Cursos para professores: veja como as atividades lúdicas beneficiam você e seus alunos

Postado por Admincursos | 7 de junho de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Cursos para professores: veja como as atividades lúdicas beneficiam você e seus alunos

Universo infantil está em constante transformação e é preciso identificar brincadeiras que estimulem novos conhecimentos

A antiga ideia de aprender brincando nunca foi tão válida como agora. Diversos estudos reforçam a importância das brincadeiras na sala de aula, o que faz com que atividades lúdicas sejam um dos cursos para professores mais buscados atualmente.

Hoje, sabe-se que o ato de brincar é mais do que simples gasto de energia para as crianças. Na verdade, um jogo bem conduzido com os pequenos promove uma série de benefícios em sua formação, auxiliando em seu processo de crescimento.

Contudo, é preciso identificar quais são as melhores jogos e atividades e quais comportamentos caracterizam as crianças agora. O mundo mudou nos últimos anos – e isso também provocou transformações na infância e na própria brincadeira.

Pedagogos e diversos profissionais que lidam com os mais jovens precisam estar em constante atualização de metodologias e técnicas, descobrindo o que tem mais aderência hoje e garantindo um aprendizado mais completo.

Para isso, a tecnologia é fundamental: diversos cursos para professores ou com público livre estão disponíveis na Internet para trazer diferentes temas e permitir que as pessoas possam expandir seus conhecimentos e incrementar suas formações.

atividades lúdicas cursos para professores

Do que se trata o Curso de Atividade Lúdica?  

Nada mais é do que um sinônimo de brincadeira, ou seja, qualquer tipo de ação que tenha o objetivo de divertir e agradar o praticante, sobretudo crianças. Nas aulas, o usuário vai descobrir como envolver jogos para estimular o desenvolvimento dos jovens.

Mais do que a alegria proporcionada pela diversão, essas atividades são parte importante para o desenvolvimento do ser humano. Pessoas que brincam mais na infância tendem a ser mais criativas, organizadas e respeitosas.

Assim, esse curso é altamente indicado para todos os que lidam com bebês e crianças e desejam aprender um pouco mais sobre esse tema e como as brincadeiras podem ser ferramentas que potencializam suas habilidades.

Por que é um dos melhores cursos para professores?

Os primeiros anos de uma pessoa constituem uma etapa decisiva em sua formação: é nessa época que vai construir sua identidade, seu comportamento e sua capacidade física e intelectual. Ou seja, um ser humano precisa ter um pleno desenvolvimento nesse período.

Isso aumenta a responsabilidade do profissional que lida com a criança nessa faixa etária. O aprendizado, portanto, não pode ser enfadonho ou irritante. É preciso adotar estratégias que promovam experiências positivas e que facilitem a absorção de novos conhecimentos.

Os professores precisam ter a capacidade de incluir brincadeiras em suas aulas e, principalmente, identificar as melhores atividades que podem ser estimuladas de acordo com a faixa etária e o grupo em que trabalha.

veja também: Conheça como funciona o Cursos 24 horas!

Quais são os principais benefícios?

Uma atividade bem planejada traz vantagens físicas e mentais para a criança. Confira os principais:

Novos valores e socialização:

Brincadeiras sempre envolvem interatividade e participação em grupo. Isso permite que a criança faça amigos, socialize com outras pessoas e possa conhecer valores que irão moldar seu comportamento no futuro.

Desenvolvimento motor:

Os jogos estimulam a parte física da criança, já que muitos consistem em movimentos e corridas. Isso faz com que ela tenha um desenvolvimento completo de seu corpo.

Estímulo do raciocínio:

Brincar exige concentração e dedicação da criança. Ela precisa assimilar, compreender e aplicar as regras em cada brincadeira. Isso impulsiona seu raciocínio e capacidade cognitiva no futuro.

Novos conhecimentos:

Quando a atividade é incorporada pelos professores em outras áreas, a criança consegue absorver com mais facilidade novos temas e conhecimentos, como história, ciências e matemática.

crianças brincando atividade lúdicas

Você também pode gostar de: Profissionais da educação: como preservar a saúde emocional e psicológica!

Quais as melhores atividades?

As opções são infinitas e podem ser escolhidas de acordo com o contexto e o gosto das crianças. Existem opções clássicas, como brincadeiras em grupos, até escolhas mais modernas, com o apoio de videogames e ferramentas tecnológicas. Confira as principais:

Desenhos:

estimule a criatividade dos pequenos e peça para elas desenharem situações que normalmente viram em algum passeio ou que aprenderam na sala de aula. Isso faz com que utilizem mais a imaginação e a memória.

Artes:

música, danças e teatro são ótimas opções que combinam tanto o desenvolvimento motor quanto o cognitivo. Elas se movimentam mais e percebem que precisam respeitar regras e rituais para fazer essas atividades.

Brincadeiras interativas:

no caso, jogos de infância passados pelos pais e avós. Brincar de se esconder com outras crianças ou participar de uma roda de atividades mostra a importância de respeitar o colega e de brincar com ele.

Mídias digitais:

se a maioria dos jovens já está acostumada com videogames e celulares, por que não incorporar essa tecnologia na sala de aula? Na medida certa, ela pode estimular a criatividade e imaginação dos participantes com a resolução de desafios lógicos.

Não deixe de conferir: Professor psicologicamente preparado é um grande aliado da educação!

Conheça mais o universo das crianças

A dica vale para todos: é preciso estar em constante atualização de conhecimento no mundo em que vivemos. O que hoje pode ser aceito como verdade universal, amanhã pode ser contestado e ignorado por conta de novas pesquisas e estudos.

Portanto, se você trabalha com educação, leia bastante sobre sua área, pesquise o que está sendo discutido e, principalmente, faça cursos para professores que estão disponíveis tanto na Internet quanto no mundo off-line.

Qual sua experiência com crianças? Já fez algum curso de atividades lúdicas? Conte para a gente nos comentários e aproveite para ver as outras possibilidades do Cursos 24 horas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Rosa Augusto Jezu kuzo disse:

    Boa tarde! eu trabalho com crianças há mais de cinco anos, e gosto bastante de aprender novos métodos e actividades lúdicas que podem desencadear um bom ambiente e aprendizagem a criançada.
    Meu desejo é fazer o curso de actividades lúdicas, visto que só tenho o curso de educação infantil, com objectivo de patentear ainda mais os meus conhecimentos em como trabalhar com crianças.
    Gostaria de saber quais os passos para montar uma sala lúdica de acordo com as necessidades dos petizes?

  • Joelma do Nascimento Medeiros disse:

    Excelente.

  • Debora disse:

    Olá gostaria de fazer um curso para professores.
    Como posso fazer?