Dicas de Português Para Concurso: 09 Erros Que Você Não Pode Cometer!

Postado por Admincursos | 13 de agosto de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Dicas de Português Para Concurso: 09 Erros Que Você Não Pode Cometer!

Certos erros de português podem tirar a chance daquela aprovação que você tanto sonhou!

Conseguir uma vaga em um concurso é o sonho de muita gente, já que estabilidade financeira garantida e bons salários são difíceis de se conseguir no mercado. Porém, o português para concurso costuma ser uma dificuldade bem grande para os candidatos.

De acordo com a ANPAC (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos), foram 79 mil vagas disponibilizadas em 2017 e a expectativa é de que 2018 feche com 162 mil vagas, mas a concorrência também é muito grande.

Presentes em praticamente todos os concursos, não importa qual seja o nível ou o cargo pretendido, as questões de língua portuguesa podem fazer toda a diferença na sua nota, além de os conhecimentos no idioma serem necessários para toda a prova.

Para que você tenha um desempenho melhor e consiga ser aprovado, nós separamos 9 erros que não podem ser cometidos de jeito nenhum na sua prova. Tome muito cuidado com eles!

09 Erros de Português Para Concurso Super Comuns

O português é uma das coisas mais importantes a se estudar para concurso público. Por isso, separamos alguns dos principais erros que costumam acontecer nesses textos.

1 – Usar a Crase de Maneira Errada

Uma das maiores dúvidas de português no cotidiano é quanto ao uso da crase. Por mais que esse seja um assunto abordado na escola, é comum se confundir de vez em quando.

Existe a preposição “a”, como “procuram a mim dia e noite” e o artigo feminino “a”, como “essa é a minha sala de aula”. Quando a preposição se junta a um artigo masculino, ela se transforma em ao, como em “vamos ao mercado mais próximo”.

A chave da questão, e que não vai te deixar errar no português para concurso, é que a crase deve ser usada na junção da preposição “a” e do artigo feminino “a”, como “às vezes, deixo escapar um pequeno erro”.

Ao colocar essa regrinha em mente, os erros passarão longe da sua prova!

português para concurso dicas

2 – Trocar “Mas” e “Mais”

“Mais”, com “i”, é um advérbio de intensidade, o contrário de “menos”. Por outro lado, “mas”, sem “i”, é uma conjunção adversativa, o oposto de “portanto”. Com isso, a confusão entre as duas palavras será cada vez menos comum.

Quando se fala sobre quantidade ou intensidade, como em “gostaria de mais um pastel”, “estou com mais frio do que ontem” ou “quanto mais, melhor”, deve ser utilizada a palavra “mais”.

Já quando se quer exprimir uma ideia de oposição, usa-se o “mas”, como em “eu iria, mas está muito frio”, “fui ao ponto atrasado, mas consegui pegar o ônibus” ou “gostaria de ajudar mais, mas preciso ir embora”.

3 – Interpretar os Textos Incorretamente

A interpretação de texto está entre os conhecimentos básicos para concursos, já que é necessária tanto para as questões de português como para todo o restante da prova. Logo, deixar de fazer isso é um dos principais erros de português para concurso.

Além dos textos propriamente ditos, as perguntas também precisam ser lidas e interpretadas corretamente para entender o que foi solicitado e, então, escolher a alternativa que melhor se adéqua, isso sem falar de entender o que for pedido para a redação.

Para conseguir fixar esse conhecimento, a melhor alternativa é ler livros, revistas, jornais, conteúdos na internet e todos os tipos de texto possíveis. Com o passar do tempo, a interpretação será algo cada vez mais natural.

4 – Usar as Vírgulas no Lugar Errado

Uma vírgula pode fazer toda a diferença. Por exemplo, em “se o aluno soubesse o valor que tem a educação agradeceria à professora”, falta uma vírgula, mas o lugar que ela é colocada muda todo o sentido da frase.

Em “se o aluno soubesse o valor que tem, a educação agradeceria à professora”, é como se a educação fosse grata à professora por mostrar que seus alunos têm muito valor.

Já em “se o aluno soubesse o valor que tem a educação, agradeceria à professora”, o aluno é que agradece à professora pelo valor que a educação tem e por tudo que ela faz nesse sentido.

Esse é apenas um exemplo que mostra como as vírgulas podem estar entre os maiores erros de português para concurso. Preste muita atenção nisso para não mudar o sentido das frases e dizer o que não queria na redação!

5 – Impessoalidade dos Verbos “Haver” e “Fazer”

Quando se usa com o sentido de “existir”, os verbos “haver” e “fazer” são impessoais, ou seja, são utilizados em frases em que não há sujeito.

Em outras palavras, é incorreto dizer “fazem três dias que eu não consigo dormir” ou “hão três mulheres em minha família”, por exemplo. O certo é dizer “faz três dias que eu não consigo dormir” e “há três mulheres em minha família”.

Portanto, sempre que há o sentido de “existir”, não conjugue os verbos. Caso contrário, este pode ser um erro grave de português para concurso!

guia exclusivo como otimizar seu tempo nos estudos

6 – Erros de Ortografia

Você pode ter uma ideia excelente para criar sua redação, mas se as palavras estiverem escritas incorretamente, então você terá um grande problema, que pode comprometer toda a sua nota.

Saber como escrever as palavras é fundamental para ter um bom desempenho, ainda mais na hora da redação. Assim, você demonstra domínio da língua portuguesa.

Por isso, falhas na ortografia estão entre os principais erros de português para concurso. Leia bastante, sempre em fontes confiáveis, para absorver esse domínio que será fundamental para a sua prova.

7 – Pontuações Utilizadas Incorretamente

Nós já falamos um pouco sobre isso no item 4, sobre a questão das vírgulas, mas todas as pontuações são muito importantes para a sua redação, já que usar o sinal de pontuação errado ou aplicá-lo no lugar errado da frase é bem ruim para sua nota.

Se você não se sente muito confortável com essa questão, é bom reforçar os exercícios para não errar na hora da redação. A melhor forma de fixar os conhecimentos sobre pontuação é aliar os exercícios às leituras.

Ao estudar mais sobre esse assunto de português para concurso, se alguém te perguntar se ficou com medo na hora da prova, você saberá bem a diferença entre responder “não fui aprovado” e “não, fui aprovado”!

Veja também – Novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Vamos relembrar?

8 – Troca de Pronomes

Eu, tu, ele, nós, vós, eles. Esses são mais fáceis e fazem parte do nosso dia a dia, mas e quando chega nos pronomes pessoais do caso oblíquo, como me, mim, comigo, te, ti, contigo, o, a, lhe e por aí vai?

Tais pronomes não são muito utilizados, mas na verdade deveriam, já que nos acostumamos com a linguagem informal e é bem comum soltar um “vi ele subindo a rua”, quando o correto seria “o vi subindo a rua”.

Justamente por não usarmos sempre da maneira certa, os pronomes estão entre os erros de português para concurso mais comuns, então estude-os com atenção para mandar muito bem na sua redação.

9 – Uso de Gírias e Abreviações

A internet trouxe muito mais praticidade ao dia a dia, mas os limites de caracteres do Twitter e a pressa de responder a todas as mensagens do WhatsApp fez com que as gírias fizessem parte da nossa rotina.

Falar “vc” ao invés de “você”, “tbm” ao invés de “também” e “qlqr” ao invés de “qualquer” até funciona na internet, mas nem pense em cometer essa atrocidade na sua redação!

Para que o português para concurso não faça você perder pontos, sempre escreva corretamente e deixe as gírias para a internet mesmo. Depois que for aprovado no concurso, não tem problema em digitar que “deu td certo” para os amigos.

português para concurso dicas

Veja mais – Estudar para concurso público: 07 dicas para ser aprovado.

Capriche no Português e Mande Bem na Hora do Concurso!

Dedicar algumas horinhas a mais do seu estudo para o português pode fazer você ser aprovado, o que é objeto de desejo de milhares de concurseiros em todo o Brasil.

Para ajudar, você pode fazer um curso de redação online, que ensina várias dicas para escrever melhor e, consequentemente, ter uma melhor interpretação de texto e dominar as pontuações.

Além disso, os cursos para concursos públicos também podem dar aquela forcinha nos conhecimentos específicos, que têm ainda mais peso para a prova.

Estude bastante sobre cada um dos erros de português para concurso que estavam na nossa lista e tenha certeza de que eles passarão bem longe da sua prova e da redação!

Gostou das nossas dicas? Sabe de mais alguma que pode ajudar? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer os demais cursos online que oferecemos!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *