Entenda A Importância do Sono Para Futuros Líderes!

Postado por Admincursos | 19 de março de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Entenda A Importância do Sono Para Futuros Líderes!

A correria por mais aprendizado e mais trabalho pode fazer com que atuais e futuros líderes se esqueçam de uma das coisas mais sumárias da vida: o sono

Atualmente, o brasileiro está em uma fase empreendedora, ou seja, de deixar de lado a história de ser funcionário de outras pessoas para que assuma seus próprios negócios. Isso não é um palpite, e sim uma constatação.

De acordo com o GEM (Global Entrepreneurship Monitor) 2016/2017, relatório global que avalia o perfil do empreendedorismo em diferentes países, 27,7% da população economicamente ativa brasileira tem intenção de empreender.

Resumidamente, mais de 1 a cada 4 brasileiros desejam empreender, o que é excelente para a economia do país e mostra que o perfil do brasileiro não é o de alguém que está acomodado, mas sim que está disposto a mudanças.

Porém, nessa busca desenfreada por empreender, liderar e inovar, muitas vezes não sobra muito tempo para as atividades do dia a dia. Afinal, são tantos cursos, certificações, aulas, provas e trabalhos que o cotidiano fica cada vez mais corrido.

Nisso, até o sono é colocado em segundo plano, mas tomar essa decisão não é saudável para o corpo e nem para a mente, já que pode ter implicações sérias no futuro próximo e também no distante.

Entenda melhor qual é a importância do sono e por que você não deve abrir mão dele de jeito nenhum, por mais atarefado que esteja em seu dia a dia.

Qual é a Importância do Sono Para um Empreendedor?

O sono é fundamental, não apenas para empreendedores, mas sim para todas as pessoas, não importa qual seja sua idade.

Tanto isso é verdade que o dia 16 de Abril é conhecido como o Dia Mundial do Sono, cuja finalidade é a de alertar a todas as pessoas de que é fundamental separar um tempo para deixar o corpo e a mente descansarem.

De acordo com o periódico norte-americano Sleep Health: Journal of the National Sleep Foundation, pessoas de 18 a 64 anos de idade devem dormir de 7 a 9 horas por dia. Porém, muitos passam bem longe disso.

É comum encontrar pessoas que dormem 6 horas por dia ou até menos, devido a compromissos como trabalho, faculdade, família e o planejamento para se tornar um empreendedor, o que certamente não é saudável.

isso não quer dizer que tais pessoas não enxerguem a importância do sono, mas sim que elas deixam de ter tempo para isso, o que pode se tornar um costume com o passar do tempo, até chegar a fase em que elas acham isso quase normal.

A pressão psicológica de conciliar vida pessoal com o trabalho faz com que elas abram mão de uma necessidade fundamental do corpo, assim como se alimentar, beber água e respeitar as necessidades fisiológicas.

Se você identificou isso como realidade na sua vida, é preciso mudar imediatamente. Pode parecer brincadeira ou simplesmente necessidade de descansar, mas as implicações da falta de sono podem ser irreversíveis.

Saiba sobre a importância do sono para bons profissionais!

Deixar de Dormir é Perigoso?

Sim! Não apenas a pessoa se sentirá mais cansada e desanimada durante seu dia, como suas funções vitais podem ser prejudicadas permanentemente.

Deixar de dormir pode fazer com que você provoque acidentes pela falta de atenção, prejudicar a capacidade de aprendizagem, pode levar a doenças e problemas no coração, prejudicar a vida sexual e aumentar as chances de depressão.

Tem mais: a pele apresenta sinais de envelhecimento mais rápido, prejudica a memorização, faz com que a pessoa possa ganhar mais peso e até mesmo que deixe de perceber a importância do sono, o que é muito grave.

Então, não é apenas para evitar olheiras e aquela preguiça normal de se sentir durante a manhã: a falta de sono realmente pode ser prejudicial, o que tende a piorar com o passar do tempo.

Por isso, um dos pontos em que você pode estar errando na sua liderança é na falta de sono. Ficar acordado, planejar e executar é essencial, mas se o cérebro e o corpo não descansarem, seu funcionamento fica prejudicado e você sentirá as consequências.

Não Tenho Tempo Para Dormir, E Agora?

Com todo o esforço e a determinação que são empregados na sua nova carreira, pode ser que você simplesmente se veja em um beco sem saída: não há mais tempo para dormir devido aos compromissos do dia a dia!

Nesse caso, é fundamental parar, sentar um pouco e organizar a sua rotina. Afinal de contas, você é um humano, e não uma máquina (e mesmo as máquinas podem deixar de funcionar adequadamente se ficarem ligadas sem parar!).

O ideal é distribuir as atividades durante sua semana. Não adianta querer fazer aulas de inglês, curso de empreendedorismo, academia, trabalhar, ir para a faculdade e ainda querer maratonar aquela série.

Para jamais deixar a importância do sono de lado, você precisa colocar em seu calendário que precisa de, no mínimo, 7 horas de sono por dia. Disso você nunca deve abrir mão, seja qual for a situação.

É claro que existem exceções, como naqueles dias em que é preciso resolver uma emergência e não é possível concluir as horas de sono, o que é compreensível, mas lembre-se: exceção não é regra.

Entenda mais sobre a importância do sono para líderes!

Todas essas atividades que vêm sendo desempenhadas podem perder a sua validade se você não descansar. Quando o cérebro está cansado, ele não consegue armazenar as informações adequadamente, ou seja, esforço perdido.

Quando você considera a devida importância do sono, já é diferente: o cérebro e o corpo terão tido tempo para descansar, e você poderá dar o seu máximo no dia a dia, além de absorver muito mais conhecimento.

Esse, inclusive, é um dos principais motivos pelos quais muitas pessoas desejam ter seu próprio negócio: rotinas mais flexíveis. Porém, na escada que leva até esse objetivo, você não deve relegar o seu sono.

Portanto, não deixe de buscar o sucesso em sua vida profissional, já que isso é algo louvável. Confira 7 dicas para o seu crescimento profissional e entenda melhor sobre o assunto. A coragem e a determinação empregadas no processo farão toda a diferença em sua vida e trarão uma sensação deliciosa de dever cumprido.

Faça os esforços que forem necessários, invista em um curso de liderança online e batalhe bastante pelo seu objetivo. Porém, mesmo assim, sempre se lembre da importância do sono e deixe seu corpo e sua mente descansarem. Afinal, eles merecem.

Você costuma dormir bem? Está tendo dificuldades? Deixe nos comentários qual é a sua experiência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *