Orientação profissional: 07 dicas para te ajudar a tomar a decisão certa.

Postado por Admincursos | 17 de setembro de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Orientação profissional: 07 dicas para te ajudar a tomar a decisão certa.

Se você está na fase da vida em que não sabe muito bem qual caminho tomar, entenda quais são os primeiros passos para definir os seus objetivos

A vida é repleta de escolhas que podem mudar totalmente o nosso futuro, e uma das mais importantes é a da profissão. Por isso, muitas pessoas procuram por uma orientação profissional para ajudar a escolher com o que trabalharão.

Essa é uma decisão que pode te ajudar a aliar suas características e preferências com o que fará profissionalmente, o que facilita a escolha e tende a trazer resultados mais eficientes.

Nós separamos dicas práticas e eficientes capazes de aliviar esse momento tão importante!

Dicas práticas para ajudar na orientação profissional

É normal sentir um pouco de dúvida e indecisão nessa etapa, mas também é importante passar por ela para, assim, planejar seus passos na vida profissional!

1 – Se conheça melhor

A escolha da futura carreira tem tudo a ver com sua personalidade, comportamento e preferências, mas será que você sabe exatamente quais são eles?

O primeiro passo de uma boa orientação profissional é se conhecer melhor. Reserve um tempo para entender seus valores, interesses, maiores habilidades, aptidões e desafios.

Isso servirá como um filtro para avaliar o que combina com você e o que foge muito de seus padrões. Assim, já será possível começar a montar uma lista, ainda que mentalmente por enquanto, de quais são as profissões mais compatíveis.

2 – Faça um teste vocacional

Depois da mini-aula de autoconhecimento feita anteriormente, você estará mais preparado para realizar um teste vocacional, que consiste em responder perguntas para saber quais são as possíveis áreas que combinam com você.

Esse é um bom exercício para compreender sua vocação profissional, já que traz informações sobre você que podem ajudar bastante na definição de uma possível carreira a seguir.

Existem várias alternativas para a realização do teste, e as mais comuns são através de sites ou em consultas com psicólogos. Você pode escolher a que mais lhe agrada ou até mesmo as duas para ter diferentes opiniões, bem como fazer quantos testes julgar necessário.

3 – Crie uma lista de profissões

Depois de ter passado pelos testes vocacionais, você deve ter profissões compatíveis com suas respostas. Agora, chegou a hora de organizar as informações em uma única lista.

orientação profissional

 

Analise as profissões fornecidas em cada orientação profissional, veja quais se repetem e crie uma lista, chamada de “profissões para explorar”. Esse é um indicativo de que você é um bom candidato para elas, já que apareceram em diferentes testes.

Depois, analise mais uma vez as profissões dos testes vocacionais e acrescente na lista aquelas que parecem interessantes para você, mesmo que não tenham se repetido.

Por fim, adicione na mesma lista as ocupações que não conhecer muito bem. Elas podem te trazer boas surpresas.

4 – Estude sobre cada profissão da lista

Agora, pegue a sua lista de “profissões para explorar” e comece a pesquisar sobre cada uma delas. Procure a descrição daquele trabalho, o que é preciso fazer para atuar na área e quais são as possíveis evoluções na carreira.

Nessa etapa da orientação profissional, você também deve pesquisar sobre o mercado de trabalho para aquela área e a remuneração, mas lembre-se que isso pode variar para mais ou para menos de acordo com vários de fatores.

5 – Faça um resumo da sua lista

Depois de aprender sobre as profissões, você poderá decidir com mais precisão sobre aquelas que não te agradam tanto e as que parecem uma boa alternativa para conduzir sua carreira.

Elimine as opções que não chamam a sua atenção. Se você não se imagina trabalhando com isso enquanto está na orientação profissional, é provável que sinta o mesmo caso decida trilhar esse caminho, embora com mais intensidade.

Quando terminar o processo, a lista deve estar bem mais enxuta do que antes, e esse é o intuito, que mostra que você está se aproximando do objetivo.

guia exclusivo otimizar o tempo nos estudos

6 – Aprofunde a pesquisa

Com menos opções em mãos, chegou a hora de fazer uma pesquisa ainda mais relevante. Procure pessoas que trabalham com as profissões que restaram na lista e tenha opiniões privilegiadas sobre elas.

Pode ser que você não conheça ninguém que trabalhe com essas profissões. Se isso acontecer, aproveite as redes sociais para procurar, principalmente o LinkedIn, que é focado nesse tipo de relacionamento.

Não é necessário fazer uma entrevista propriamente dita, o que é mais difícil com pessoas que moram longe. Um e-mail ou uma conversa no chat já podem ajudar bastante em sua orientação profissional.

Você também pode fazer cursos online para ter contato com a parte teórica do trabalho, o que ajudará a ter uma visão ainda melhor sobre o assunto.

7 – Tome sua decisão

Depois de ter trilhado todos os passos, chegou a hora de decidir a sua profissão. Analise as informações com cuidado e atenção e veja qual é aquela que parece mais atraente e interessante.

Aqui, o importante é escolher aquela que lhe traz a ideia de satisfação pessoal com mais intensidade, que você possa se imaginar trabalhando feliz e determinado. Assim, a trajetória tende a ser ainda mais saudável.

Dica extra: você sempre pode mudar de opinião

Caso tenha passado por todas as etapas, escolhido uma profissão e começado a estudar para seguí-la, ou mesmo se já for um profissional daquela área, sempre existe a possibilidade de começar de novo, e não há problema algum nisso.

Se nós podemos mudar de opinião com outros assuntos da vida, o mesmo se aplica ao trabalho. Acredite: procurar por onde começar a recolocação profissional e mudar sua rota trará um sentimento de realização incrível.

orientação profissional

Construa sua carreira profissional!

O processo de decisão de uma carreira é trabalhoso, mas vale muito a pena. Ao reunir todas as informações que puder, a tomada de decisão será mais fácil.

Nunca se esqueça de que você é responsável pelo seu sucesso profissional. Por isso, leve o tempo que precisar para decidir e recomece tudo quando sentir que é o momento.

Ao seguir a todas essas dicas, desde fazer testes vocacionais e trabalhar em uma lista até conversar com profissionais da área e fazer cursos online, você passará por um processo de orientação profissional que será muito importante para a sua vida!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *