Cursos de marketing de relacionamento: você sabe o que é isso?

Postado por Admincursos | 11 de junho de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Cursos de marketing de relacionamento: você sabe o que é isso?

Conceito que aborda a importância de fidelização do cliente é essencial e está crescendo em todo o mundo

Hoje, não basta ter o melhor produto e contar com preços vantajosos. O empresário que deseja crescer em seu segmento sabe que precisa se aproximar seus clientes e entender seu público. Para isso, ele precisa estar em constante atualização por meio de cursos de marketing.

A evolução constante das tecnologias de informação remodelou esse área nos últimos anos. Os profissionais passaram a coletar dados cada vez mais precisos e, com isso, puderam criar estratégias mais assertivas para fidelizarem seus clientes.

Por conta disso, uma categoria que está em alta é justamente o marketing de relacionamento. Com ele, empresas conseguem estender a experiência do consumidor para além da compra e venda de produtos, criando uma união bem mais duradoura.

Com um cenário de corte de custos e, ao mesmo tempo, intensa competitividade, as marcas reconhecem que não podem se dar ao luxo de perderem pessoas que já compraram seus produtos e serviços. Como diz o ditado: é melhor um pássaro na mão do que dois voando.

Até porque uma pesquisa conduzida pela Affinion, líder mundial em engajamento e fidelização de clientes, com a Oxford Brookes University mostra que o consumidor brasileiro é o segundo mais engajado do mundo, atrás apenas dos turcos.

cursos de marketing online

O que é o marketing de relacionamento?

Como o próprio nome diz, consiste em ações, estratégias e ferramentas que aproximam a empresa de seus clientes – não só por meio da prospecção de novas pessoas, mas principalmente pela fidelização daqueles que já conhecem sua marca.

Logo, o objetivo não é apenas estimular novas vendas, mas converter as pessoas em fãs e embaixadores da organização. Esse tópico é essencial atualmente, pois as redes sociais constituem em porta de entrada para quem busca produtos e serviços.

Além disso, diferentemente de outros conceitos, que apostam em métodos sazonais ou de curta duração, o alcance do marketing de relacionamento precisa ser planejado a longo prazo. Afinal, fidelidade só pode ser conquistada com o passar do tempo.

Não deixe de ver: Atendimento ao cliente – Qual o impacto nos resultados da sua empresa!

Quais são os pilares para uma boa estratégia?

Para obter a atenção do consumidor, o foco de suas estratégias precisa estar na pessoa ao invés do produto e do preço. É preciso mostrar constantemente que ele está no centro das decisões tomadas pela empresa. Confira os principais pontos abordados em cursos de marketing:

  • Interação: não adianta falar que o cliente é importante se ele sequer tem um canal de comunicação para dar dicas, sugestões ou reclamações, não é mesmo? Disponibilize ferramentas para que ele possa interagir com a marca. 
  • Personalização: com a quantidade de informações disponíveis, a empresa tem condições de fazer ações personalizadas e segmentadas para cada perfil presente em sua base. Um erro básico e grosseiro, por exemplo, é errar o nome do usuário em campanhas de e-mail marketing. 
  • Memorização: todas as interações geram dados preciosos que servirão de insights para ações futuras. Registre e guarde essas informações em sua base para otimizar ainda mais a experiência daquele cliente em sua próxima compra. 
  • Foco na pessoa: crie promoções e ações para quem visitar mais o seu site. Dê dicas de produtos que ele possa estar interessado, envie cupom de descontos e agilize sua jornada de compra. Mostre o quanto ele é especial para sua marca.

glossário gratuito termos da área administrativa

O que os cursos de marketing de relacionamento ensinam?

Como é um conceito que está em constante transformação por conta da evolução da Internet, os cursos voltados para o marketing de relacionamento normalmente abordam as principais tendências do mercado – ideal para se manter em sintonia com as melhores práticas.  

Um ponto primordial dessas aulas é a compreensão do CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente). Trata-se de um sistema que registra as informações dos consumidores e gera ideias para ações futuras. É o coração de qualquer departamento de marketing.  

Com ele, a empresa consegue centralizar todos os dados referentes a sua base de clientes, desde informações pessoais até a jornada que eles fazem até a compra. Com isso, tudo fica mais acessível e acelera a tomada de decisões e o processo de vendas como um todo.  

Não deixe de ver: Como funcionam os cursos do site? Confira os detalhes aqui.

Por que é importante para minha empresa?

O atual cenário econômico e tecnológico dispersou a jornada de compra das pessoas, tanto no ambiente online quanto no off-line. O consumidor nunca foi tão poderoso quanto agora: a oferta de empresas é muito maior e as informações disponíveis também chegam de todos os lugares.

Tanto que o preço não é mais o único fator de compra. Hoje, ele valoriza a experiência que terá com a marca. Não vai se importar em pagar um pouco mais caro se perceber que será bem tratado quando entrar em contato ou receber conteúdo adicional sobre o item que adquiriu.  

Como a luta pela atenção desse usuário é cada vez mais acirrada, a empresa precisa estreitar o relacionamento com ele e garantir que retorne quando quiser comprar mais alguma coisa. Atualmente, as vendas não caem mais do céu.

homem fazendo curso de marketing online

Conheça mais esse conceito e aplique em sua empresa

Seja micro, pequena, média ou grande empresa, o marketing de relacionamento não pode mais ser ignorado por quem deseja crescer e se estabelecer. Seja em uma comunidade reduzida ou em uma multinacional, é essencial conhecer e conversar com seu público.

Isso exige dos profissionais e empreendedores um know-how que permita desenvolver as melhores estratégias para cada perfil. Os cursos de marketing, por exemplo, são ótimos recursos para conhecer a teoria e a prática.

E você? Já fez algum curso de marketing de relacionamento? Como ajudou no desenvolvimento de sua empresa? Conte mais a sua experiência e aproveite para conferir nossos cursos online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *