continuar ou não no processo seletivo. Entenda qual é a carga horária, quais serão as suas atribuições, qual é o salário, se há ou não benefícios, quando o recrutador tomará uma decisão e assim por diante.

Concentre-se

É interessante para toda sua vida profissional evoluir as características que podem te prejudicar no futuro, aprender a falar em público é um ponto essencial para essa jornada. 

Para que você se saia bem, é preciso estar 100% focado na entrevista. Quando você se concentra, você é capaz de compreender melhor o contexto da conversa, preparar respostas mais inteligentes e demonstrar interesse pela oportunidade.

A concentração é ainda mais importante quando você precisa realizar um teste de inglês, uma dinâmica em grupo ou uma apresentação, por exemplo. 

Se você precisar, antes de iniciar a entrevista, faça alguns exercícios de respiração, leia um livro ou tome um café para que, dentro da sala com o recrutador, você esteja tranquilo e pronto para e conquistar a vaga.

Você tem mais alguma dica que gostaria de compartilhar? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *