Como escrever uma redação? Desafie-se e ganhe nosso próximo concurso!

Postado por Admincursos | 30 de outubro de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Como escrever uma redação? Desafie-se e ganhe nosso próximo concurso!

A relação da mídia com os padrões estéticos  e seus efeitos na sociedade

Por Sara Gabriela Leonel de Oliveira

Na série televisiva My Mad Fat Diary, a personagem Rae luta diariamente para aceitar a sua imagem refletida no espelho. Na sociedade atual, o problema não é diferente. Por conta da grande influência das mídias sociais, televisivas e impressas, os padrões de beleza são cada vez mais reforçados, podendo afetar a saúde física e mental.

No Brasil, é comum que jovens se espelhem em influenciadores digitais no tocante à beleza. Em vista disso, a indústria cosmética e consultórios enriquecem cada vez mais por conta da busca excessiva pelo padrão idealizado pela sociedade.

Sendo assim, é possível perceber a estreita relação entre a indústria que visa o lucro e a influência das mídias que alimentam esse lucro. Dessa forma, é inegável que algumas pessoas busquem a ilusória perfeição da aparência, abusando de tratamentos estéticos, cirurgias e até desenvolvendo transtornos alimentares como Bulimia, Anorexia e Vigorexia. Doenças que podem levar à morte, como ocorreu com a modelo Ana Carolina Reston em 2006.

Além da problemática supracitada, a ineficácia da educação também contribui para o problema em questão. Em um país miscigenado, é natural uma variedade de traços e etnias. Porém, quando algumas pessoas, principalmente jovens, se veem reféns de um padrão de beleza muitas vezes imposto pelas mídias, fica evidente o quanto a educação, familiar e escolar, têm falhado em transmitir valores que vão além da aparência. Nesse sentido, é indispensável rever a importância da educação nas questões sociais, pois, de acordo com Immanuel Kant, é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade.

Portanto, para amenizar os impactos dos padrões estéticos impulsionados pela mídia, é necessária uma educação digital aplicando a competência 5 da BNCC, para que a escola, em parceria com a família, ensine os jovens a utilizar as mídias sociais de forma crítica e significativa.

Além disso, uma educação mais humanista que contemple o homem em sua totalidade e que não valorize somente a aparência física, é um meio para que a escola ensine desde cedo o autocuidado e a autoestima. Dessa forma, a educação estará cumprindo com a sua função de formar a pessoa em sua totalidade, contribuindo para o seu senso crítico em relação às mídias. E a sociedade, por sua vez, saberá se proteger da supervalorização desenfreada da aparência física, evitando assim maiores problemas decorrentes da busca pela beleza utópica.

O que achou da nossa redação vencedora? Deixe nos comentários a sua opinião e inscreva-se agora mesmo no nosso curso online e aprimore-se! Você pode ser o próximo vencedor!

Curso de redação e escrita!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Diva CORDEIRO PEREIRA disse:

    EU GOSTEI DESSA REDAÇÃO, UE ALÉM DEL ESCREVER MOSTROU UMA OPINIÃO QUE OS LEITORES GOSTARIA DE OUVIR, PRINCIPALMENTE EU QUE PREOCUPO COM A A APARÊNCIA FÍSICA E SOCIAL, PADRÕES ESTE COLOCADO PELA SOCIEDADE SOBRE A BELEZA AMANCEBADA. FICO FELIZ EM VER AS PESSOAS MUDANDO DE VISÃO E DE COMODISMO.