Curso de Psicologia Infantil: Confira o Que Você Vai Aprender e Comece Agora!

Postado por Admincursos | 30 de agosto de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Curso de Psicologia Infantil: Confira o Que Você Vai Aprender e Comece Agora!

Fazer esse curso te ajudará a ter uma relação muito melhor com as crianças em seu trabalho e na vida pessoal e familiar!

Saber lidar com as crianças é uma virtude, capaz de ajudar a se relacionar muito melhor com os pequenos, e o curso de psicologia infantil pode te ajudar a desenvolver essas habilidades com maestria!

Esses conhecimentos são fundamentais para todos os profissionais que trabalham com crianças, bem como para os pais, tios, avós e demais pessoas que querem saber como conversar com os pequenos e entendê-los melhor.

Se você está em busca dessas características, então o curso é ideal para você. Veja tudo o que é ensinado nele, como o impacto dessa decisão será muito grande e qual é a importância de adquirir tais conhecimentos!

curso de psicologia infantil

Por Que a Psicologia é Importante Para as Crianças e Adultos?

A psicologia é uma ciência fundamental para o ser humano. Considerada como uma disciplina científica desde 1879, suas origens datam de mais de 2.000 anos atrás, e sua aplicação é essencial tanto para as crianças quanto para os adultos.

Muitas pessoas procuram por psicólogos para ajudá-las a lidar melhor com suas vidas. De acordo com estatísticas do Conselho Federal de Psicologia (CFP), são mais de 321.000 psicólogos em todo o território brasileiro.

A importância dessa ciência é tão grande que, em 2017, a Justiça Federal anulou uma norma da Agência Nacional de Saúde (ANS) que limitava o número de atendimentos psicoterápicos arcados pelos convênios a 18 por ano.

A partir de então, o número de sessões deve ser o que foi indicado pelo profissional, o que possibilita ao paciente ter um atendimento completo, que possa ajudá-lo da maneira que eles precisam. Tudo isso ajuda a entender a importância da psicologia.

Os adultos podem tomar a decisão de procurar por tratamento, seja individualmente ou com o apoio de amigos e familiares, mas e quando se trata das crianças?

Graças à sua pouca idade, muitas delas não sabem que têm problemas psicológicos, que podem impactar diretamente em seu desenvolvimento social, pessoal e profissional, e cabe aos adultos identificar possíveis sintomas.

Através de um curso de psicologia infantil, a identificação desses sintomas se tornará mais eficaz, o que será de grande valia para a criança, tanto durante a infância quanto, futuramente, na adolescência e na idade adulta.

Não deixe de ver – Empregos em Alta: Quais São as Profissões Mais Promissoras no Brasil?

O Que é Ensinado em um Curso de Psicologia Infantil?

O curso traz os principais transtornos psicológicos das crianças, além de ensinar como eles podem ser identificados e, posteriormente, tratados.

Alguns dos problemas psicológicos mais comuns em crianças são hiperatividade, stress infantil, ansiedade e até mesmo depressão, e quanto antes eles forem identificados, maiores são as chances de um tratamento bem-sucedido.

Dividido em 4 unidades, o curso de psicologia infantil traz os seguintes ensinamentos:

  • Conceitos e dados históricos da psicologia infantil: aqui, será feita uma introdução sobre o assunto, com a definição do que é psicologia, como ela se manifesta na infância, a história da saúde mental infantil e a relação entre a educação infantil e a psicologia.
  • Conceitos e descobertas do mundo infantil: a segunda unidade aborda os fundamentos do pensamento reichiano e suas contribuições na compreensão da criança, as características dos pequenos (vivência do imediatismo, mudanças e descobertas) e as mudanças das gerações ao longo da história.
  • Principais tratamentos psicológicos: a unidade trata do relacionamento interpessoal na infância e a psicologia, maiores informações sobre stress infantil, hiperatividade, distúrbios alimentares, distúrbios educacionais e dislexia.
  • O processo psicoterapêutico infantil: para concluir, serão explanados os processos da consulta, as sessões com os pais e as visitas domiciliares e escolares, que podem ajudar tanto no diagnóstico quanto no tratamento.

Como os Ensinamentos da Psicologia Infantil Ajudam no Tratamento Com as Crianças?

O profissional de psicologia infantil que entender sobre o assunto será capaz de saber como aplicar a ciência da psicologia às crianças, o que garante que elas terão uma vida melhor e uma relação mais saudável consigo mesmas e com o mundo.

A psicologia infantil trata do comportamento das crianças, de suas características físicas, motoras, sociais, emocionais e cognitivas, as quais podem ser percebidas pelos pais e familiares, mas também pelos professores, educadores e cuidadores.

De acordo com a Sociedade Nacional para Prevenção de Crueldade às Crianças (NSPCC, do Reino Unido), o número de crianças que as escolas encaminham para tratamentos psicológicos aumentou em até um terço de 2016 a 2018.

Porém, praticamente um terço das crianças encaminhadas não tiveram o seu tratamento aceito por não terem se enquadrado nas exigências do serviço, o que leva a mais crianças com problemas psicológicos.

Além de mostrar a quantidade de crianças que podem apresentar transtornos psicológicos, essa informação ressalta a importância que os profissionais têm em sua identificação precoce, e quem tiver um curso de psicologia infantil está muito mais apto para tal.

curso de psicologia infantil

Quem Pode Fazer um Curso de Psicologia Infantil?

Todas as pessoas que tiverem interesse em aprender sobre essa área podem fazer o curso, o que certamente agregará muito às suas vidas.

Em um primeiro momento, pode parecer que apenas profissionais da educação ou que trabalham com crianças são bons candidatos, mas não são apenas eles que se beneficiarão com os conhecimentos adquiridos.

Pais, tios, avós e familiares podem fazer um curso de psicologia infantil para ajudarem as crianças que conhecem, assim como profissionais de outras áreas também podem estudar sobre o assunto.

Como as crianças nem sempre conseguem expor as dificuldades emocionais e psicológicas que sentem, a iniciativa do diagnóstico deve partir dos adultos, e não há nada melhor do que se preparar bem para esse momento.

Conhecer a área da psicologia e escolher o curso ideal também é recomendável para quem deseja se formar psicólogo, e entender mais a fundo sobre a abordagem com as crianças pode ajudar a tomar a melhor decisão sobre a especialização do futuro profissional.

Inscreva-se no Curso de Psicologia Infantil por apenas R$65,00 – Sem mensalidades

Aplique os Conhecimentos da Psicologia Infantil em seu Dia a Dia!

Seja para atuar profissionalmente ou para estar capacitado a identificar transtornos psicológicos, o curso traz conhecimentos aprofundados e completos sobre o assunto, que te ajudarão a ser um bom conhecedor do assunto.

Além disso, o curso é feito pela internet, através de videoaulas, o que te permite escolher os melhores dias e horários para complementar sua formação profissional ou se enveredar em novas áreas do conhecimento.

Caso tenha se interessado, não deixe de aproveitar essa oportunidade de fazer um curso online psicologia infantil. Com certeza, isso te ajudará a ser uma pessoa ainda mais preparada para tratar com crianças em seu dia a dia!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *