Curso de vendas: aprenda agora dicas infalíveis para obter sucesso

Postado por Admincursos | 3 de setembro de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Curso de vendas: aprenda agora dicas infalíveis para obter sucesso

Conhecer as melhores técnicas pode te fazer vender muito mais!

O departamento de vendas é um dos mais rentáveis de uma empresa. Isso motiva vários profissionais da área a investirem em um curso de vendas para que consigam melhores resultados.

Ainda que sejam colocadas de lado algumas vezes, as técnicas ensinadas neste curso podem fazer toda a diferença, positivamente, no desempenho de um colaborador, o que o capacitará a ter uma melhor remuneração fixa e variável.

Para que você consiga melhorar ainda mais profissionalmente, nós separamos algumas dicas para potencializar seu desempenho comercial.

Melhores técnicas ensinadas em um curso de vendas

Pode levar um certo tempo até masterizar cada uma dessas técnicas, mas o esforço será muito bem recompensado!

1 – Argumentação persuasiva

Como diz o ditado, a propaganda é a alma do negócio. Um produto ou serviço pode ser o melhor, mas se ele não for oferecido com a dose correta de persuasão, as chances das vendas diminuem.

Por isso, saber como argumentar persuasivamente é uma característica fundamental ensinada em um curso de vendas. Ao manter um bom relacionamento verbal com os clientes, seu interesse pelo que é oferecido será consideravelmente maior.

Isso, inclusive, é comprovado cientificamente: estudos feitos por Robert Cialdini, professor e psicólogo norte-americano, mostram que reciprocidade, autoridade, comprometimento, afinidade, consenso e sentimento de escassez são os pilares da persuasão.

Quando a comunicação é feita de acordo com esses pilares entre o vendedor e o potencial consumidor, dá-se um passo muito importante em direção à compra ou contratação.

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2 – Abordagem personalizada

Imagine um vendedor de uma loja de brinquedos e outro de uma concessionária de automóveis. Ainda que ambos trabalhem com vendas, a abordagem é totalmente diferente, já que os produtos são oferecidos para nichos praticamente opostos.

Isso quer dizer que saber como abordar os clientes de maneira personalizada com o que é oferecido está entre as melhores técnicas de um curso de vendas. Quando se fala a língua do potencial consumidor, o negócio flui com muito mais naturalidade.

No exemplo citado, o universo das crianças é lúdico, divertido e cheio de entusiasmo, enquanto os adultos já se interessam mais por estatísticas, dados, características e diferenciais – embora o fator entusiasmo também esteja presente.

Uma das melhores formas de praticar essa que é uma das habilidades que um bom vendedor deve possuir é se imaginar no lugar do cliente. Se o diálogo for pautado de uma maneira que o agrade, então as chances de sucesso aumentam muito.

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3 – Técnica A.I.D.A.

Essa é uma técnica mais que centenária, datada de 1898 e atribuída a Elias St. Elmo Lewis, um forte defensor da publicidade norte-americana, embora esteja entre as mais eficientes ensinadas em um curso de vendas.

A sigla A.I.D.A. significa “attract attention, maintain interest, create desire and get action” ou, em outras palavras, “atrair atenção, manter o interesse, criar desejo e ter uma ação”.

Seguir a essas 4 etapas em sequência pode ter resultados fenomenais. Confira:

  • Atrair atenção: o primeiro passo é chamar a atenção do consumidor, o que ocorre depois de se tornar conhecido por ele e elaborar uma estratégia que fuja do padrão e mostre que há algo de diferente nesta oferta. 
  • Manter o interesse: depois de ter chamado a atenção do cliente, deve ser criado um forte interesse pela oferta, o que pode ser feito ao mostrar que ele tem algum tipo de problema ou que a obtenção do produto ou serviço oferecido irá lhe trazer benefício. 
  • Criar desejo: agora que o cliente está interessado, entra a parte da divulgação do produto ou serviço, de suas principais características e, principalmente, os benefícios que ele obterá. Assim, haverá um sentimento de desejo pela compra ou contratação. 
  • Ter uma ação: é aqui que ocorre a venda ou a contratação. Para seu sucesso, é fundamental que as 3 etapas anteriores tenham sido realizadas com excelência, já que isso tornará a conclusão do negócio muito mais fluida e natural.

Mesmo com tantas décadas de existência, a técnica A.I.D.A. deve estar no manual de todos os vendedores, motivo que faz com que ela seja matéria obrigatória em um bom curso de vendas.

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4 – Pós-venda prestativo

Uma venda ou a contratação de um serviço não termina quando os documentos são assinados e o pagamento é feito. Na verdade, quando isso acontece, inicia-se uma nova etapa muito importante, que é o pós-venda.

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Productivity and Performance Managements, que considerou 48 empresas italianas, o processo de pós-venda melhora a imagem da empresa, a satisfação e a retenção dos clientes.

O funcionamento disso é muito prático: mesmo depois que o produto é adquirido ou que o serviço é contratado, o cliente pode precisar da empresa para sanar eventuais dúvidas que tenham surgido.

Mesmo que tudo esteja bem, um contato atencioso entre a empresa e o cliente depois da conclusão do negócio leva essa transação para um lado mais sentimental, que pesa muito na tomada de futuras decisões.

Quando o cliente se sente amparado e apoiado pela empresa, é bem provável que ele a procure quando precisar novamente dos produtos ou serviços oferecidos por ela, bem como que a indique para seus amigos, familiares e conhecidos.

Isso significa que o pós-venda precisa aparecer em um curso de vendas, já que é essencial, principalmente a médio e longo prazo.

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Seja bem-sucedido em suas vendas!

Assim como acontece nas outras áreas, é imprescindível adquirir experiência com o passar do tempo, mas a capacitação técnica e prática também precisa aparecer nessa equação para proporcionar bons resultados.

Essas são algumas das dicas para melhorar as técnicas de vendas que podem te ajudar muito em sua vida profissional. Pode levar um certo tempo até fixá-las em sua mente, mas quando o momento chegar, o progresso será contínuo.

Por isso, invista em um curso de vendas e adquira o máximo possível de conhecimento para aplicá-lo em sua vida. Assim, as chances de ter resultados melhores do que a concorrência ou os demais colaboradores da equipe serão muito maiores!

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