Terapia cognitivo-comportamental: mude a forma de encarar a vida!

Postado por Admincursos | 6 de setembro de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Terapia cognitivo-comportamental: mude a forma de encarar a vida!

Mude a forma com a qual você reage aos acontecimentos do dia a dia e encare a vida de maneira mais leve

Você gostaria de compreender melhor seus pensamentos e emoções quando coisas inesperadas acontecem na sua vida? Se a resposta for sim, saiba que a terapia cognitivo-comportamental pode ser uma ótima parceira.

Essa abordagem especial das psicoterapias pode melhorar muito a qualidade de vida de uma pessoa, tenha ela algum tipo de transtorno psicológico ou não, de modo que sua vida seja ainda mais positiva.

Aprenda como funciona essa abordagem terapêutica, quando ela é recomendada e quais são os resultados esperados depois de sua aplicação.

O que é a terapia cognitivo-comportamental?

Esse é um tipo de terapia que visa mostrar que as reações para um determinado acontecimento na vida são o que realmente impacta em nosso psicológico, e não os acontecimentos propriamente ditos.

Em outras palavras, ela ajuda a entender que aconteça o que acontecer na vida, o que na verdade nos afetará psicologicamente é a forma que reagimos, não o fato ocorrido.

Também conhecida como TCC, a terapia cognitivo-comportamental foi desenvolvida por Aaron Beck, psiquiatra norte-americano muito conhecido no ramo, sendo inclusive o criador das mundialmente famosas escalas de depressão de Beck.

O nascimento dessa abordagem terapêutica ocorreu no início da década de 1960 por Beck e alguns de seus alunos, os quais comprovaram a eficácia de seus métodos, principalmente a longo prazo e para o tratamento de transtornos mentais.

terapia cognitivo-comportamental

Veja também – Confira 05 Hábitos De Sono Para Evitar Problemas Para Dormir

Como funciona?

A explicação técnica do funcionamento dessa terapia ajuda a elucidar o assunto, mas nada melhor do que um exemplo prático para compreender com mais clareza.

Imagine a perda de um ente querido, que é um acontecimento muito triste, pelo qual a maioria das pessoas está propícia a passar em suas vidas. Quando esse momento chega, a tristeza e o abalo psicológico são praticamente inevitáveis.

Esse é um momento muito intenso, mas é possível reagir a ele de diversas maneiras. Se for encarado como uma situação natural da vida, o abalo psicológico será muito menor do que pensar que esse será o fim de um relacionamento familiar.

O mesmo acontecimento pode resultar nas duas reações, mas uma fará com que o nosso psicológico seja muito mais afetado do que a outra.

Se houver duas pessoas e cada uma apresentar uma das reações citadas, a que considerou o fato como sendo consequência do processo da vida provavelmente lidará com a situação de uma maneira mais adequada do que a outra.

Confira também – Como funcionam os cursos do site – Duração, certificação, plano de aulas, valores.

Esse tipo de terapia é realmente eficiente?

Sem sombra de dúvidas. Além dos inúmeros testes que foram feitos com os alunos de Aaron Beck, milhares de pessoas já tiveram essas técnicas aplicadas em suas vidas e sentiram os benefícios trazidos por ela.

Entre tantos desdobramentos, um dos pontos mais importantes que ela visa trazer é que todas as pessoas estão sujeitas a passar por momentos difíceis em suas vidas – e provavelmente passarão. Por isso, é importante lidar com eles da melhor maneira possível.

Cuidar do cérebro é tão importante quanto do corpo, já que a saúde física e a mental andam juntas para nossa qualidade de vida. Por isso, é certo que a terapia cognitivo-comportamental é extremamente eficiente.

Quando a terapia cognitivo-comportamental pode ser aplicada?

Sua aplicação é muito vasta, mas ela é principalmente importante em pessoas que se enquadram nos seguintes casos:

  • Síndrome do pânico;
  • Fobia social;
  • Transtorno obsessivo compulsivo (TOC);
  • Transtorno bipolar;
  • Depressão;
  • Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH);
  • Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Além desses transtornos da mente, problemas de saúde física também podem contar com a terapia cognitivo-comportamental em seu tratamento, como hipertensão, dores de cabeça, síndrome da fadiga crônica e câncer, entre outros.

Porém, pessoas que não tenham sido diagnosticadas com doenças físicas e mentais também podem passar pela TCC, tanto para evitar que tais doenças se manifestem quanto para ter uma melhor compreensão de seus sentimentos e emoções.

Como a TCC pode influenciar em sua vida?

Além do tratamento de doenças do corpo e da mente, ela também pode trazer muitos outros benefícios, até mesmo para a vida profissional.

A inteligência emocional no trabalho possui uma influência muito forte, já que pode ajudar a controlar as emoções e lidar com as adversidades que vez ou outra podem acontecer em um ambiente profissional.

Outro exemplo é que a inteligência emocional é tão importante quanto as habilidades profissionais, já que muitas vezes nossas emoções não permitem que tenhamos um desempenho compatível com nosso conhecimento e experiência.

Na verdade, os sentimentos e emoções são importantes para tudo o que fazemos em nossas vidas, seja no trabalho, com a família, na faculdade, nas relações sociais e até mesmo na forma como nos relacionamos com nosso eu interior.

Portanto, a abrangência é muito maior do que se pode supor em um primeiro momento, e seus bons frutos podem ser colhidos em todas as áreas da vida.

terapia cognitivo-comportamental

Inscreva-se no Curso de Terapia Cognitivo-Comportamental por apenas R$75,00 reais – Sem mensalidades!

Como aplicar os conceitos?

As duas formas mais eficientes de começar a aplicar tais conceitos em sua vida são se consultar com um terapeuta e fazer um curso da área.

Ambas farão com que você se torne um conhecedor da TCC e possa aplicar seus conceitos e metodologias em sua vida, o que pode trazer resultados tangíveis.

Entender melhor nossos aspectos comportamentais e emocionais pode ajudar a ter relações muito mais benéficas em todas as áreas, além de conseguir absorver o que há de positivo em cada acontecimento na vida, seja ele positivo ou negativo.

A aplicação dessa terapia é determinante para quem deseja se sentir melhor em suas vidas, além de estar mais preparado para lidar com situações desfavoráveis, mas que muitas vezes estão fora de nosso controle.

As vantagens de fazer um curso online de TCC são muitas, já que você poderá estudar no horário que julgar mais conveniente, assistir as vídeoaulas sempre que quiser e acompanhar materiais de apoio que ajudam a ter uma compreensão mais aprofundada.

O curso de terapia cognitivo-comportamental é uma fonte valiosa de conhecimento. Por isso, não perca a oportunidade de absorver toda a parte teórica e, então, aplicar sua prática e sentir os efeitos positivos em sua vida!

E você, já conhecia esse curso? Deixe sua opinião nos comentários e aproveite para conhecer os demais cursos online oferecidos em nosso site!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *