Confira 11 Funções do Word Para Você Saber o Básico!

Postado por Admincursos | 24 de maio de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Confira 11 Funções do Word Para Você Saber o Básico!

O Microsoft Word é uma das ferramentas de edição de texto mais populares do mundo e você precisará dela

Você com certeza já conhece o Microsoft Word. Este é um dos programas de edição de texto mais conhecidos em todo o mundo, e pode ser utilizado no dia a dia em um escritório, em casa e até mesmo para estudar. Mas será que você conhece todas as funções do Word que podem facilitar a sua vida?

Com o passar dos anos e a modernização cada vez mais ágil da tecnologia, o Word também foi se inovando para trazer novidades a quem utiliza o programa.

Atualmente, além de estar disponível para quem usa computadores Windows, o Microsoft Word também está disponível para computadores Mac, smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS.

Apesar de sua popularidade, há diversas funções do Word que podem transformar a vida de quem precisa usar o programa com muita frequência, seja no computador, tablet ou smartphone.

Separamos 11 recursos disponíveis no Microsoft Word que vale a pena conhecer e que vão otimizar muito na hora de usar o programa. Confira:

Encontre e aplique um modelo

A partir do Microsoft Word 2010, o programa permite que você utilize modelos próprios para aplicar suas modificações.

Basta clicar na guia “Arquivo > Novo > Modelos Disponíveis”. Aí, é só escolher o modelo que você mais gosta e clicar em “Criar” e iniciar os trabalhos. Além dos modelos disponíveis no próprio programa, também é possível selecionar modelos disponíveis online.

Controlar alterações e inserir comentários

Uma das funções do Word mais úteis para quem precisa revisar documentos é o controle de alterações. Com ele, você pode deixar todas as modificações realizadas em um texto marcadas para que outra pessoa possa fazer comparações.

Também é possível inserir comentários, caso você tenha dúvidas sobre o conteúdo ou considere necessário adicionar mais informações.

Para utilizar este recurso, basta clicar na guia “Revisão > Controlar Alterações”. Se quiser adicionar um comentário, selecione o texto e, na aba “Revisão”, clique em “Novo Comentário”.

Visualize dois arquivos ao mesmo tempo

Precisa fazer uma comparação entre dois arquivos praticamente idênticos? Utilize a visualização de arquivos lado a lado! É possível controlar a rolagem de ambos os arquivos e ir fazendo as comparações necessárias na versão atualizada.

Para utilizar a visualização de dois arquivos ao mesmo tempo, clique na aba “Visualização > Visualização Lado a Lado”.

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Quebra de página

O recurso de quebra de página permite que você adicione uma nova página a um arquivo sem preencher uma folha anterior até o fim.

É como se um novo arquivo fosse iniciado a partir da quebra de página – você consegue adicionar informações novas antes e depois da quebra, mas é como se fossem dois arquivos separados.

Você pode ativar este recurso de duas maneiras: por meio do atalho do teclado, apertando as teclas CTRL + SHIFT + Enter. Se preferir, a função pode ser ativada clicando na aba “Inserir > Quebra de Página”.

Tela limpa e sem distrações

Precisa se focar para escrever ou ler um documento de alta complexidade, como um texto técnico e uma monografia? Com a função Modo de Leitura, todos os menus, botões e abas ficam ocultos.

Para ativar este recurso, basta seguir o atalho “Visualização > Modo de Leitura”. Você também pode usá-lo digitando o atalho CTRL + F1.

Estrutura de tópicos

Criar uma estrutura de tópicos pode ajudar a deixar um documento longo mais organizado. Essa função também pode deixar um rascunho mais simples de entender e de localizar diferentes tópicos.

Para usar este recurso, basta clicar na aba “Exibição > Estrutura de Tópicos”.

Escrever em qualquer lugar do documento

Você sabia que é possível escrever em qualquer parte do documento do Microsoft Word? Este recurso, muito simples, está disponível desde a versão 2002 do programa.

Para iniciar o texto de qualquer posição do arquivo, basta posicionar o cursor no local desejado, clicar duas vezes e digitar à vontade. Não deixe de ver também: tecnologia na educação: saiba como utilizar os recursos de informática.

homem aprendendo as funções do word no computador

Converter documentos em formato PDF

O formato PDF é um padrão aberto para compartilhamento de arquivos de maneira compatível, ou seja, se você e outra pessoa não utilizarem o Word para o trabalho, basta compartilhar um arquivo em formato PDF para que ambos possam abri-lo sem problemas.

Para salvar o arquivo neste formato, basta ir até a aba “Arquivo > Salvar Como > PDF (*.pdf)”.

Colar mais de um item da área de transferência

Você sabia que é possível salvar mais de CRTL + C na plataforma do Microsoft Word? Isso pode facilitar a vida de quem precisa inserir informações que foram copiadas muitas vezes.

Para ativar, basta manter a janela da “Área de Transferência” aberta, no próprio arquivo. Após isso, tudo que for copiado será automaticamente salvo neste caminho. O Word permite até 24 itens copiados na área de transferência.

Esconder textos

Esconder um texto dentro do Microsoft Word pode ser um recurso bastante útil para algumas tarefas, como ocultar as respostas de um  questionário, um trecho de livro ou uma frase, por exemplo.

Para ativar esta função, selecione o texto desejado e clique na aba “Fonte > Efeitos > Oculto”.

Inserir cabeçalhos e rodapés

Se você precisa deixar o seu documento com uma identificação de logotipo, data ou numeração de página, a inserção de um cabeçalho ou de um rodapé pode ser de grande ajuda.

Para utilizar esta função, basta clicar em “Inserir” e escolher o recurso desejado: cabeçalho, rodapé ou número de páginas (que pode ser colocado no cabeçalho ou no rodapé).

Nossas dicas te ajudaram? Conhece mais alguma ferramenta básica do word? Deixe nos comentário a sua opinião e aproveite para conhecer o nosso Curso online de Word!

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