Ei, professor! Faça um curso de educação infantil e renove os seus conhecimentos

Postado por Admincursos | 1 de abril de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Ei, professor! Faça um curso de educação infantil e renove os seus conhecimentos

Estudar é um verbo que nunca deve estar no passado na vida de qualquer profissional.

Em um mundo com tantas mudanças, a aquisição de conhecimentos deve ser contínua em qualquer área de atuação, sobretudo na vida daqueles que são responsáveis por formar outras pessoas desde a infância.

O sistema educacional brasileiro muda frequentemente, novas tecnologias surgem todos os dias e a forma como os indivíduos enxergam o mundo hoje é diferente de cinco, dez anos atrás. Professores que não querem ficar para trás, devem investir em atualização.

Neste artigo você confere e por que um curso de educação infantil pode ser útil.

Qual o papel do educador na educação infantil?

Alguém aí se lembra do professor com quem teve aulas durante a educação infantil? Ao falar sobre o papel do educador que atua com pessoas ainda na fase da infância é possível dizer que mediar o contato entre criança e o mundo é um deles.

Imagine que Bruna, moradora de uma cidade do interior de Minas Gerais, completa seus 18 anos e ganha de presente uma viagem para a Coréia do Sul. A jovem que nunca pegou a estrada, viveu sempre no mesmo endereço, conviveu com as mesmas pessoas durante a vida toda, de repente vai desembarcar em um país cuja cultura é completamente diferente da sua.

A partir do momento em que ela pisar em território Coreano, antes mesmo de sair do aeroporto, a sensação será exatamente a de aprender praticamente tudo pela primeira vez. Tudo o que Bruna ver, ouvir, experimentar nunca mais será esquecido, pois ela está em fase de construção das suas primeiras referências nesse novo “universo”.

Sem a ajuda de alguém que a apresente o país, é muito fácil se perder em meio as novas informações e aprender menos do que poderia.

Com as crianças funciona basicamente assim. A infância é a fase em que os pequenos começam a conhecer o mundo ao seu redor, tudo é visto e experimentado com os sentidos aguçados. Nesse contexto, o papel do professor é, entre outras coisas:

  • Conduzir a forma como a criança absorve as informações;
  • Mostrar diferentes perspectivas do mesmo tópico;
  • Estimular a autonomia;
  • Entender como cada criança reage a diferentes métodos de aprendizagem;
  • Criar oportunidades para que a criança manifeste suas ideias, opiniões, linguagem, criatividade etc.

Enquanto um adulto muitas vezes absorve a informação unicamente pela leitura de determinado tópico, durante uma aula de educação infantil o professor precisa de recursos com diferentes abordagens – música, pintura, gincanas, histórias e muito mais.

Leia também: Profissionais de Educação: Como Preservar a Saúde Emocional e Psicológica

Qual a importância da educação infantil no desenvolvimento dos pequenos?

Como já foi dito, a infância é o período em que a criança é como uma esponja: tudo o que ela escuta, vê, ouve será absorvido. De acordo com especialistas, nos primeiros anos de vida acontecem as primeiras experiências sociais, afetivas e o aperfeiçoamento das habilidades motoras.

Isso faz da educação infantil uma das etapas cruciais na formação dos pequenos, pois nesse período bases importantes da personalidade, muitas vezes carregadas por toda a vida, são construídas.

Por isso, é de suma importância que o período de permanência dos pequenos dentro da sala de aula seja muito bem conduzido. De preferência por profissionais de educação infantil capacitados e atualizados para desempenhar esse papel da melhor forma possível.

Leia também: Cursos para professores: veja como as atividades lúdicas beneficiam você e seus alunos

Criança brincando de pintura em meio adultos.

Como os professores podem se atualizar?

Ok, você já sabe qual é o papel do educador e também da educação infantil como um todo na vida das crianças, mas como um profissional da educação pode buscar atualização?

Além dos caminhos mais complexos e que demandam mais tempo, como cursos de ensino superior e pós-graduação, existem formas mais rápidas e dinâmicas como os cursos livres, workshops, palestras e por aí vai.

Para ajudar você a memorizar, anote:

  • Cursos de graduação;
  • Cursos de extensão;
  • Pós-graduação;
  • Cursos livres;
  • Palestras;
  • Workshops.

Adquirir conhecimento é fundamental, seja qual for o formato. Lembre-se da frase: “As pessoas podem tirar tudo de você, exceto o seu conhecimento”.

Curso de educação infantil online

Agora é hora de saber exatamente o que o Cursos 24 Horas pode fazer para facilitar o acesso à educação a distância de qualidade.

O Curso de Educação Infantil Online é dividido em módulos que conduzem o aprendizado da história até a prática da profissão. Alguns dos tópicos abordados são:

  • Definição e diferenças entre os conceitos de pedagogia, educação e didática;
  • As diferentes correntes pedagógicas: Piaget, Montessori, Vygotsky, Waldorf e suas características fundamentais;
  • Métodos de alfabetização;
  • Como as crianças aprendem e interagem diante da linguagem, dos números e de ciências;
  • Quais são as diferenças essenciais entre cuidar, brincar e educar;
  • Como lidar com a organização e a rotina dentro da sala de aula;
  • O papel da música no desenvolvimento afetivo, cognitivo e social das crianças.

Se isso tudo já é motivo suficiente para se inscrever agora mesmo no Curso de Educação infantil Online, saiba que o conteúdo traz atividades, histórias e, ainda, sugere atividades que podem ser aplicadas em sala de aula – Caça ao Objeto, Corrida com Pés Amarrados.

A notícia boa é que o curso é 100% online, o que o torna acessível mesmo para pessoas com a rotina turbulenta, e custa uma única parcela de R$40. São aulas em vídeo, apoio de tutor e material de apoio contendo uma apostila repleta de atividades sugeridas para imprimir e copiar.

Cursos a partir de R$30,00 – Sem mensalidades!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *