Aprenda a importância de montar o currículo e baixe um material exclusivo!

Postado por Admincursos | 12 de fevereiro de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Aprenda a importância de montar o currículo e baixe um material exclusivo!

O currículo deve ser verdadeiro e resumir a sua trajetória profissional.

O Curriculum Vitae, ou apenas Currículo, é aquele documento contendo suas experiências profissionais obrigatório quando se quer encontrar um novo emprego. No entanto, essa definição acaba gerando alguns equívocos.

É comum que as pessoas deixem o documento de lado quando tudo vai bem no trabalho. E aí quando a necessidade bate, não há tempo hábil para montar o currículo de forma tão atrativa quanto possível, o que dificulta na busca por uma nova oportunidade de trabalho.

Se você já agiu dessa forma, ou conhece alguém que costuma deixar o currículo pegando poeira, é melhor continuar lendo este artigo. Entenda como esse documento pode ser um grande aliado – ou pior inimigo – quando o assunto é carreira.

O que um currículo atualizado diz sobre você

Imagine que você está há anos trabalhando no mesmo lugar – setor administrativo de uma microempresa – e sente que detém certa estabilidade no cargo que ocupa. O seu chefe lhe trata bem, você executa as suas tarefas com capricho e sabe que supera expectativas.

Mas, em determinado momento, começa a desejar mais do que isso. Estabilidade é bom, mas sucesso profissional é o que você realmente procura. Afinal, seus dias têm passado todos iguais, não há desafios no trabalho e aumento é algo que raramente acontece.

profissional em uma entrevista de emprego

Qual é o primeiro passo? Por onde começar para virar esse jogo? Resposta: pelo currículo.

“Estou há 10 anos no mesmo emprego, fiz vários cursos durante esse período mas não lembro sequer o assunto abordado” Ao analisar um currículo onde há uma lacuna de dez anos sem nenhum tipo de atualização, é possível que o recrutador veja o candidato como um acomodado.

Ou, ainda pior, como uma pessoa ultrapassada, que não tem familiaridade com novas ferramentas e tecnologias. Você não vai querer ser visto dessa forma. Por isso, é importante que isso seja um cuidado constante. Para saber mais sobre como fazer isso e outras dicas para ter um currículo atraente, faça o download de um material exclusivo sobre isso:

Baixe agora o seu modelo de currículo exclusivo!

A importância de montar um currículo verdadeiro

Na contramão dos currículos desatualizados existem aqueles atualizados demais. Ou seja, pessoas que tentam bancar as espertinhas adicionando cursos que nunca fizeram e experiências que nunca viveram.

É preciso ter em mente que o currículo deve resumir quem você é no mercado de trabalho; Qual o espaço que você ocupa e o que lhe torna único. Quando você anota uma mentira tentando conseguir um atalho corre o risco de “se queimar” à toa.

Mas e se eu mentir um pouquinho?

Aqui você confere uma história que ilustra bem o que pode acontecer quando se inventa informações na hora de montar o currículo – e uma alternativa mais honesta, que pode ajudar você a disputar vagas sem a qualificação desejada.

Jéssica está cursando a faculdade de Administração e, após pedir demissão do último emprego, acorda cedo todos os dias para buscar um estágio na sua área. Eis que, em um determinado dia, ela se depara com o seguinte anúncio:

Multinacional procura por estagiários cursando Administração. É preciso ser comprometido, dedicado e ter disponibilidade de horário para trabalho das 8h às 15h – uma hora de almoço. Benefícios: convênio médico, convênio odontológico, vale refeição e ônibus fretado gratuito. Imprescindível: inglês, nível avançado”.

Ao ver essa oportunidade a estudante ficou animada com os benefícios e com o horário – perfeito para encaixar a faculdade. Era perfeito! Ou melhor, quase perfeito.

O final do anúncio dizia “Imprescindível – inglês avançado” e Jéssica não sabia nada de inglês. “Será que se eu me matricular em um curso hoje, posso conseguir aprender até a entrevista?”, “Mas e se eles não exigirem tanto assim?”. 

Na dúvida, a estudante optou pela pior escolha. Agindo de forma desonesta anotou “Inglês avançado” entre os seus conhecimentos e enviou o currículo.

Dias depois a empresa entrou em contato e Jéssica foi selecionada para a entrevista presencial. Dentre as etapas estava um bate papo inteiro em inglês com o gerente de recursos humanos da empresa. Não é preciso dizer que a candidata mandou mal e que dificilmente a empresa dará uma nova chance para ela.

Moral da história: seja quem você é. Não sabe inglês, mas quer tentar uma vaga que exige o idioma? É melhor ir pelo caminho da honestidade: diga que não detém esse conhecimento, mas que está disposto a adquiri-lo. Essa postura pode render frutos melhores!

homem de terno sorrindo e segurando um currículo

Leia também – Saiba por que você deve fazer um check-up de carreira!

O que fazer para obter sucesso também durante a entrevista?

Você criou um currículo incrível, manteve as informações 100% verdadeiras e recebeu a tão esperada ligação – entrevista agendada. Como ter mais chances de obter sucesso também nessa etapa? Aqui vão algumas dicas que podem lhe ajudar com isso:

  • Escolha cautelosamente o que vai vestir (um dia antes, de preferência)

Não existe regra quanto às roupas ideais, mas é importante ter bom senso. Faça uma análise, de acordo com o cargo pretendido e a empresa que deseja conquistar, o que pode cair bem e o que pode prejudicar.  

  • Pesquise tudo sobre a empresa

Antes de sair de casa para a entrevista, lembre-se de pesquisar tudo sobre a empresa – sua política, missão, valores e últimas notícias. É importante também estar por dentro do portfólio de produtos e serviços oferecidos.

  • Cite situações desafiadoras que conseguiu superar

Durante a entrevista lembre-se de citar situações desafiadoras pelas quais você passou no trabalho – ou na vida pessoal – e que obteve êxito. Isso mostra a sua capacidade de lidar com situações adversas.

  • Não se atrase!

Já parou para pensar na mensagem que um simples atraso pode significar? “O meu tempo é mais valioso do que o seu!”. É isso que você quer que o recrutador pense antes da entrevista iniciar? Certamente não.

Agora que você sabe o tamanho da importância de montar o currículo, baixe o nosso material exclusivo contendo dicas de como elaborar um currículo impossível de ser ignorado!

Leia também – Cursos a distância que você pode fazer independentemente da sua área!

O que achou das nossas dicas? Deixe nos comentários a sua opinião e aproveite para conhecer os diversos cursos onlines disponíveis em nosso site!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *