Estudar em casa: aprenda qual o melhor lugar para ajudar na concentração

Postado por Admincursos | 12 de abril de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Estudar em casa: aprenda qual o melhor lugar para ajudar na concentração

Descubra qual cômodo é o mais adequado para seus estudos!

 

O estudo é uma atividade essencial, já que abre novos horizontes, agrega conhecimento e ajuda a ter mais capacitação profissional, acadêmica e pessoal, e estudar em casa é uma oportunidade inigualável.

Pode ser que você ache isso estranho ou até mesmo contraditório, já que algumas pessoas não conseguem se concentrar quando estão em seus lares, mas já parou para pensar que isso pode acontecer porque o cômodo ou o local escolhido para os estudos não é o ideal?

Nós separamos algumas dicas que podem lhe ajudar a encontrar o melhor lugar possível da sua casa para estudar sem perder a concentração, além de outras sugestões para melhorar o foco. Acredite: isso pode melhorar o seu desempenho!

 

Qual é o cômodo ideal para estudar em casa?

A imagem mostra um rapaz, sentando em uma mesa de estudos, com um notebook e papéis, sorrindo para a câmera

É comum pensar no quarto, mas não há uma resposta definitiva para essa pergunta, embora você possa encontrar o melhor lugar possível dentro de sua casa. A questão não é o espaço em si, mas sim suas características.

Para saber como manejar os estudos em casa, é necessário compreender o que pode ajudar o seu cérebro a se concentrar mais na atividade e, assim, melhorar o processo de aprendizado.

O lugar perfeito para estudar em casa deve atender aos seguintes critérios:

 

Confortável para sua postura

As escolas, faculdades, universidades e demais instituições de ensino possuem mesas e cadeiras diferentes, mas cujo tamanho e altura costumam ser parecidos. Isso não acontece por acaso.

Para conseguir estudar na sua casa, é fundamental encontrar um lugar que seja bem confortável. O ideal é que a coluna esteja com boa postura e que a altura da mesa esteja próxima à linha dos seus cotovelos.

Essa é uma postura confortável e que te permite desempenhar atividades sem sentir dores e desconfortos com o passar do tempo, o que também se aplica aos estudos.

 

Com boa iluminação

É difícil se manter concentrado e animado para estudar quando a luz está fraca, a ponto de ter que forçar a vista para enxergar. O oposto também se aplica: quando a iluminação está forte demais, os olhos se cansam e as pálpebras parecem pesar.

Isso quer dizer que estudar em casa é uma atividade que deve ser feita em um cômodo onde os níveis de iluminação sejam equilibrados, o que também pode sofrer influência do horário.

Se as luzes da sua casa são confortáveis, então é possível estudar a qualquer hora. Porém, caso a iluminação não seja a ideal, é preferível contar optar pelo dia e pela tarde, graças à presença da luz natural.

 

Silencioso

Você já tentou se concentrar em um lugar barulhento, como na praça de alimentação do shopping ou no meio de uma festa? Se a resposta for positiva, então sabe como essa pode ser uma missão complicada.

Tanto quem busca saber como estudar online quanto quem recorre aos livros e cadernos precisa estar em um lugar silencioso e tranquilo, onde o cérebro não tenha que se esforçar para tentar superar o barulho e, apenas então, conseguir aprender.

Veja qual é o cômodo mais silencioso da sua casa e tente estudar nele. A tranquilidade sonora dará ao cérebro o ambiente que ele precisa para pensar bem e, assim, conseguir absorver os estudos.

Caso isso ainda não tenha dado certo, você pode estudar em casa ao som de música, o que ajuda a superar o som ambiente. Dê preferência às playlists criadas especialmente para esse fim, que podem potencializar sua atenção e concentração.

 

Com clima confortável

Estar em lugares demasiadamente quentes ou frios parece cansativo, não é? Pois bem, o desequilíbrio de temperatura também pode prejudicar a sua concentração e fazer com que você não pare de pensar no frio nas mãos ou no calor de fazer transpirar.

Busque um cômodo confortável para estudar em casa, que te permita manter bons níveis de atenção e concentração. Se estiver calor, recorra a um ventilador ou ao ar condicionado, e caso esteja frio, não hesite em vestir uma blusa.

 

Tranquilo

A sala de estar pode parecer perfeita para estudar em casa, mas se alguém estiver assistindo televisão ou se houver uma intensa movimentação no cômodo, seu foco pode ser prejudicado.

Além das características “físicas” do cômodo, procure um local que seja tranquilo e não ofereça tantas distrações. Quanto maior for sua concentração, melhor tende a ser o aprendizado.

 

Veja também: 09 dicas de estudo indispensáveis para você aumentar a produtividade

 

Quais são as vantagens de estudar em casa?

Por mais que seja necessária uma dose de planejamento, estudar na sua casa é muito vantajoso! Os pontos que se destacam são os seguintes:

 

  • Praticidade:

    Não é necessário se deslocar, o que traz flexibilidade para a organização de horários. Além disso, caso prefira estudar à noite, logo cedo ou mesmo de madrugada, nada te impede de fazê-lo.

  • Conveniência:

    Seus livros, cadernos, materiais, anotações, computador, smartphone e tudo mais que precisar provavelmente estarão em sua casa. Além disso, caso sinta fome ou sede, é só fazer uma visita na cozinha e depois retomar os estudos.

  • Conforto:

    Ao estudar em casa, você tem a oportunidade de vestir a roupa que quiser. Quando fizer uma pausa para realinhar a concentração, também poderá descansar um pouco no sofá ou na cama.

  • Economia:

    Não é preciso gastar com combustível ou com transporte público para ir até a escola, faculdade, biblioteca ou para outros lugares. Além do dinheiro, você também economiza tempo.

 

Se você sabe o que é home office, então já percebeu que as casas estão se transformando em espaços de trabalho. Então, por que não fazer com que ela seja o seu espaço de estudos particular?

Aproveite nossas dicas para escolher o melhor cômodo possível para estudar em casa e veja como essa pode ser uma excelente alternativa, seja através de livros, apostilas, e-books ou cursos online!

 

Cursos a partir de R$20,00 – Sem mensalidades!

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *