Por que a informática na educação é indispensável?

Postado por Admincursos | 14 de fevereiro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Por que a informática na educação é indispensável?

Conheça alguns benefícios trazidos pela tecnologia e como fazer parte de tudo isso.

Se você tem cerca de 30 anos, ou qualquer idade acima disso, tente se lembrar de como eram as suas aulas durante a época da escola. De digital elas provavelmente não tinham quase nada.

Usar a máquina de xerox para tirar cópias era coisa dos professores mais moderninhos. A maioria dava preferência ao bom e velho mimeógrafo. Seu funcionamento era a base de força na manivela e um estêncil previamente contornado. O resultado era um punhado de folhas repletas de contornos azulados – todas úmidas de álcool.

Lembrar do passado pode ser divertido e serve para destacar as mudanças pelas quais a educação tem passado de lá para cá. A principal delas começou há mais de dez anos, quando as escolas públicas passaram a contar com salas cheias de computadores em suas instalações.

Neste artigo você entende um pouco mais sobre a informática na educação – e qual o seu papel, como professor, dentro desse cenário.

Benefícios trazidos pela tecnologia na educação

Informação rápida e de qualidade a poucos cliques de distância. Desde fórmulas matemáticas básicas à dezenas de monografias, vídeos e exercícios sobre os mais variados assuntos.

Em meio a tudo isso, o professor precisa pensar muito bem no que ensina, como ensina e o que fazer para usar esse recurso a seu favor dentro da sala de aula.

Números comprovam que muitos educadores que já dominam essa pauta de letra, a maioria deles enxerga de forma positiva a informática dentro das escolas.

Dados da pesquisa TIC concluem que 77% dos professores passaram entender e se comunicar de forma mais eficaz com os alunos e 94% concordam que a informática viabiliza o acesso à materiais de melhor qualidade. Também existem outros benefícios como você pode ver a seguir.

mão digitando no notebook

Leia também: Professores psicologicamente bem preparado é um grande aliado da educação.

Desperta o interesse dos alunos

Ilustrar uma aula sobre a determinado assunto mostrando aos alunos um curto vídeo ou até o trecho de uma música disponível no YouTube. Ou falar sobre questões sociais com exemplos reais, entrevistas e dados por meio de uma rápida busca no Google.

Esses são só alguns dos exemplos de como tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes aos próprios estudantes.

Ilustra a matéria que está sendo ensinada

Como dito, uma rápida pesquisa no Google pode trazer cerca de 705.000.000 de resultados. Fotos de personalidades do passado, costumes de diferentes lugares do mundo e por aí vai.

Além disso, há também softwares educacionais com diferentes propostas desenvolvidos justamente para prática e memorização do aprendizado. As possibilidades são infinitas, o que pode agregar mais valor à aula e tornar o aprendizado mais prazeroso.

Recursos úteis para o professor

Depois de analisar os benefícios da informática na educação é importante dar um passo atrás, antes mesmo da aula começar. Afinal, a aula é só uma parte do trabalho dos educadores, e o planejamento que a antecede também se beneficia com a ascensão da tecnologia.

O relatório A Integração das TIC na Escola: Indicadores Qualitativos e Metodologia de Pesquisa, da OEI, 2011 revela que 93,9% dos professores costumam digitar provas, registrar dados em diários de classe e outras atividades de rotina de forma mais agilizada.

Além disso, cerca de 61,5% têm a chance de pesquisar a mesma informação em diferentes fontes, o que reduz a chance de passar informações erradas ou desatualizadas durante a aula.

Veja também – Cursos para professores: veja como as atividades lúdicas beneficiam você e seus alunos

E falando em aula, existem outros recursos úteis para o professor. São eles:

Softwares educativos

Existem empresas criadas justamente com a proposta de desenvolver softwares educativos para facilitar a aprendizagem e a memorização de informação. Eles funcionam a partir do incentivo do aluno a analisar, compreender e estabelecer relações entre diferentes pontos.

Como consequência há melhoria do pensamento crítico e do raciocínio lógico, essenciais para o desenvolvimento.

Músicas

Aulas de idiomas – inglês, alemão, espanhol etc – são bons exemplos de aulas em que o uso da música pode auxiliar muito no aprendizado. Professores de idioma afirmam que isso acontece pois é mais fácil absorver uma informação quando ela está atrelada a algo que nos interessa.

Segundo estudos feitos na Alemanha, aquelas pessoas que analisam tons musicais – melodias e ritmos, por exemplo – apresentam área do cérebro até 25% maior em comparação àqueles que não o fazem.

E como a música é um idioma universal, isso provoca melhor desempenho dos alunos durante as aulas.

aula de informática

Leia também: Tecnologia na educação: Saiba Como Utilizar os Recursos de Informática

Curso Online de Informática Básica

Seja um professor atualizado e realize um trabalho ainda melhor dentro de sala de aula. Amplie os seus conhecimentos sobre informática básica e prepare-se para encarar os desafios de um mundo cada vez mais conectado.

Portanto, caso você ainda não se sinta muito à vontade quando há necessidade de encarar um computador, o Curso Online de Informática Básica pode ajudar. O conteúdo do curso começa por matérias introdutórias, repassando todos os conceitos necessários para dominar a informática pela raiz. E, ainda:

  • Como escolher o computador ideal para as suas tarefas rotineiras;
  • Quais os principais aplicativos úteis para escrever e criar planilhas;
  • Como proteger o computador de programas maliciosos;
  • Como usar as redes sociais.

Além de contar com tutores para esclarecer dúvidas, você recebe, após a conclusão do curso, um certificado em sua casa, para comprovar o aprendizado.

Inscreva-se aqui no curso de Informática básica!

ou
Inscreva-se no curso de Informática na educação!

O que não falta é motivo para se inscrever agora mesmo e mudar a realidade dos seus alunos em sala de aula. A informática na educação faz diferença, assim como faz diferença contar com professores capacitados, que dominem a tecnologia até mesmo de olhos fechados!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *