04 Dificuldades que você deve vencer para fazer cursos pela internet!

Postado por Admincursos | 12 de novembro de 2018 | Deixe aqui seu comentário

04 Dificuldades que você deve vencer para fazer cursos pela internet!

Como tornar os seus momentos de estudo ainda mais produtivos

A facilidade de estudar à distância, sem cobranças e sem pagar valores altíssimos torna a educação mais acessível. Mas, para muitos alunos, ainda há um obstáculo que impede o máximo aproveitamento de todo o conteúdo das aulas: o próprio aluno. Quer apostar?

Conheça os 4 problemas mais comuns dos alunos de cursos pela internet e as 4 soluções para combater uma por uma.

1. Problema: procrastinação

Você pode não conhecer esse termo, mas sabe muito bem o que a procrastinação significa. Imagine a seguinte situação, o expediente encerra, você pega suas coisas e segue rumo ao carro ou ônibus para voltar do trabalho para a sua casa.

Eis que, no caminho, você se lembra que precisa estudar. Afinal, ao comprar aquele curso pela internet definiu que às segundas, quartas e sextas dedicaria suas noites aos estudos.

Por outro lado, também começa a colocar empecilhos e alguns pensamentos invadem a sua mente de desculpas “mas hoje o dia foi tão trabalhoso”, “deixar para amanhã não vai fazer mal algum, certo?”, “hoje sai a nova temporada daquela série” e por aí vai.

Essa situação é muito comum na vida de quem faz cursos pela internet. E se você não dominar esses pensamentos, todas as tarefas mais importantes sempre serão deixadas para depois. Sabe como elas ajudam você a ter um futuro melhor? De forma alguma, só atrapalham.

Solução: planejamento detalhado

Existem várias formas de combater a procrastinação, dentre elas o planejamento detalhado de tarefas. Use um caderninho ou uma agenda e organize todas as suas tarefas com horário e tempo de execução para cada uma delas.

Por exemplo, se você acorda às 8h, anote no seu planejamento diário: 8h acordar, 8h10 tomar banho e fazer higiene pessoal, 8h30 tomar café da manhã, 9h pegar o ônibus para ir ao trabalho e assim por diante.

Isso serve para ilustrar como o seu dia está sendo aproveitado, e a vontade de ver tudo seguindo conforme você planejou ajuda a criar o senso de responsabilidade. Experimente fazer isso.

cursos pela internet

Confira também – Cursos profissionalizantes a distância para turbinar o seu currículo!

2. Problema: distrações

Você preparou tudo: a mesa de estudos toda organizada, o café fresquinho está bem ao lado do computador e tudo o que precisava ser feito antes do momento do estudo, também já está feito.

A sensação de dever cumprido é deliciosa e tudo o que você precisa fazer agora é estudar com toda a atenção do mundo durante 1 hora e meia. Mas, de repente, após 16 minutos de leitura, você escuta o celular vibrando.

Mais do que rápido você vê que um amigo marcou você em um vídeo. Você para, assiste o vídeo e, em seguida, manda uma mensagem falando que adorou. Antes de bloquear a tela e voltar para os estudos, vê 8 mensagens não lidas no WhatsApp e decide já responder.

Depois de verificar todas as notificações que estavam em aberto no seu smartphone repara que já se passaram mais de 40 minutos. Muito tempo perdido e nada de estudo.

Você se reconhece nessa situação? Já viveu algo parecido? Pois saiba que isso é muito comum e é, definitivamente, um problemão na vida de quem estuda à distância.

Solução: modo avião

Definiu que das 19h às 20h30 você vai se dedicar aos estudos? Então, nesse período, você deve sair da sua conta do Facebook logada no computador, fechar todas as abas do navegador que não são relacionadas aos seus estudos e colocar o celular em modo avião.

É fundamental que tudo aquilo responsável por tirar o seu foco do que realmente importa deve ser deixado de lado. Isso vale para o celular, televisão ou qualquer outra coisa. No começo vai ser difícil, mas ao ver o seu rendimento melhorando, você vai agradecer.

cursos pela internet

3. Problema: desorganização

Ainda falando sobre distrações, outra coisa que pode atrapalhar os seus estudos é a desorganização do ambiente. Por isso, é importante ter uma mesa ou um cantinho específico da casa para fazer isso.

Muita gente costuma pegar o computador e levar em qualquer lugar na casa na hora dos estudos: um espacinho na mesa de jantar, no braço do sofá, no balcão da cozinha e até em cima da cama com o notebook no colo. Isso, definitivamente, não é o ideal.

A bagunça e o excesso de estímulos visuais, como estudar na sala com a tv ligada ou no quarto todo cheio de decoração, distraem muito, atrapalhando na concentração e no rendimento do aluno.

Solução: preparar um cantinho de estudos

É claro que nem todo mundo tem dinheiro sobrando para comprar uma mesa só para isso, mas o ideal é preparar um cantinho para esse fim. No seu espaço de estudos, tenha um bloco de notas ou um caderno para anotações, canetas e um lugar confortável para sentar.

Além disso, escolha um lugar onde não há trânsito constante de pessoas. Se na sua casa não houver um cômodo vago para montar um pequeno escritório, monte o cantinho de estudos no seu quarto mesmo.

Veja mais – Como estudar inglês pode alavancar a sua carreira?

4. Problema: acumular matéria

Outro problema muito comum entre os alunos de cursos pela internet é acumular matéria. Isso não passa de uma consequência de um problema já mencionado neste artigo, que é a procrastinação.

Vez ou outra é normal ter um compromisso que intervenha na rotina de estudos, mas esse tipo de coisa deve ser exceção e não regra.

Normalmente quando o aluno passa por isso uma ou duas vezes e percebe que conseguiu dar conta de estudar depois, começa a tratar os dias de estudo como dias livres e o acúmulo de matérias passa a ser a regra e não mais a exceção.

cursos pela internet

Solução: ser fiel a você mesmo

Lembre-se que o compromisso de estudar e buscar qualificação para se tornar um profissional melhor não é feito com o professor, nem com a instituição de ensino, esse compromisso é com você mesmo.

Ao acumular matéria o seu compromisso passa a ser “correr atrás para entregar na data” em vez de “estudar o máximo que eu puder para aprender tudo o que preciso da melhor forma”. Tenha o seu objetivo sempre em mente, não coloque o seu futuro em jogo.

Leia mais – Aprenda como fazer redação com as principais dicas para se atentar!

Seguindo todas essas dicas, você com certeza vai conseguir estudar de forma melhor e mais produtiva em todos os seus cursos online.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *