Marketing digital: seja mestre em ações na internet para divulgar e comercializar seu serviço!

Postado por Admincursos | 28 de março de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Marketing digital: seja mestre em ações na internet para divulgar e comercializar seu serviço!

Descubra as diferenças entre o marketing tradicional e o marketing digital e como surfar nessa tendência.

O mundo está cada vez mais digital e existem números que provam isso. De acordo com dados divulgados em dezembro de 2018 pelo IBGE, só o Brasil ganhou 10 milhões de novos internautas em 2017. Isso significa que o número de domicílios com acesso à web subiu para 75% contra 69% no total, em 2016.

E esse número não tem crescido só em zonas urbanas, a zona rural está cada vez mais digital também. Nessas localidades, segundo dados da mesma pesquisa, o número de casas conectadas subiu de 33,6% para 41% em um ano.

Sabendo de tudo isso, você deve estar se perguntando o que fazer com essas informações, certo? Acontece que quanto maior o número de pessoas conectadas à internet, mais as empresas que buscam meios de usar a internet para divulgar produtos e serviços. É aí que entra o assunto do título.

Neste artigo você vai entender a importância do Marketing Digital, a sua diferença em comparação ao marketing tradicional e muito mais!

Marketing tradicional x Marketing digital

Em linhas gerais, como as próprias nomenclaturas sugerem, o Marketing Digital é aquele em que as estratégias acontecem em ambiente virtual.

Já o Marketing Tradicional ganha vida fora da internet, em diferentes mídias e formatos. O canal que pode ser considerado como palco principal do Marketing Tradicional é a televisão, dada a sua popularidade.

Sabendo disso, é importante ir um pouco mais a fundo e entender como é que cada um deles funciona. Isso será explicado a seguir.

Leia também: O que é marketing direto e como utilizá-lo

Como funciona o marketing tradicional?

Como já foi dito, o Marketing Tradicional utiliza estratégias cuja ponta final, ou seja, a divulgação, acontece fora do ambiente virtual – TV, rádio, jornais, revistas, outdoors e por aí vai.

Você já deve ter vivido a situação de estar ouvindo rádio e ter que esperar aqueles longos minutos de propaganda até a próxima música começar. Ou, ainda, ter que assistir propaganda de carro, de cerveja, de sandálias de borracha – sempre em uma praia linda do Rio de Janeiro – antes de, finalmente, poder ver o final da novela.

Uma das características principais do marketing tradicional é o que pode ser chamada de abordagem Outbound, ou seja, ele literalmente bate na porta do cliente, por meio de uma abordagem ativa, direta.

Você está lendo sua revistinha e, ao virar a página, “Conheça a nova linha de sandálias femininas para usar na praia”. Quem anuncia, não sabe se você é mulher, gosta de sandálias ou se tem interesse por praia, mas vale a tentativa.

Mão de mulher segurando um caderno enquanto faz contas.

Como funciona o marketing digital?

Por outro lado, o marketing digital utiliza meios de comunicação online, desde anúncios dentro de aplicativos até Facebook, Instagram, Youtube e redes sociais em geral, até sites e por aí vai.

Sabe quando você busca por um modelo de tênis no Google e, comprando ou não, esse produto fica lhe seguindo em todas as outras páginas? Ou, ainda, quando você busca uma dúvida no Google e, entre os resultados, encontra um artigo completo a esclarecendo? Esses são apenas alguns dos formatos de anúncio possíveis dentro de uma estratégia de marketing digital.

Além disso, dentre as características que tornam o marketing digital altamente interessante estão: o baixo custo, pois, na internet, empresas minúsculas conseguem dividir espaço com grandes marcas, diferente de um anúncio na TV; e a possibilidade de analisar resultados de forma mais precisa.

Ainda usando a TV como exemplo, não é possível saber quem assistiu a propaganda de sandálias no intervalo do telejornal. Por outro lado, na internet, é possível saber exatamente quem viu, se viu inteiro, quantas vezes viu e por aí vai.

Por que o marketing digital é imprescindível nos dias de hoje?

Você já sabe que o mundo está cada vez mais conectado, e que o número de pessoas online vive um aumento crescente. Essas informações por si só são suficientes para justificar a necessidade de adotar estratégias de marketing digital para atingir o público onde ele está. Mas existem várias outras e algumas delas serão citadas a seguir:

  • Segmentação: no marketing digital é possível fazer uma coisa que pode ser considerada um grande divisor de águas: a segmentação. Isso significa que é possível selecionar quem é que vai ter acesso ao anúncio, tornando o trabalho mais efetivo.

Ora, para que exibir o anúncio de uma loja de roupas femininas para alguém que não tem interesse nesse tipo de busca? Segmentar para mulheres interessadas em moda é um bom começo.

  • Agilidade: outra grande vantagem do ambiente digital é a redução do tempo dedicado à etapa de consideração da compra. Em outras palavras, ao receber um e-mail a respeito de uma liquidação em determinada loja, com poucos cliques os “prospects” ou seja, clientes em potencial, podem conferir a promoção e comprar produtos, sem precisar sair de casa.
  • Medição de resultados (ROI): existe uma sigla no vocabulário técnico de Marketing Digital chamada ROI – Return On Investment – ou retorno sobre investimento em tradução livre. Uma estratégia de marketing digital consegue medir o resultado obtido pelo investimento, ou seja, visualizações, público interessado, vendas que determinado anúncio gerou e por aí vai.
  • Flexibilidade de custos: diferente de um anúncio veiculado em uma mídia tradicional (como a TV) cujo preço é alto (na casa dos milhões dependendo do horário), nas mídias digitais, o anunciante pode escolher o valor a ser gasto. Se empresa X tem só dois mil reais mensais, ele pode obter grandes resultados a partir desse valor.

Leia também: A diferença entre publicidade e marketing

Curso de Marketing Digital do Cursos 24 Horas

E aí, agora que você já sabe qual a importância do Marketing Digital na comunicação entre empresas e o seu respectivo público, invista no Curso de Marketing Digital do Cursos 24 Horas. Por apenas uma parcela única de R$50 você garante 45 horas de ensinamentos valiosos com tudo o que você precisa para iniciar uma carreira na área.

Lembre-se que essa é uma profissão que está em alta e a demanda por pessoal capacitado não para de crescer!

Cursos a partir de R$25,00 – Sem mensalidades!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *