Curso de corte e costura: 07 dicas para quem está começando!

Postado por Admincursos | 25 de junho de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Curso de corte e costura: 07 dicas para quem está começando!

Transformar tecido em roupas e produtos é uma arte que atrai muitas pessoas. Confira dicas para quem deseja começar

Seja por hobby ou para atuar profissionalmente, o curso de corte e costura sempre é muito requisitado por pessoas que desejam aprender a costurar suas próprias roupas e querem criar peças com seu próprio estilo.

Tanto que a moda faz parte da história da humanidade e tem o poder de marcar uma época, com as libertárias calças jeans nos anos 1960. É uma expressão dos hábitos, costumes, crenças e cultura das sociedades.

Evidentemente, o processo industrial automatizou alguns processos, mas o mercado segue aquecido. Nada supera o feeling e o toque humano na hora de escolher um tecido, desenhar uma peça e fazer os cortes para o caimento.

Sim, transformar tecidos puros em roupas e itens desejados pelas pessoas também é uma arte. São projetos que demandam tempo, dedicação e muito estudo por parte dos interessados neste ofício.

Em casa ou na indústria, faça um curso de corte e costura

Profissionais de corte e costura sempre serão requisitados porque o ser humano sempre usará roupas e precisará de novas peças em diferentes ocasiões. A moda não para e todos querem os últimos modelos e lançamentos.

Isso faz com que as pessoas podem trabalhar por conta própria, em projetos individuais e sob demanda, ou se especializem em linhas de produção e sejam contratados por grandes grifes que desejam elaborar novos produtos a cada estação.

Confira algumas dicas que você deve assimilar antes de iniciar um curso de corte e costura:

1 – Arrume um lugar de trabalho

A primeira coisa a ser feita é arrumar um local adequado para você aprender a costurar em sua casa. Além de garantir mais concentração e dedicação, permite manusear todos os objetos em um espaço mais organizado e preparado.

Pode ser um cômodo específico, o próprio quarto, a copa ou até a sala de estar. Feito isso, instale uma bancada para apoiar seus equipamentos em uma altura ideal e que possibilite o seu trabalho da melhor forma possível.

2 – Cuide dos seus equipamentos

A máquina de costura é o item fundamental para quem está começando a se envolver nesta área. Encontre um modelo doméstico adequado ao seu bolso e a seus objetivos e deixe posicionada em cima da bancada, com os devidos cuidados de manutenção.

mulher costurando curso de corte e costura

As tesouras também são indispensáveis, mas é preciso ter vários modelos, cada uma indicada para o tecido que você for trabalhar. Não esqueça também da fita métrica! Cole na bancada para não perder e ter sempre em mãos quando você precisar.

3 – Tenha agulhas e alfinetes sempre em mãos  

É impossível trabalhar com corte e costura sem agulhas e alfinetes! Guarde-os para que estejam por perto quando você precisar. Deixe em um local fácil, mas seguro, para evitar que alguém se machuque.

Também é preciso ter alguns cuidados para estender a vida útil. Utilize um sabonete em barras para espetá-los e evitar que se dobrem. Ou então prepare uma almofadinha com esponja de aço para que não percam a afiação com o tempo de uso.

Confira também: As férias chegaram – 07 cursos online que você pode fazer para se aprimorar!

4 – Utilize cartolinas para fazer bainhas

Fazer uma bainha perfeita normalmente demanda tempo e paciência de quem ainda está aprendendo a fazer corte e costura. Uma dica interessante é utilizar um pedaço de cartolina para auxiliar nesse processo.

Corte um pequeno retângulo (pode ser de 20 por 12 centímetros) e coloque as marcas e medidas nos dois lados do papel. Assim, utilize essa folha para marcar o ferro na hora de fazer dobras ou até para criar pregas nos tecidos.

5 – Faça marcas e moldes de forma rápida

Outra dificuldade de quem está começando é criar moldes adequados para fazer o corte da matéria-prima. Muitos não conseguem calcular as margens nas medidas ideais e acabam perdendo peças de roupa por conta disso.

Mas a alternativa também é muito simples. Pegue três lápis, posicione um do lado do outro e amarre com elástico ou fita. Os dois que estarão nos lados precisam ter as pontas na mesma direção. Pronto! Utilize esse sistema para fazer as marcas necessárias antes do corte.

guia exclusivo de como otimizar o tempo nos estudos

6 – Visite lojas de tecidos e retalhos

A máquina de costura e os demais equipamentos são importantes, sem dúvida, mas são os tecidos a matéria-prima necessária para a costura. São deles que as pessoas podem fazer roupas, toalhas, cortinas, entre outros produtos.

Assim, se você não tem conhecimento, passe a frequentar lojas especializadas em diferentes tecidos e até as que trabalham com retalhos. Além de conhecer as características de cada peça, você terá novas ideias para seus projetos.

7 – Keep calm and vamos costurar!

Costurar é um trabalho prazeroso, mas que demanda tempo, paciência e dedicação do praticante. Ninguém faz uma peça de roupa de um dia para o outro e, quem está começando, vai sofrer um pouco com os erros.

Porém, não se desespere! As falhas fazem parte do aprendizado. Ao invés de se irritar ou se preocupar com isso, assimile onde pode melhorar e continue se esforçando. Aos poucos, você vai dominar essa verdadeira arte.

carretéis de linhas curso de corte e costura

Aprofunde-se ainda mais e continue estudando

Dedicação e vontade de aprender são apenas os primeiros passos. A pessoa interessada deve realizar um curso de corte e costura e ficar sempre atenta às novidades do mercado e atualizações que pode fazer em suas habilidades.

Dizem que a indústria da moda é cíclica, mas ela sempre está lançando tendências e incorporando elementos das mais diferentes áreas. Você pode fazer peças belíssimas sem sair de casa e ditar o seu próprio estilo.

Confira todos os detalhes de como começar o curso de corte e costura e aproveite para conhecer a variedade de cursos online do Cursos 24 horas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *