09 dicas de estudo indispensáveis para você aumentar a produtividade

Postado por Admincursos | 10 de setembro de 2018 | Deixe aqui seu comentário

09 dicas de estudo indispensáveis para você aumentar a produtividade

Melhorar o desempenho dos seus estudos pode ser simples se você seguir as dicas certas!

Estudar é muito importante, seja para arrasar naquela prova da escola ou para aprender um assunto novo para o trabalho, mas você sabia que as dicas de estudo podem deixar tudo mais fácil?

Algumas técnicas que vão além de separar um tempo, escolher um bom livro ou artigo ou assistir a uma videoaula podem potencializar sua aprendizagem e fazer com que o conteúdo seja absorvido mais facilmente pelo seu cérebro.

E então, está pronto para aprender as dicas que podem revolucionar os seus estudos? Então vamos lá!

Como organizar os estudos e ter mais produtividade

Ao seguir a cada uma dessas dicas, você poderá perceber como o aprendizado será mais natural e eficaz!

1 – Escolha o melhor lugar e horário

Algumas pessoas preferem estudar pela manhã na biblioteca da faculdade, outras gostam mais de ler as matérias à noite, na cama, antes de dormir e outras ainda preferem ir a um parque durante a tarde e estudar em contato com a natureza.

Isso quer dizer que a primeira das dicas de estudo é descobrir qual é o melhor lugar e horário para estudar, o que pode impactar diretamente na sua produtividade e também no tempo utilizado.

Pesquisadores das universidades da Califórnia – Berkeley e do Nordeste de Illinois chegaram à conclusão que estudar fora do horário ideal para seu relógio biológico traz um desempenho abaixo do seu máximo.

Para aprender o melhor lugar e horário, o melhor a se fazer é testar e perceber como foi seu desempenho. Depois de descobrir a opção mais adequada, siga-a sempre que possível!

2 – Planeje o seu tempo

Para que as técnicas de estudos funcionem, você precisa organizar bem o seu tempo, ou seja, planejar uma determinada hora do seu dia para estudar.

Um jeito bem simples de fazer isso é programar um alarme no celular. Depois da dica 1, você já saberá qual é o melhor horário, então é só se dirigir para o seu cantinho da produtividade e absorver os conteúdos.

Saber como programar seu calendário de estudos, com dias e horas marcadas, é muito interessante, já que torna a atividade mais organizada.

dicas de estudo

3 – Qualidade é melhor que quantidade

O que será que é mais eficiente: estudar 8 horas seguidas no mesmo dia ou dividir 1 ou 2 horas de estudo por dia?

A resposta é a segunda opção. Na verdade, estudar muito tempo em seguida, técnica conhecida como overlearning, pode atrapalhar mais do que ajudar, já que a mente estará tão cansada que não conseguirá reter as informações.

Quando o tempo de estudo não é tão longo, seu aproveitamento é melhor e você não fica com aquele sentimento de cansaço antes mesmo de começar, que pode até mesmo te desmotivar.

4 – Revise os conteúdos

Você já ouviu falar sobre alguma vez sobre curva do esquecimento? O nome pode soar estranho, mas essa é uma técnica que pode otimizar muito os seus estudos.

Hermann Ebbinghaus, um filósofo alemão, desenvolveu essa que é uma das melhores dicas de estudo no ano de 1855. Basicamente, ela diz que os conteúdos que aprendemos devem ser revisados dentro de pouco tempo para que fiquem fixados na mente.

Por exemplo, até 24 horas depois de uma aula ou estudo sobre determinado assunto, é importante fazer uma revisão de aproximadamente 10 minutos. Depois de 7 dias, estude-o por 5 minutos e, depois de 1 mês, de 2 a 4 minutos.

Isso faz com que o cérebro realmente retenha aquele aprendizado. Essa técnica é muito mais eficiente do que tentar estudar tudo um ou dois dias antes da prova, já que a mente terá se esquecido da maioria dos assuntos.

5 – Descubra seu estilo de aprendizagem

Certas dicas de estudo não se aplicam a todas as pessoas, e essa é uma delas. O estilo de aprendizagem varia de acordo com cada um e, quando descoberto, pode aumentar muito o seu desempenho.

Basicamente, os estilos de estudo são os seguintes

  • Auditivo: pessoas que aprendem mais ao ouvir sobre o conteúdo. Elas podem gravar a leitura de conteúdos e exercícios ou apostar nas aulas em áudio.
  • Visual: quem aprende mais com a visão. Livros, revistas, sites, cadernos e exercícios impressos são a melhor opção para a retenção dos conteúdos.
  • Tátil ou cinestésico: pessoas cujo aprendizado é mais eficiente ao agir. Recitar os conteúdos como se fosse uma peça de teatro ou construir modelos físicos são algumas sugestões.

Depois de descobrir qual é o seu estilo de aprendizagem, o tempo de estudos será otimizado, assim como seu aproveitamento!

6 – Devore os exercícios

Você pode aplicar boas técnicas de concentração para melhorar a produtividade dos estudos, mas ficar apenas na leitura, na observação e na escuta não é tão eficiente do que aliar os exercícios à sua rotina de estudos.

Uma pesquisa feita em 2006 mostrou que alunos que estudavam um conteúdo e faziam exercícios sobre ele depois de uma semana tinham resultados muito melhores do que aqueles que apenas revisaram o conteúdo, sem fazer os exercícios.

Por isso, uma das melhores dicas de estudo é separar um pouco do seu horário para fazer exercícios, mesmo que sejam antigos. Isso ajuda a reter os conteúdos, além de te deixar mais preparado para as provas.

7 – Faça pausas de vez em quando

Mesmo que a prova seja no dia seguinte, não é saudável estudar por muito tempo seguido sem parar para descansar, tomar um ar fresco e distrair a mente. Se você fizer isso, a estafa pode prejudicar o seu desempenho.

O professor Robert Bjork, da Universidade de Califórnia, comandou estudos que comprovam que as pausas ajudam o cérebro a memorizar o conteúdo a longo prazo, ou seja, permitem que você realmente entenda e aprenda sobre o assunto.

Suas pesquisas também mostram que dados importantes podem ser recuperados pela mente ao variar o local de estudos. Por isso, separar mais de um lugar para a dica #1 pode ser ainda melhor se quiser aproveitar as dicas de estudo ao máximo.

8 – Cuide da sua qualidade de vida

Para fechar nossa lista de dicas de estudo, nós trazemos uma dica que foge um pouco das técnicas de estudo, mas influencia diretamente em sua eficácia: a qualidade de vida.

É importante que você separe alguns momentos para descansar, relaxar e fazer as coisas que mais gosta. Tentar forçar o cérebro a estudar ininterruptamente pode ser prejudicial para a capacidade de retenção das informações e conteúdos.

Praticar exercícios físicos e dormir bem também fará com que o corpo funcione melhor, o que consequentemente proporcionará um melhor desempenho intelectual.

Até alguns alimentos ajudam nos estudos, como salmão, ovos, morango, tomates e oleaginosas (nozes, castanhas, amendoins, pistaches e macadâmias, entre outros), já que reúnem nutrientes importantes para a memória.

9 – Peça ajuda

Essa é uma dica tão simples quanto eficiente. Se você não se sentir muito confortável em determinada matéria, peça ajuda para alguém que tenha um melhor domínio sobre ela e, assim, possa lhe ajudar a entender.

Parte da eficiência dos grupos de estudo deriva exatamente desse conceito, já que cada um pode ajudar os outros nas matérias que entende melhor.

dicas de estudo

Leve sua produtividade ao nível máximo!

Cada uma dessas dicas pode te ajudar a alcançar bons níveis de produtividade e organização, o que por sua vez permite que o cérebro armazene as informações com mais eficiência e você consiga aprender o que precisa.

Seja para mandar bem nos cursos online ou para tirar boas notas nas provas da faculdade, coloque essas dicas de estudo na sua rotina. Assim, você perceberá que os resultados serão muito melhores e que o aprendizado será mais duradouro!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *