Lista dos principais Concursos Públicos para você ficar por dentro em 2019

Postado por Admincursos | 17 de janeiro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Lista dos principais Concursos Públicos para você ficar por dentro em 2019

Aproveite as oportunidades para deslanchar a sua carreira ainda este ano.

Há quem diga que todo ano que começa traz consigo 365 novas oportunidades para mudar aquilo que precisa ser mudado, realizar sonhos e alcançar metas. O que você acha de aproveitar uma dessas oportunidades para conquistar o emprego dos seus sonhos?

Se você tem como objetivo a conquista de um cargo como servidor público ou quer alcançar uma posição ainda melhor nessa carreira, é melhor ficar de olho nos concursos públicos que estão previstos para 2019.

Neste artigo você vai descobrir quais são eles e qual pode ser o máximo de vagas a serem preenchidas para cada cargo. Para não perder nada e ainda descobrir como começar os seus estudos pagando muito pouco, continue lendo.

Poder Judiciário

Não dá para negar que o fato do país estar passando por uma mudança de governo provoca certa incerteza quanto aos concursos públicos para cargos federais no poder executivo. No entanto, nem só de concurso federal vive o concurseiro. Por isso, você já pode se animar.

Afinal já existem vários concursos públicos estaduais e municipais autorizados e prestes a serem publicados e, é claro, quem começa a estudar primeiro tem mais chances de sair na frente.

Para o Poder Judiciário, há uma estimativa de 1.916 vagas distribuídas entre Supremo Tribunal Federal (STF), Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Justiça Federal, Justiça Militar da União, Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho e Conselho Nacional de Justiça.

homem comemorando e sorrindo de blusa vermelha em frente uma parede azul

Leia também: Estudar Para Concurso Público: 07 Super Dicas Para Ser Aprovado

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)

Outro concurso que deve acontecer no ano de 2019 é o do Inmetro, autarquia federal brasileira, em formato de agência, cuja missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos.

Você já deve ter visto o selo do Inmetro por aí, certo? A famosa identificação atesta a qualidade e confiabilidade de produtos que vão de instrumentos cirúrgicos, peças de carro à brinquedos.

Voltando a falar sobre concurso público, o Inmetro deve publicar o seu próximo edital de inscrições ainda este ano. Isso porque foi registrado, no ano passado, um alto déficit de servidores e esse número precisa ser preenchido o quanto antes.

Receita Federal

De acordo com uma matéria do Folha Dirigida, a Receita Federal é um dos órgãos públicos onde há grande carência de funcionários. Para se ter ideia, apenas 40% do quadro de efetivos necessários para manter tudo em pleno funcionamento está de fato trabalhando.

Afinal, o último concurso público realizado aconteceu em 2014, quase 5 anos atrás. No ano passado, 2018, já havia previsão de abertura de edital para o concurso público. O que preencheria cerca de 2.083 vagas no total, entre analistas e auditores. No entanto, alguns cortes de verba impediram que isso acontecesse.

Por esses e outros motivos, a expectativa é grande para que o cenário mude este ano. Afinal, do jeito que está não dá para continuar. E aí, você já está na torcida?

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Outro órgão público que também já está aguardando a autorização para abertura de edital é o INSS. Milhares de pessoas já estão na expectativa desde 2017 pois há centenas de cargos a serem preenchidos e muita gente querendo trabalhar.

A boa notícia é que o Projeto de Lei Orçamentária de 2019 já destina verbas para esse fim. No entanto, ainda não foi divulgada nenhuma estimativa de número de vagas abertas. Se você se interessa por esse concurso público é melhor acompanhar as notícias de perto.

O que estudar para uma prova de concurso público?

Se você está pensando em começar a prestar concurso público, independentemente de qual seja, e quer saber por onde começar, a dica é: estude. Apesar de cada um deles exigir algumas matérias específicas, todos exigem uma parte de geral que aborda temas muito semelhantes. São elas:

  • Língua portuguesa;
  • Raciocínio lógico;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Informática.

É claro que além dessas existem várias outras pautas a serem estudadas. Como foi dito, a intenção aqui não é esgotar todas as possíveis matérias, mas listar as que você deverá começar a olhar com carinho o quanto antes, pois são exigidas em cerca de 99% deles.

otimizar o tempo nos estudos

Leia também: Dicas de Português Para Concurso: 09 Erros Que Você Não Pode Cometer!

Por onde começar a estudar para concurso público?

Agora que você já sabe quais os concursos públicos previstos para 2019 e quais as matérias que podem cair em todos eles, é hora de começar a pensar na sua rotina de estudos.

Fazer alguns cursos em vez de tentar criar o seu próprio cronograma de estudos pode tornar tudo bem mais fácil. Afinal, você sabe exatamente por onde começar e quando terminar, além de poder praticar a matéria aprendida com exercícios elaborados por professores capacitados.

Conheça algumas opções disponíveis no site Cursos 24 Horas e faça a sua inscrição em cada um deles:

Direito Administrativo

Organização da Administração Pública, Licitações, Responsabilidade Civil e do Estado são algumas das pautas incluídas dentro dessa ramificação do Direito e exigidas em provas de concurso público. Portanto, não há outra saída senão estudar.

No site Cursos 24 Horas você aprende tudo sobre o assunto por um preço único, sem mensalidades, e estuda na hora que quiser.

Informática Básica

Se você tem o sonho de conquistar uma vaga no setor público, saiba que será necessário se dedicar aos estudos de informática. E neste curso você aprende como funcionam os sistemas operacionais e qual a diferença entre eles, como usar e-mail, editores de texto, planilhas, etc.

Como quase tudo hoje é computadorizado, nos cargos públicos não podia ser diferente, por isso é necessário exigir esse tipo de conhecimento no processo seletivo.

mãos de mulher digitando no notebook

Raciocínio Lógico

As questões de raciocínio lógico costumam provocar calafrios em muita gente. Afinal, para conseguir se sair bem com elas, é preciso treinar a capacidade de interpretar e raciocinar de forma rápida.

Neste curso online você aprende qual o conceito de raciocínio lógico, além de entender o que são Proposições, Conectivos Lógicos, Cálculo Proposicional, Tabelas Verdade e uma série de outros conceitos. E o melhor: coloca tudo isso em prática por meio da resolução de questões.

Escrita e Redação

Outro curso essencial para quem almeja uma das vagas de concurso público que serão abertas ainda em 2019, é o curso de Escrita e Redação. Afinal, todos os concursos públicos exigem conhecimentos de língua portuguesa e interpretação de texto e você não pode deixar de estudar sobre isso.

O curso de Escrita e Redação aborda regras gramaticais, incluindo a nova ortografia, além do desenvolvimento de texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) nos mais diferentes formatos e uma série de outras matérias.

“Se eu tivesse oito horas para derrubar uma árvore, passaria seis afiando meu machado” essa frase tem um significado muito poderoso. Afinal, quanto mais tempo você passar se preparando, mais rápida e eficiente será a execução seja qual for a tarefa.

Portanto, comece agora mesmo a investir na sua preparação e você poderá alcançar a sua vaga em qualquer concurso público que desejar. O que separa você dos próximos aprovados é o tempo de dedicação aos estudos. Saia na frente!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *