9 dicas sobre como ser um líder de sucesso: impulsione a sua carreira!

Postado por Admincursos | 26 de novembro de 2018 | Deixe aqui seu comentário

9 dicas sobre como ser um líder de sucesso: impulsione a sua carreira!

Descubra como conduzir uma equipe pelo caminho da evolução

Se trabalhar com pessoas e suas diferentes opiniões, gostos e pontos de vista já parece difícil para muita gente, adicione a isso o papel de despertar o melhor de cada uma delas. Esse é o papel do líder, uma figura fundamental dentro de qualquer empresa ou instituição.

Por isso, exercer essa função com maestria exige dedicação e busca por conhecimento. Se você quer aprender como ser um líder de sucesso, atente-se às dicas deste artigo.

1. Chefe X Líder

Ser chefe é fácil, basta ter um cargo cuja função seja “tomar conta” de um time. Por outro lado, ser um líder não depende de cargo algum. Muito menos de um time. É possível ser um líder sem liderar ninguém além de si mesmo.

Grandes líderes possuem conhecimento e sensibilidade o suficiente para extrair o melhor das pessoas e conquistar o seu apoio em qualquer situação. Enquanto chefes têm facilmente a obediência devido a sua posição hierárquica, nada além disso.

Martin Luther King é um exemplo de líder. Em uma época em que os meios de comunicação eram precários, especialmente em comparação aos dias de hoje, ele conseguiu reunir mais de 250.000 pessoas em uma manifestação pela luta dos seus direitos civis.

Ninguém tinha medo de Luther King, as pessoas sentiram empatia pelo seu discurso, entenderam como cada participação era importante e escolheram se juntar a ele. Isso nada tem a ver com obediência ou medo, mas sim com liderança.

Entenda melhor – As diferenças entre chefe e líder.

como ser um líder de sucesso

2. Dê feedback constante

O feedback é a maneira mais eficaz de manter os colaboradores alinhados aos objetivos da empresa e, ainda, comprometidos com a sua própria evolução. Um bom feedback avalia a postura atual do empregado, incluindo pontos positivos e negativos, e mostra o que deve ser melhorado.

Vale lembrar o feedback não deve ser unilateral. É importante usar esse momento também para ouvir o que o seu funcionário tem a dizer sobre a empresa. Queixas, elogios e sugestões de melhorias devem ser abordados.

Leia mais – Como passar um feedback negativo para seus funcionários.

3. Não aponte, seja um exemplo   

Você deve conhecer a famosa frase “faça o que eu digo mas não faça o que eu faço”. Pois saiba que existem muitos líderes que agem dessa forma, o que não é nada bom. Quando se está em posição de liderança é preciso ser exemplo, essa é a única forma de engajar verdadeiramente a sua equipe.

Como é possível levar a sério um chefe que cobra pontualidade, mas que sempre se atrasa em dias de reunião? Pense nisso.

4. É importante motivar os colaboradores

Dinheiro motiva, mas nem de longe é a única coisa que estimula funcionários a buscarem melhores resultados. É preciso dar um propósito a todos os membros da equipe e mostrar tanto a sua importância como a importância do trabalho que realizam.

Uma das formas de fazer isso é dando mais autonomia ao colaborador. Deixar que ele tome maiores decisões fará com que ele se sinta mais responsável durante a execução das suas tarefas. Por isso, experimente dar essa autonomia.

Outra forma é fazer com que o funcionário veja o propósito daquilo que ele faz. É importante deixar bem claro o propósito, a visão da empresa e o problema que ela resolve na vida das pessoas.

glossário gratuito termos da área administrativa

5. Consulte a equipe na hora de tomar decisões

Em vez de agir de forma autoritária, consulte a equipe na tomada de certas decisões. Faça com que todos os colaboradores sintam-se peças essenciais no ambiente de trabalho. Essa, sem dúvida, é uma excelente forma de motivar a equipe. Confira alguns exemplos práticos:

Em vez de “A partir de amanhã isso será feito dessa forma”

Use “O que vocês acham de começar a fazer isso desta forma?”

Em vez de “Não quero mais ver esse tipo de coisa acontecendo”

Use “Será que não existe uma forma mais eficaz de resolver este problema?”

Em vez de “Vai ser assim e pronto”

Use “Minha sugestão é essa. O que vocês acham?”

6. A importância da liderança

A diferença entre um grupo de pessoas e um grande time, é que neste último há um bom líder. E se você ainda tem dúvidas como ser um líder de sucesso, tenha em mente a importância do seu papel.

Pense  em um campeonato de futebol, como a Copa do Mundo. Em uma Copa do Mundo só estão presentes as melhores seleções de futebol. Todas as equipes ganharam muitos jogos antes de chegar até a classificação. Mas somente as melhores conseguem chegar até a final.

Muitas vezes o que difere o primeiro do último lugar, é a qualidade da liderança. Não a qualidade dos jogadores, que é sempre de alto nível, mas a forma como o líder, no caso o técnico, guia todo o time. Que tipo de líder você quer ser? O que leva o time à vitória ou o que desperdiça jogadores de futebol premiados?

7. Os desafios da liderança

Manter a equipe motivada e alinhada aos objetivos da empresa exige a superação de alguns desafios. Será que você está encarando esses obstáculos da melhor forma? Será que você sabe que desafios são esses? Conheça os principais deles:

  • Assumir a responsabilidade: líderes reconhecem a sua posição e sabem que quando um time inteiro não vai bem, é porque o seu trabalho não está sendo executado da melhor forma.

  • Se colocar no lugar do outro: dentre as formas de liderar está a empatia. Um bom líder, antes de mais nada, sabe se colocar no lugar dos seus liderados para entendê-los da melhor forma possível.
  • Aceitar críticas e opiniões: é preciso ter mente aberta para ouvir e entender tudo o que os seus colaboradores têm a dizer.

como ser um líder de sucesso

Precisa de mais dicas? Desperte o líder que há em você.

8. Não sabe como ser um líder de sucesso? Busque qualificação

Diferente do que muitos pensam, ser líder não é dom e nem talento. A liderança é uma habilidade como qualquer outra, e exercê-la com sabedoria exige estudos e muita prática.

Por isso, se você já trabalha em cargos que exigem uma boa liderança e quer melhorar nisso, ou se você deseja trabalhar nessa posição e quer aprender mais sobre o assunto, comece o nosso curso online agora mesmo: 

Curso de Chefia e Liderança apenas R$ 40,00 – Sem mensalidades!

Nele, você aprende como ser um líder de sucesso por meio de técnicas de persuasão e relacionamento. Além disso, você poderá aperfeiçoar sua comunicação interpessoal e descobrir quais são os segredos de um time motivado, dentre outras coisas.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *