Português: 5 questões do enem que nós esclarecemos para você!

Postado por Admincursos | 17 de dezembro de 2018 | Deixe aqui seu comentário

Português: 5 questões do enem que nós esclarecemos para você!

Teste os seus conhecimentos e já comece a se preparar para a próxima prova

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já levou milhares de estudantes para as universidades por meio de programas como o ProUni e o Sisu. Mas, o objetivo da prova não é só esse. A finalidade principal é avaliar o nível do ensino médio das escolas do Brasil inteiro.

Você sabia que o Enem é o maior exame do Brasil e o segundo maior do planeta? No total, o número de estudantes inscritos para fazer a prova são mais de 7 milhões, espalhados em 1.661 cidades do país.

Deu para ter uma ideia da dimensão e da importância que esse exame representa?

Por isso, no artigo de hoje, que tal entender um pouco mais sobre o Enem na prática? Neste artigo serão solucionadas e comentadas 5 questões do enem. Assim, você já começa a estudar para o próximo ano.

01. Questão número 100 – Enem 2016

Texto I

O texto I desta questão traz a obra Três Estudos para um Auto-Retrato (1974), de Francis Bacon.

Texto II

“Tenho um rosto lacerado por rugas secas e profundas, sulcos na pele. Não é um rosto desfeito, como acontece com pessoas de traços delicados, o contorno é o mesmo mas a matéria foi destruída. Tenho um rosto destruído.” Duras, M. O Amante. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

Enunciado:

Na imagem e no texto do romance de Marguerite Duras, os dois autorretratos apontam para para o modo de representação da subjetividade moderna. Na pintura e na literatura modernas, o rosto humano deforma-se, destrói-se ou fragmenta-se em razão:

a) da adesão à estética do grotesco, herdada do romantismo europeu, que trouxe novas possibilidades de representação.

b) das catástrofes que assolaram o século XX e da descoberta de uma realidade psíquica pela psicanálise.

c) da opção em demonstrarem oposição aos limites estéticos da revolução permanente trazida pela arte moderna.

d) do posicionamento do artista do século XX contra a negação do passado, que se torna prática dominante na sociedade burguesa.

e) da intenção de garantir uma forma de criar obras de arte independentes da matéria presente em sua história pessoal.

Essa é uma daquelas questões do enem que não são tão simples de resolver, pois envolve a interpretação de texto, um dos assuntos de português mais exigidos em todas as edições da prova, e o conhecimento afiado em algumas matérias como a intertextualidade, gêneros discursivos e a análise de linguagem não verbal, como é o caso da pintura.

E, ainda, é preciso ter pelo menos uma ideia a respeito do contexto histórico da época em que as obras foram idealizadas. Só assim é possível analisar os textos de forma crítica e responder de acordo com o que o enunciado pede.

A resposta certa é a B “ das catástrofes que assolaram o século XX e da descoberta de uma realidade psíquica pela psicanálise”. Pois, a transformação ilustrada na imagem remete a catástrofe. E isso se confirma pelos termos “rosto lacerado”, “rosto desfeito”, “rosto destruído”.

visão de cima de três estudantes lendo os livros

Veja mais – Estudar português: você conhece as pegadinhas da nossa língua?

02. Questão número 27 – Enem 2017

Texto

Contranarciso

em mim
eu vejo o outro
e outro
e outro

enfim dezenas
trens passando
vagões cheios de gente
centenas
o outro
que há em mim
é você
você
e você
assim como
eu estou em você
eu estou nele
em nós
e só quando
estamos em nós
estamos em paz
mesmo que estejamos a sós

Enunciado:

A busca pela identidade constitui uma faceta da tradição literária, redimensionada pelo olhar contemporâneo. No poema, essa nova dimensão revela a

a) ausência de traços identitários.

b) angústia com a solidão em público.

c) valorização da descoberta do “eu” autêntico.

d) percepção da empatia como fator de autoconhecimento.

e) impossibilidade de vivenciar experiências de pertencimento.

A resposta certa é D “percepção da empatia como fator de autoconhecimento”. No poema trazido nessa questão, o autor demonstra se autoconhecer a partir da observação de si mesmo nas outras pessoas. Inclusive, de forma muito empática, menciona o quanto essa descoberta traz paz.

03. Questão número 04 – Enem 2015

Texto

Esta questão traz uma charge com o seguinte diálogo entre delegado e cidadão comum:

Delegado diz: por que o senhor acha que a sua mulher tá tentando matá-lo?

Cidadão diz: ela me serviu pimentão, alface e tomate no jantar. E de sobremesa morango e uva.

Enunciado:

Na charge há uma crítica ao processo produtivo agrícola brasileiro relacionada ao

a) elevado preço das mercadorias no comércio.

b) aumento da demanda por produtos naturais.

c) crescimento da produção de alimentos.

d) hábito de adquirir derivados industriais.

e) uso de agrotóxicos nas plantações.

Além dos conhecimentos de interpretação de texto para total compreensão da charge e também do enunciado, ela também traz a análise de discurso, outro assunto muito exigido nas provas do Enem.

A resposta certa é E “uso de agrotóxicos nas plantações”. Afinal, o perigo provocado pelo consumo exagerado de substâncias presentes nesse tipo de produto é um velho conhecido.

Além disso, apesar de ser uma questão do exame de 2015, ela poderia facilmente ser do Enem 2018, com toda a polêmica recente envolvida na famosa “PL do veneno”.

otimizar o tempo nos estudos

04. Questão número 20 – Enem 2017

Texto

O comportamento do público, em geral, parece indicar o seguinte: o texto da peça de teatro não basta em si mesmo, não é uma obra de arte completa, pois ele só se realiza plenamente quando levado ao palco. Para quem pensa assim, ler um texto dramático equivale a comer a massa do bolo antes de ele ir para o forno. Mas ele só fica pronto mesmo depois que os atores deram vida àquelas emoções; que cenógrafos compuseram os espaços, refletindo externamente os conflitos internos dos envolvidos; que os figurinistas vestiram os corpos sofredores em movimento. LACERDA, R. Leitores. Metáfora, n. 7, abr. 2012.

Enunciado:

Em um texto argumentativo, podem-se encontrar diferentes estratégias para guiar o leitor por um raciocínio e chegar a determinada conclusão. Para defender sua ideia a favor da incompletude do texto dramático fora do palco, o autor usa como estratégia argumentativa a

a) comoção.

b) analogia.

c) identificação.

d) contextualização.

e) enumeração.

A resposta certa é B “analogia”. O que é a analogia? É o nome dado à relação de semelhanças entre coisas ou pessoas distintas. No caso do texto, é isso o que o autor faz ao dizer que ler um “texto dramático equivale a comer a massa do bolo antes de ele ir para o forno”.

menina segurando o lápis e estudando em uma biblioteca

Confira também – Dicas de Português Para Concurso: 09 Erros Que Você Não Pode Cometer!

05. Questão número 22 – Enem 2017

A última da lista de questões do enem respondidas e comentadas também é do Enem 2017. Continue lendo e tente responder aí antes de ver a resposta certa.

Texto

Acho que educar é como catar piolho na cabeça de criança.
É preciso ter confiança, perseverança e um certo despojamento.
É preciso, também, conquistar a confiança de quem se quer educar, para fazê-lo deitar no colo e ouvir histórias. MUNDURUKU, D. Disponível em: http://caravanamekukradja.blogspot.com.br. Acesso em: 5 dez. 2012.

Enunciado:

Concorrem para a estruturação e para a progressão das ideias no texto os seguintes recursos:

a) Comparação e enumeração.

b) Hiperonímia e antonímia.

c) Argumentação e citação.

d) Narração e retomada.

e) Pontuação e hipérbole.

A resposta certa é A “Comparação e enumeração”. Ao usar “é como” na explicação do que é educar, o autor já indica que irá fazer uma comparação. E o trecho “é preciso ter confiança, perseverança e um certo despojamento” consiste em uma enumeração do que é preciso para educar.

Leia mais – 5 regras do português que são essenciais para uma boa redação

E aí, o que você achou dessas questões do enem? Fáceis ou difíceis? Para se preparar e estar com as respostas na ponta da língua no ano que vem, invista cursos online para atualizar os conhecimentos. Assim você sai na frente dos outros candidatos e tem mais chances de garantir uma vaga na faculdade dos sonhos!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *