Como estudar online? Confira nossas dicas e baixe o nosso e-book grátis!

Postado por Admincursos | 18 de março de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Como estudar online? Confira nossas dicas e baixe o nosso e-book grátis!

Dicas para aumentar a performance durante os estudos.

“Nunca estudei em casa, por conta própria, será que vou conseguir ter disciplina para isso?” Essa é uma das dúvidas mais comuns entre aqueles que nunca viveram a experiência de serem donos dos seus próprios horários de estudo.

Acontece que seja dentro de uma sala de aula, ou em um cantinho de estudos dentro de casa, não existe fórmula mágica – no final das contas, obter êxito, ou não, depende do próprio aluno.

No entanto, existem algumas dicas e ferramentas gratuitas que podem servir de grande ajuda para tornar isso mais fácil. E neste artigo você vai encontrar várias delas, incluindo o link para baixar um guia completo de otimização do tempo de estudos. Quer saber como estudar online e adquirir conhecimento sem sair de casa? Continue lendo!

Para ter disciplina é preciso se planejar

O termo procrastinação significa, ao pé da letra: “ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga”. Ou seja, empurrar as tarefas ao máximo, deixar para depois.

O hábito de adiar as próprias obrigações é mais comum do que se pode imaginar, isso porque está relacionado a um instinto do próprio cérebro.

Sabe aquela preguiça de levantar da cama após você já estar acordado para ir à escola ou ao trabalho? Ou antes de ir para a academia? É a sua mente tentando fazer você poupar energia. Uma das formas de combater a procrastinação é por meio do planejamento.

Quanto mais tempo livre você tem, maiores as chances de acabar protelando os próprios deveres. Por isso a dica aqui é montar um cronograma diário de atividades. Isso pode ser feito em um caderno, agenda ou em uma planilha no computador. O importante é deixá-lo visível.

Esse cronograma serve para impedir brechas de tempo livre, que são um prato cheio para a procrastinação atacar.

Leia também: 04 Dificuldades que você deve vencer para fazer cursos pela internet!

É fundamental evitar distrações

Os brasileiros passam, em média, 3 horas diárias usando as redes sociais. E se você costuma utilizar o Facebook, Instagram e o WhatsApp deve saber muito bem o poder que elas têm de fazer a hora passar rápido.

Portanto, é fundamental que sites de entretenimento e redes sociais não sejam acessadas durante o período de estudos. Por exemplo, se das 18h às 20h você definiu que vai estudar, esse horário deve ser usado somente para isso. Deixe o celular longe, saia das redes sociais e foco total na matéria.

Existem algumas ferramentas que ajudam nisso:

  • Pomodoro
    Depois de certo tempo estudando você sente que o rendimento cai? Que tal fracionar os períodos de concentração em blocos de 25 minutos, com 5 de descanso? O nome dessa técnica é Pomodoro e você pode baixar aplicativos no seu celular ou extensões no navegador para ajudar a cronometrar esses períodos.
  • Forest
    Estipule um tempo de concentração, 5, 10 ou 40 minutos, e uma árvore crescerá. Trapaceie, e ela morrerá. Esse é o Forest, um aplicativo, que funciona como um joguinho, cujo objetivo é estimular a concentração por meio da “recompensa imediata”. Além de ver uma arvorezinha crescer, você ganha moedinhas que indicam o seu sucesso.
  • Extensão Kill News Feed
    Nada de se perder por entre o feed do Facebook. Adicione a extensão gratuita no seu navegador e a página inicial da rede social será bloqueada.

Leia também: saiba como ter disciplina para estudar EAD!

Ter um espaço exclusivo para os estudos faz toda diferença

Você é do time que se esparrama pelo sofá da sala, coloca o computador no colo e começa a estudar? Saiba que essa não é a forma mais indicada.

Nem todo mundo dispõe de dinheiro ou espaço suficiente para montar uma sala de estudos ou um escritório próprio. E isso nem é necessário. No entanto, é muito importante possuir um local exclusivo para estudos dentro de casa.

Esse espaço deve contar com uma mesa, iluminação adequada, cadeira e silêncio – o máximo possível.

As metas e objetivos precisam estar em um lugar visível

Você está super contente com o aprendizado, com as matérias do curso, mas, em determinado momento, desanima. Começa a procrastinar, não cumpre os horários estipulados em seu próprio cronograma e aí considera largar o curso de uma vez.

E aí? Como virar esse jogo?

Para manter a motivação, seja nos estudos ou no trabalho, algo que costuma funcionar é ter em mente, de forma muito clara, o porquê você está fazendo aquilo. Comprar uma casa? Fazer uma viagem? Dar uma vida melhor aos seus filhos? Qual é o seu propósito?

Seja qual for ele, torne isso visível. Crie um quadro e ilustre os seus sonhos e propósitos para que eles sejam lembrados nos momentos difíceis. Isso servirá como um excelente combustível para a motivação.

E se nenhuma das dicas aqui funcionarem para você, fique tranquilo. A seguir você terá a chance de descobrir ainda mais dicas de como estudar online e aproveitar melhor o seu tempo de foco nos estudos.

Conheça os nossos cursos a partir de R$20,00 – Sem mensalidades!

 Para evitar frustrações tenha um guia de otimização de tempo

Sente que o seu tempo não é suficiente para estudar e não sabe mais o que fazer para gerenciá-lo melhor?

Nos dias de hoje, a falta de tempo livre é um argumento muito utilizado para justificar o atraso na adoção de determinados hábitos, como matricular-se na academia ou fugir um pouquinho da rotina. Em outras palavras, “Não tenho tempo” virou resposta automática para dizer não a tudo aquilo que sai da programação normal.

No entanto, sem estudos, não dá para ir muito longe e isso todo mundo sabe. Por isso, é necessário gerenciar melhor as horas do dia a fim de dedicar-se à capacitação profissional. E o Cursos 24 Horas preparou um material exclusivo e gratuito para lhe ajudar nessa missão.

O guia “OTIMIZE SEU TEMPO NOS ESTUDOS” foi desenvolvido para ajudar pessoas como você, que sabem da importância de adquirir conhecimento, mas vivem uma rotina tão agitada que parece impossível reservar poucas horas semanais para o aprendizado.

Baixe agora e aprenda como estudar online pode ser mais fácil e produtivo do que você imagina.

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *