Confira 05 Hábitos De Sono Para Evitar Problemas Para Dormir

Postado por Admincursos | 29 de março de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Confira 05 Hábitos De Sono Para Evitar Problemas Para Dormir

Ter uma noite de sono ruim é um dos piores problemas que podem acontecer com qualquer pessoa, mas alguns hábitos simples podem mudar essa história

O sono é fundamental para todas as pessoas, não importa qual seja a sua idade, gênero ou ocupação. Por isso, depois de um dia muito cansativo e estressante, todo mundo deseja deitar em sua cama e dormir tranquilamente, para relaxar e recarregar as energias.

Porém, infelizmente, não é sempre que isso acontece. Às vezes, por mais que a pessoa se esforce, é difícil desligar a mente e conseguir ficar tranquilo para dormir, isso quando o sono chega. Algumas, inclusive, não conseguem nem mesmo fechar os olhos.

Certos hábitos e costumes podem atrapalhar bastante na hora de dormir, e muita gente não sabe disso. Então, quando não conseguem descansar, podem imaginar que os culpados são outros fatores que nada tem a ver com o problema.

Confira agora os hábitos mais saudáveis que podem evitar problemas para dormir e garantir que você descanse muito bem, para ter a energia totalmente revigorada na hora de acordar!

Como Evitar Problemas Para Dormir

Diferente do que você pode imaginar, não será necessário realizar nenhum tipo de ritual muito complicado ou passo a passo demorado. Apenas alguns minutos e pequenos cuidados no dia a dia já serão suficientes para ter uma excelente noite de sono!

1 – Evite Usar Dispositivos Eletrônicos

Toda a pressão psicológica que está presente na vida de uma pessoa responsável faz com que ela praticamente não possa deixar seu celular de lado. Afinal de contas, ele não é apenas usado para comunicação, mas sim como uma ferramenta de trabalho. Veja mais algumas dicas sobre como conciliar a sua vida pessoal com o trabalho

Por isso, é comum que nós fiquemos com o celular em mãos na hora de dormir, seja para se atualizar sobre as últimas notícias, responder aqueles e-mails importantes ou organizar a agenda da semana. Porém, isso pode ser prejudicial.

A luz que é emitida pelas telas de celulares, notebooks e tablets mantém os neurotransmissores acordados, ou seja, o cérebro não entra no estado de descanso necessário. Então, resumidamente, você demora mais para dormir.

A recomendação é que você pare de usar esses dispositivos pelo menos uma hora antes de dormir. Assim, os problemas para dormir diminuirão drasticamente e será possível pegar no sono mais rapidamente.

2 – Deixe um Bloco de Notas ao Lado da Cama

É bem provável que você tenha achado essa dica um tanto quanto estranha, mas fique tranquilo, pois além de entender, você também concordará.

Com tantas coisas para fazer durante o dia, a cabeça fica a mil na hora de dormir. São novos clientes, vários projetos, contratos, pessoas, atividades, família, amigos… Tudo isso também impede que sua mente descanse.

Não é nem por mal que isso acontece, muito pelo contrário: a mente continua em movimento para que você não se esqueça do que precisa fazer, mas ficar ligado 24 horas por dia . Por isso, a solução é anotar e deixar os problemas para dormir de lado!

Quase sempre, na hora de dormir, você terá muitos pensamentos que não te deixam desligar. Então, anote todos eles em um bloquinho e pegue a folha no dia seguinte. Assim, você não se esquece e deixa o cérebro descansar o quanto ele merece.

3 – Mantenha Uma Rotina Saudável

O objetivo aqui não é o emagrecimento, mas realizar atividades físicas constantemente e seguir a uma dieta equilibrada é ótimo para a saúde do seu sono e também do seu corpo.

Alimentos saudáveis apresentam uma digestão mais fácil, ou seja, seu estômago conseguirá realizar o processo mais rapidamente e com menos esforço.

Quanto aos exercícios, sua realização libera dois hormônios, que são a serotonina e a dopamina, que por sinal são os mesmos neurotransmissores necessários para regular o ciclo circadiano, período de 24 horas que regula o ciclo biológico.

Além disso, o cansaço proporcionado pelos exercícios faz com que o corpo e a mente estejam naturalmente cansados, o que te faz pegar no sono mais rapidamente. Essa é uma forma super saudável de se evitar os problemas para dormir.

4 – Desperte Com a Claridade

Tão importante quanto começar a dormir e fazer com que o seu organismo perceba isso é a hora de acordar. Quando chega essa etapa, então já é preciso retomar o pleno funcionamento do corpo e da mente.

Por isso, é muito importante manter condições favoráveis para a hora de dormir, como um ambiente fresco, arejado e escuro, que já fazem com que o organismo entenda que o objetivo é descansar. Na hora de acordar, a recíproca também é verdadeira.

Para lutar contra os problemas para dormir e também para fazer com que seu organismo entenda exatamente qual é a hora certa de acordar, garanta uma boa fonte de claridade para esse momento, de preferência com iluminação natural.

Ao entrar em contato com a claridade ao acordar, o ciclo circadiano do organismo fica melhor definido, ajuda a despertar e guardar o cansaço para a noite. Assim, tudo fica mais organizado.

Uma ótima forma de fazer isso é tomar o café da manhã próximo a uma janela ou até mesmo no jardim, para respirar o ar fresco da alvorada e garantir a dose diária de vitamina D. Seu corpo agradece!

5 – Cuidado Com o Álcool

Isso não quer dizer que você tenha que abandonar de uma vez por todas aquele copo de cerveja no happy hour de sexta ou a taça de vinho depois do jantar, mas é importante ter moderação.

Beber álcool pode ajudar a adormecer, mas a qualidade do sono cai bastante. Isso acontece porque o sono fica mais leve e com menos incidência de R.E.M. (Rapid Eye Movement), fase mais profunda do sono.

A digestão do álcool por parte do organismo leva aproximadamente quatro horas, período de tempo durante o qual a pessoa pode dormir, mas as chances de acordar imediatamente após esse período são bem grandes.

Por isso, recomenda-se evitar a ingestão de álcool por pelo menos 3 horas antes de dormir. Assim, as chances de enfrentar problemas para dormir diminuem consideravelmente.

Tenha Uma Ótima Noite de Sono!

A importância do sono para futuros líderes é muito grande. É nesse período em que a mente conseguirá se organizar e descansar, para que a pessoa tenha toda a energia que precisa durante o dia.

Por isso, mesmo as pessoas mais atarefadas e com mais projetos em vista precisam dormir muito bem, invariavelmente. Assim, o restante do dia poderá ser muito melhor aproveitado.

Caso seja difícil separar o tempo adequado para o descanso, então investir em um curso de administração do tempo pode ser a solução ideal. Assim, os problemas para dormir farão parte do seu passado e você será uma pessoa mais feliz e disposta!

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