Atendimento Ao Cliente: Qual o Impacto nos Resultados da Sua Empresa

Postado por Admincursos | 19 de abril de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Atendimento Ao Cliente: Qual o Impacto nos Resultados da Sua Empresa

Atender bem aos clientes não deve ser uma recomendação, mas sim uma obrigação, para que a empresa consiga ter todo o sucesso que merece 

O atendimento que é prestado pelos colaboradores de uma empresa aos seus clientes é muito importante, bem mais do que pode parecer à primeira vista. Isso influenciará diretamente na fidelização ou não do cliente.

É de praxe que muitas empresas não prestem tanta atenção nesse assunto, o que é algo muito ruim. Relegar esse atendimento pode fazer muito mais diferença do que o cliente sair sorridente ou aborrecido do estabelecimento.

O atendimento ao cliente é bem mais profundo e complexo do que você pode imaginar e pode mudar completamente os resultados obtidos por sua empresa, tanto no lado positivo quanto no negativo.

Saber como esse atendimento deve ser prestado é fundamental, já que qualquer pequeno detalhe pode ser percebido pelos clientes, desde a forma com a qual eles são tratados até mesmo gestos corporais involuntários.

Como Oferecer o Melhor Atendimento ao Cliente?

Essa é uma pergunta muito interessante, que deve ser feita todos os dias em sua empresa, para jamais se esquecer de que os clientes são o que há de mais importante no negócio.

Existem algumas dicas para o atendimento perfeito que sempre devem ser seguidas, para que ele melhore a cada dia que passa, até chegar o ponto em que o estabelecimento seja reconhecido por essa qualidade.

Coloque-se no Lugar do Cliente

Muitas das coisas ruins do mundo acontecem porque as pessoas não se colocam no lugar das outras, e a mesma coisa acontece no atendimento de um cliente.

Não importa se for uma empresa que tenha contato com 50 ou 10.000 pessoas por dia, cada cliente deve ser tratado de uma forma única, com respeito, atenção e cordialidade, assim como nós gostamos de ser tratados quando somos os clientes.

É bem simples fazer esse exercício: sempre imagine que você é a pessoa que está sendo atendida. Isso influenciará diretamente no atendimento ao cliente, já que os colaboradores darão o melhor de si em todas as ocasiões.

Entenda o Seu Cliente

Cada empresa tem o seu público. Não dá para dizer que os clientes de uma gravadora de música possuem o mesmo comportamento dos de um spa, por exemplo.

Por isso, para um bom atendimento, entenda o seu cliente. Quando ele estiver em contato com a sua empresa, o atendimento deve ser oferecido de acordo com o que ele espera, para que cada expectativa seja superada.

Se você sabe que a maioria dos clientes prefere um atendimento mais dinâmico, então instrua a sua equipe para mostrar que estão sempre à disposição caso precisem. Pelo contrário, se os clientes não gostam tanto de ser incomodados, respeite isso.

Entender melhor como o atendimento ao cliente deve ser personalizado fará toda a diferença, além de ajudar a estabelecer uma cultura de atendimento para a sua empresa, que sempre será seguida, desde um funcionário novo até os gestores.

O Pós-Venda é Tão Importante Quanto o Pré-Venda

Infelizmente, muitas empresas prezam por um atendimento de alta qualidade apenas antes de o cliente comprar seus produtos ou contratar seus serviços. Depois que isso acontece, então o cliente nunca mais é lembrado. Esse é um grande erro.

Não importa se o cliente recebeu todas as orientações de que precisava e já fechou negócio, ainda deve ser prestado um atendimento especializado para ele, o que demonstrará que a empresa não deixou de se preocupar quando ele foi embora.

Por exemplo, se o cliente está interessado em comprar um novo home theater, é obrigação da equipe de vendas explicar como ele funciona e quais são as vantagens do produto. Porém, é provável que o cliente enfrentará algumas dúvidas com sua utilização.

Nesse caso, a ligação de um profissional do assunto para perguntar se ele teve algum problema ou gostaria de tirar uma dúvida é um gesto de atendimento ao cliente que o surpreenderá e fará com que ele se sinta ainda mais confiante com a empresa.

Reconquiste Antigos Clientes

O ideal é que a empresa nunca perca contato com seus clientes ativos, seja através de ligações, e-mails, mensagens nas redes sociais ou em aplicativos. Porém, é quase impossível evitar que isso aconteça de vez em quando.

Depois de algum tempo, o antigo cliente pode sentir que já não é mais importante para a empresa e procurar por um concorrente. Porém, não perca essa oportunidade!

Mesmo os clientes antigos confiam em sua empresa, já que precisaram de seus produtos ou serviços em algum momento, e o processo de reconquistar o cliente é muito importante.

Pode até ser que ele nem se lembre mais de sua empresa, mas assim que receber um contato, é quase certo que se recordará imediatamente e pode voltar a comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

Reconquistar um cliente antigo pode ser ainda mais fácil do que conseguir um novo. Caso ele tenha se distanciado devido a algum equívoco no atendimento ao cliente, tente esclarecer a situação e restabelecer uma relação saudável.

Cuidado Com a Linguagem Corporal

Essa parte já é um pouco mais complicada, já que a linguagem corporal no trabalho é algo cujo controle depende de bastante treinamento, mas os resultados podem ser imediatos.

Por exemplo, é relativamente comum que nós cruzemos os braços quando estamos sem fazer nada, mas se um cliente buscar o atendimento da sua empresa e perceber um colaborador com essa postura, pode ser que ele simplesmente vá embora.

Por mais automática e inconsciente que seja a linguagem corporal, é preciso tomar muito cuidado com isso para não demonstrar falta de comprometimento no atendimento ao cliente.

Como Tudo Isso Pode Impactar nos Resultados da Minha Empresa?

É bem simples: quanto melhor for o atendimento ao cliente, mais pessoas se sentirão satisfeitas, voltarão sempre que puderem e recomendarão a empresa para seus amigos, parentes e conhecidos.

Consequentemente, o número de clientes tende a aumentar a cada dia, assim como o faturamento, e os resultados da sua empresa melhorarão gradativamente, o que é benéfico para todos.

Por isso, o melhor a se fazer é procurar melhorar esse atendimento a cada dia, como através de um curso de atendimento ao cliente, de modo a aprender as técnicas e práticas para a sua empresa tratar cada cliente da melhor forma possível!

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários! 

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  • Evando Mendes Dos Reis disse:

    Muito boa e pratica e numa linguagem simples

  • ildomar disse:

    muito legal adorei muito

  • Antonio Marinho Falcão disse:

    Cada cliente possui um perfil, e nós ao apertarmos a mão de um cliente saberemos como ele nos enfrentará, se de uma maneira cordial ou seca, se cordial é aquela que queremos, ótimo continue no estímulo reforçador condicionado que esta dando à ele e terminará geralmente muito bem que é com a venda que satisfará a todas as partes. Mas se sentir secura as vezes compensa ficar somente no comprimento e mostrar preocupação pelo mesmo e nada mais voltando a telefonar a ele perguntando se estava tudo bem e encerrar mostrará ao mesmo que se preocupou com ele, isto é uma das coisas que numa volta você nunca mais você ficará se este e êle sem você, a venda sempre continuará, para você, o cliente e a empresa.

  • ronaldo dos santos costa disse:

    Muito bom.continuem o bom trabalho…