Blog cursos 24 Horas

Curso de Etiqueta Social e Empresarial: Como se Portar e Se Vestir Bem em Todas as Ocasiões

Postado por Admincursos | 24 de abril de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Curso de Etiqueta Social e Empresarial: Como se Portar e Se Vestir Bem em Todas as Ocasiões

A etiqueta consiste de um conjunto de normas que podem fazer toda a diferença na sua vida profissional e pessoal 

Logo que escutam falar sobre etiqueta, muitas pessoas pensam que se trata de algo irrelevante ou dispensável, que é seguido apenas para parecer mais elegante, mas isso não é verdade.

Por mais que nós possamos não perceber, já somos ensinados com algumas técnicas de etiqueta desde quando somos pequenos, já que aprendemos como devemos nos comportar em cada situação.

Com o passar do tempo, esse conhecimento se torna ainda mais necessário, principalmente em situações de trabalho, onde a conduta pode transparecer seus comportamentos e até mesmo sua índole.

Para saber como lidar da melhor maneira com cada situação da vida, um curso de etiqueta se torna super recomendável, já que ensinará tudo o que nós precisamos saber para ter um comportamento irrepreensível perante as outras pessoas.

Conhecer apenas alguns desses ensinamentos já pode aguçar o nosso desejo em se tornar um especialista em etiqueta e se portar sempre com educação, seja qual for a ocasião!

É Realmente Importante Fazer um Curso de Etiqueta?

Antes de abordarmos os méritos da etiqueta, é importante responder a uma pergunta que está presente na mente de muitas pessoas: será que vale a pena mesmo fazer um curso para aprender etiqueta?

A resposta é sim, que pode ser confirmada por nós mesmos, mesmo que jamais tenhamos tido qualquer tipo de contato com esse conjunto de normas.

Existe um ditado que diz que a primeira impressão é a que fica, e isso é inegável. Se um jogador de futebol escorrega na bola justo em sua estreia, então será difícil que os torcedores desvinculem essa imagem a respeito dele.

A mesma coisa acontece no nosso cotidiano. Se você será apresentado a um novo colaborador da empresa em que trabalha e a vê de braços cruzados no primeiro encontro, imediatamente terá a ideia de que ele não está tão motivado assim.

É aí que o curso de etiqueta se aplica, não para querer parecer mais chique ou esnobe, mas sim para não cometer gafes ou realizar atitudes que, mesmo sem querer, possam passar uma imagem incorreta a seu respeito.

Como se Comportar e Vestir em Cada Situação?

As dicas serão divididas entre a vida social e a vida profissional, já que as regras e recomendações podem variar bastante nesses dois casos.

Vida Social

Ainda que seja mais informal, também é importante saber como agir junto a seus amigos, colegas, familiares e demais pessoas, para não realizar atitudes equivocadas.

Um dos primeiros ensinamentos de um curso de etiqueta é que você deve respeitar o espaço da outra pessoa. Ao invadi-lo, você mostra que não se importa com ela, o que é uma imagem bem negativa.

Ir contra os costumes de outra pessoa também é uma atitude muito deselegante e que pode criar um clima bem chato no local. Cada pessoa pode seguir e fazer o que preferir, o que não lhe dá o direito de incomodá-la ou manifestar-se acintosamente contra ela.

Estar à mesa também é uma atividade que deve ser encarada com máxima naturalidade, principalmente em restaurantes e locais mais requintados, cujos costumes são diferentes dos que a maioria das pessoas está acostumada.

É preciso saber qual é o talher certo para cada momento, bem como qual é o copo para se tomar água e a taça para vinho, por exemplo. Por mais que sua aparência seja parecida, as funções são diferentes e devem ser observadas.

Os melhores trajes para se usar em cada situação são outros assuntos abordados nos cursos de etiqueta, para que você sempre se vista de acordo com o código de vestimenta da ocasião e esteja de acordo com as exigências.

Também serão dadas orientações sobre postura e linguagem corporal nesse curso, para que você saiba como deve se portar em todas as situações e não transmitir uma imagem indesejada sobre si próprio.

Tudo isso será ensinado em um curso de etiqueta, que te ajudará muito a saber como encarar esse tipo de situação sem qualquer dificuldade, já que não há nenhuma complicação, basta aprender e treinar.

Vida Profissional

Todas as normas ensinadas para a vida social também se aplicam à vida profissional, embora esta também demande outros cuidados, já que pode interferir diretamente na imagem que você passa em seu trabalho.

Saber como se comportar em uma reunião importante é fundamental, já que é preciso saber quando você pode dar sua opinião e quando deve esperar, para não parecer impaciente ou mal-educado.

O próprio ambiente de trabalho também exige a aplicação de algumas condutas e comportamentos, que serão devidamente tratados no curso de etiqueta. Assim, você poderá agir como os melhores profissionais..

É preciso saber, por exemplo, como se dirigir aos superiores, principalmente quando ocupam cargos mais altos, já que essas pessoas devem conhecer a fundo as normas de etiqueta.

A vestimenta no trabalho é mais um dos assuntos que podem fazer toda a diferença. Já pensou que estranho estar vestido diferente de todos na empresa? Isso poderia causar uma situação deselegante, que pode ser facilmente evitada.

Muitas pessoas não sabem que isso está contemplado em um curso de etiqueta, mas ele também ensina como se comunicar adequadamente e se apresentar, para o caso de um evento corporativo ou uma reunião de maior porte, por exemplo.

Quando Começar a Fazer um Curso de Etiqueta?

Nós já desmistificamos o fato de que esse curso não é importante ou é voltado apenas para parecer mais chique. Então, isso já deixa claro que não existe nenhum impeditivo para aprender sobre etiqueta o quanto antes.

Não importa se você ocupa um cargo operacional ou gerencial ou mesmo se é o dono do seu próprio negócio, se submeter ao curso já deixará claro para as outras pessoas que você procura se portar da maneira mais adequada em todas as situações.

Logo, seja na vida pessoal ou profissional, entender sobre etiqueta e seguir às normas que já são aplicadas há décadas pode fazer toda a diferença positivamente na sua vida, e o investimento valerá muito a pena.

Por isso, não deixe para depois: comece um curso de etiqueta social e empresarial o quanto antes e aprenda tudo o que você precisa saber para se portar de maneira irrepreensível em todas as situações possíveis!

     O que achou das nossas dicas? Não perca tempo e garanta seu certificado com o Cursos 24 horas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *