Como se Preparar Para o ENEM? 09 Dicas Para Arrasar na Prova e na Redação!

Postado por Admincursos | 6 de agosto de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Como se Preparar Para o ENEM? 09 Dicas Para Arrasar na Prova e na Redação!

Saber como se preparar para uma das provas mais importantes da sua vida fará toda a diferença no resultado!

O ENEM 2018 já está aí. A prova será aplicada nos dias 4 e 11 de novembro, em dois domingos seguidos, e nem todo mundo sabe como se preparar para o ENEM da melhor forma e, então, conseguir conquistar aquela vaga na faculdade.

Se você está nesse grupo, fica tranquilo! É normal se sentir assim, já que esse é o primeiro vestibular de muitas pessoas, que além da dificuldade das matérias em si, ainda traz algumas doses de apreensão, incerteza e nervosismo.

Ainda bem que existem ótimas dicas para aproveitar melhor seu tempo e otimizar o aprendizado. Assim, o resultado da prova será exatamente aquele que você espera – ou até melhor!

Como se Preparar Para o ENEM e Fazer uma Ótima Prova?

Ficar preocupado não é errado, muito pelo contrário. Afinal de contas, a concorrência é grande: foram 7,7 milhões de inscritos em 2015, 9,2 milhões em 2016, 6,7 milhões em 2017 e 5,5 milhões para a edição de 2018.

Ainda assim, tudo depende de como se olha para a situação. Afinal de contas, é certo que muitos participantes não se preparam como deveriam, o que abre mais chances para que você alcance seus objetivos.

Com as seguintes dicas de como se preparar para o ENEM, você vai conseguir realizar essa prova bem mais tranquilo e extrair todo o seu potencial!

1 – Comece a Estudar com Antecedência

Sabe aquelas provas da escola, que vários alunos deixavam para estudar só alguns dias antes (ou, pior ainda, no mesmo dia) da prova? Então, isso não vai colar.

Organizar os estudos para o ENEM é super importante para conseguir chegar o mais preparado possível, sem ter esquecido de nada que você deveria saber sobre cada uma das matérias.

As matérias que cairão na prova são as seguintes:

  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e Suas Tecnologias;
  • Matemática e Suas Tecnologias.

Cada uma delas terá 45 perguntas, então quem quer saber como se preparar para o ENEM deve começar a estudar o quanto antes!

como se preparar para o enem

2 – Monte Grupos de Estudo

Você pode ser bom em português, mas não entender muito de história. Enquanto isso, tem aquele seu amigo que manja muito de matemática, mas não é bom com português.

Cada pessoa tem mais facilidade com determinada matéria, isso é normal. Para tirar proveito disso, é bem bacana montar grupos de estudo, com pessoas que entendem bem sobre cada matéria.

Assim, um poderá ajudar o outro a aprender melhor e todos estarão mais preparados para encarar a prova.

3 – Analise as Provas Anteriores

É claro que as provas mudam com o passar dos anos, mas o formato costuma ser o mesmo. Por isso, é fundamental que você veja como foram as provas dos anos anteriores para saber o que lhe aguarda.

A importância do ENEM é muito grande para se permitir ser pego de surpresa, então vale muito a pena dar uma olhada nas provas anteriores e, se possível, tentar realizá-las em casa mesmo, sem consulta, como se estivesse no dia da prova.

Isso vai te ajudar muito na hora de entrar na sala de aula e fazer a prova, já que muitas coisas não serão novidades para você.

Veja mais – Qual é a importância do ENEM?

4 – Preste Atenção no Inglês ou Espanhol

Na hora de fazer a inscrição para o ENEM, é solicitado que o candidato escolha um idioma entre inglês e espanhol para sua prova. Essa é uma escolha muito mais importante do que pode parecer.

São 5 questões de inglês ou espanhol que caem na prova. Não parece muito quando se pensa em 180 questões ao todo, mas essas 5 perguntas podem fazer você ter a pontuação que precisa para passar naquela faculdade.

Por isso, mesmo que sejam poucas questões, o processo de como se preparar para o ENEM também passa por uma boa revisada nos conteúdos de inglês ou espanhol. Assim, os pontinhos a mais na nota podem te abrir muitas oportunidades!

5 – Fique Atento aos Assuntos do Cotidiano

Nem tudo que diz respeito a como se preparar para o ENEM está relacionado a estudar livros e cadernos todos os dias. Ficar antenado no que acontece no mundo também pode te dar uma ótima vantagem competitiva.

Além das questões, que podem abordar algum dos assuntos do cotidiano, a redação costuma tratar de temas que estão em alta na sociedade e que sejam importantes para ela, e é muito mais fácil falar sobre aquilo que você entende.

Então, seja pela internet, em jornais ou programas de notícias, fique atento ao que acontece no Brasil e no mundo, já que isso pode cair na sua prova.

6 – Estude Para a Redação

Saber como fazer uma boa redação para vestibular é essencial se você quer ter uma nota bacana no vestibular, então o tema também deve fazer parte da sua rotina de estudos.

Além de ficar ligado ao que acontece no cotidiano, você precisa preparar seus conhecimentos em português e redação para conseguir superar essa que é uma das etapas em que o nervosismo costuma bater mais forte.

Quanto a fazer antes ou depois de responder as perguntas, depende muito do que você preferir. Tem gente que se sente mais preparado se responder toda a prova primeiro, enquanto outras pessoas preferem fazer logo a redação.

Seja como for, uma boa dica de como se preparar para o ENEM quanto à redação é usar a folha de rascunho, pois é ali que você poderá cometer erros. Depois de ajustar todas as suas ideias e palavras, então passe para a folha definitiva.

como otimizar o tempo nos estudos

Dicas Para os Dias de Prova

Além da preparação, é importante conferir algumas dicas valiosas para o dia da prova, que é quando você aplicará tudo o que estudou.

7 – Mantenha a Calma

Como vimos anteriormente, é normal ficar nervoso, mas você deve fazer o que estiver ao seu alcance para mandar o nervosismo para bem longe.

Cada pessoa tem seus métodos para manter a calma: algumas preferem escutar música, outras gostam de fazer uma caminhada, meditar ou mascar chiclete. Seja qual for a sua técnica, não deixe de usá-la.

Ficar tranquilo é tão importante quanto saber como se preparar para o ENEM, já que assim você poderá colocar em prática toda a teoria que estudou.

estudante como se preparar para o enem

8 – Leve Água e Alimentos

A duração máxima das provas é bem extensa: no primeiro dia, são 5 horas e meia, graças à redação, enquanto o segundo dia tem 4 horas e meia de prova.

Por isso, é bom levar uma garrafa de água e também algumas guloseimas para comer, que podem ser bombons, biscoitos, balas ou o que você preferir, desde que não faça tanto barulho.

Ao comer durante a prova, uma parte do nervosismo vai embora e você fica mais tranquilo, além de não ficar com fome, já que não dá para sair para comer ou comprar alguma coisa na cantina na hora da prova.

9 – Questão Difícil? Então Pula

Você pode ter estudado o quanto for, mas é bem provável que encontre algumas questões complicadas, que você pensa, se concentra, mas nem assim consegue resolver. Se isso acontecer, pula pra próxima.

Sempre que encontrar uma pergunta difícil, marque qual é e avance. Assim, depois de terminar a prova, você volta nessas perguntas, com a cabeça mais fresca e sem ter perdido muito tempo na mesma questão.

Ah, também vale a pena lembrar que não adianta ter seguido a todas as dicas de como se preparar para o ENEM se você preencher o gabarito incorretamente, então se atente às instruções e tome muito cuidado.

Inscreva-se agora no Curso de Redação por apenas R$35,00 – Sem mensalidades!

Faça Uma Excelente Prova do ENEM!

A preparação é fundamental em várias etapas da vida, e o vestibular é uma delas. Se você estudar, planejar e chegar lá preparado, seu desempenho será muito melhor do que se tivesse pulado essas etapas.

Cada uma dessas dicas pode ajudar a mandar muito bem na prova e, então, conseguir escolher entre várias opções para chegar na tão sonhada e esperada fase da faculdade.

Então, comece a se preparar hoje mesmo, faça um curso de redação online para mandar bem demais no seu texto, mantenha a calma, estude bastante e comprove como se preparar para o ENEM realmente faz diferença – e para melhor!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *