Blog cursos 24 Horas

Conheça as Tendências do Jornalismo Online

Postado por Admincursos | 26 de abril de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Conheça as Tendências do Jornalismo Online

O jornalismo mudou bastante com a chegada da Internet, e conhecer suas tendências ajudará muito a entender melhor o que faz mais sucesso hoje em dia 

A chegada e a popularização da Internet mudaram a forma com a qual interagimos com praticamente tudo em nosso dia a dia, desde o pagamento de contas até pedir uma refeição em casa.

Cada área precisou se adaptar à Internet e também às exigências de seus usuários, que querem tudo com mais agilidade, sem abrir mão da qualidade e da eficiência, e não poderia ser diferente com o jornalismo.

O jornalismo consiste na coleta, investigação, análise e transmissão de informações ao público. Acredita-se que ele já exista há quase dois mil anos, desde a época do imperador romano Júlio César, e muita coisa mudou de lá para cá.

O jornalismo online é super diferente do jornalismo convencional e é possível perceber essas tendências no nosso dia a dia, quando procuramos por qualquer coisa na Internet.

O crescimento dessa área é latente, e é interessante entender melhor como ela funciona, até mesmo para as pessoas que se interessam em trabalhar com isso.

O Que é o Jornalismo Online?

Basicamente, a essência do jornalismo pela Internet é a mesma do convencional: levar informações para as pessoas. A maior diferença que existe entre eles é a forma de veiculação dessas notícias.

Tempos atrás, o acesso imediato às notícias era impossível. Quem queria saber sobre o que acontecia no Brasil e no mundo precisava esperar até que o assunto fosse comentado na televisão ou no rádio ou aguardar pelo jornal do dia seguinte.

Essas eram as alternativas disponíveis, mas não era tão eficiente assim. O tempo dos noticiários da televisão e do rádio era limitado, então eles falavam apenas sobre os assuntos mais importantes, que pudessem interessar à maioria das pessoas.

Quanto aos jornais escritos, a seleção das notícias também era feita de modo a chamar a atenção da maioria das pessoas, já que era preciso vender os jornais. Abordar assuntos de pouca procura não era uma estratégia rentável.

Por isso, quem queria saber sobre assuntos menos comentados, ou até mesmo menos relevantes para a época, sofria para conseguir descobrir o que desejava. Felizmente, a informação na era digital é bem diferente.

Hoje em dia, se você quer saber sobre um time de futebol da Croácia, uma competição musical da Austrália ou um evento esportivo na África do Sul, basta pesquisar na Internet para encontrar uma imensidão de informações.

É aí que entra o jornalismo online, que é bem mais amplo e abrangente do que o convencional, já que não é preciso respeitar uma quantidade máxima de folhas de um jornal ou de tempo de um noticiário: o espaço é ilimitado.

Outra vantagem é a disponibilização das informações em tempo real (ou com um atraso mínimo, apenas o necessário para a redação de um texto e sua publicação), ou seja, é possível saber de fatos que aconteceram há poucos minutos.

Principais Diferenças do Jornalismo na Internet Para o Convencional

Não é apenas no imediatismo e na maior quantidade de assuntos abordados pelo jornalismo online que ele se diferencia do físico. Uma das maiores tendências nesse assunto é a mudança de papéis.

Se você não entendeu, fique tranquilo, pois é simples: qualquer um de nós pode ter um site na Internet, o que não custa muito caro (ou pode até mesmo ser gratuito, em determinadas plataformas), e isso traz um poder absurdo.

Quem deseja falar pode criar um podcast na internet e trazer informações sobre o assunto que quiser, também ser ter que investir nada, a menos que haja o desejo de adquirir equipamentos profissionais, de maior qualidade.

Também é possível criar um canal de vídeos gratuitamente e falar sobre qualquer assunto, de modo a informar as pessoas que estão interessadas em saber mais sobre aquilo.

Você consegue enxergar alguma similaridade entre essas três opções? É bem simples: com o jornalismo online, quem era um leitor, ouvinte ou espectador pode muito bem ser um redator, “radialista” ou apresentador hoje mesmo.

Logo, ao invés de apenas consumir as informações, é possível transmití-las, o que sem dúvidas é um dos maiores trunfos do jornalismo na Internet: assumir o papel de quem produz, ao invés de ser quem apenas consome.

O Jornalismo Físico Vai Deixar de Existir?

Não. É impraticável pensar que, do dia para a noite, o jornalismo que já existe há milênios deixará de existir devido ao advento da Internet, o que acontece é que ele está diferente do que era.

É difícil ver pessoas que compram jornais hoje em dia, embora elas ainda existam. Para se precaver e estar preparado para a nova era, o que as editoras fizeram é disponibilizar seus jornais e revistas em formato digital, para atender a todos os públicos.

A maneira de consumir as informações pode ter mudado, mas o interesse em fazê-lo, não. Saber o que acontece no Brasil e no mundo ainda é um desejo de muitas pessoas, embora elas procurem pelas informações de outras maneiras.

Antigamente, ganhava-se dinheiro com a venda de jornais. Hoje em dia, praticamente todas as publicações contam com portais de acesso gratuito, onde elas podem vender espaços de publicidade, ou seja, continuam ganhando dinheiro.

Isso não acontece apenas com o jornalismo online, mas sim com praticamente tudo que existe atualmente. As pizzarias aceitam pedidos por apps ou pelo WhatsApp, os bancos disponibilizam contas digitais e as músicas são oferecidas via streaming.

Ou seja, resumidamente, nada precisará deixar de existir por causa da Internet, basta saber se adaptar a ela para não ficar preso ao passado.

Como Trabalhar Com o Jornalismo Online?

A importância de escrever bem é muito grande para as pessoas que se interessam em trabalhar com isso, já que é essencial ter uma ótima gramática e habilidades de comunicação para poder ganhar dinheiro com o jornalismo na Internet.

Porém, apenas isso não basta. É necessário entender mais sobre o mundo da tecnologia, ter referências de profissionais internacionalmente renomados e aprender a produzir uma publicação digital com excelência.

Somado a isso, é sabido que cursos livres qualificam para bons empregos, e aí é possível unir o útil ao agradável, ou seja, aprender tudo o que é preciso sobre esse tipo de jornalismo e, consequentemente, trabalhar com isso.

Um ótimo exemplo é o curso de jornalismo online, que ensinará tudo o que é necessário para poder atuar na área. Certamente, quem aproveitar esse crescimento absurdo do jornalismo na Internet poderá ter ótimas oportunidades profissionais!

Deixe nos comentários o que você achou dessas tendências e aproveite para garantir o seu certificado com o Cursos 24 horas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *