A cada 05 matrículas em curso superior, 1 é EAD

Postado por Admincursos | 4 de abril de 2019 | Deixe aqui seu comentário

A cada 05 matrículas em curso superior, 1 é EAD

Saiba porque essa é uma decisão benéfica para a sua vida profissional, acadêmica e pessoal!

Com o desenvolvimento da tecnologia, atividades que precisavam ser feitas fisicamente hoje estão disponíveis pela internet, como os estudos. Porém, algumas pessoas ainda se perguntam se vale a pena fazer curso online.

Por ser uma modalidade relativamente nova quando comparada ao ensino tradicional, ministrado em escolas, faculdades, universidades e instituições de ensino em geral, é até normal ter essa dúvida, assim como acontece com outras novidades durante a vida.

Vale muito a pena estudar online, já que isso pode trazer benefícios impossíveis de serem obtidos de outras maneiras. Vamos entender porque essa afirmação é verdadeira e o que você pode colher de bom com os cursos online.

Por que vale a pena fazer curso online?

Porque é econômico, prático e seguro, além de poder abrir novas oportunidades profissionais e enriquecer os conhecimentos, algo que é positivo em todas as fases da vida.

A prática de estudar à distância já existe desde 1729, quando um professor divulgou, no jornal norte-americano Boston Gazette, aulas de taquigrafia (método abreviado de escrita, para torná-la mais rápida) por correspondência.

Com o passar dos anos, ela evoluiu de acordo com as necessidades da população e também com o desenvolvimento da tecnologia, que trouxe a tona a possibilidade de estudar pela internet.

Vale a pena fazer curso online, e as estatísticas podem provar. De acordo com o Censo da Educação Superior de 2016, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), as matrículas em cursos presenciais diminuiu 0,08%, ao passo que as matrículas de ensino à distância aumentaram 7,2%.

O Censo da Educação Superior de 2017, por sua vez, confirmou o crescimento da modalidade. De acordo com o estudo, ela continua em crescimento e já tinha quase 1,8 milhão de estudantes matriculados no ano, o que resultou em uma participação de 21,2% das matrículas de graduação.

Logo, a cada 5 novas matrículas no ensino superior, pelo menos uma delas é para a modalidade EAD, o que comprova a grande procura que os cursos a distância apresentam atualmente.

É importante ressaltar que a tendência não se aplica apenas às vagas de graduação, mas também aos cursos extracurriculares online de caráter profissionalizante, capazes de enriquecer conhecimentos e abrir portas no mercado de trabalho.

Quais são as maiores vantagens de estudar online?

Esse grande aumento na procura pode ser explicado pelos seguintes motivos:

Baixo custo

Manter uma instituição de ensino tem seus custos, o que é totalmente justificável. Porém, os estudos online trouxeram uma nova maneira de estudar e também de ensinar, a qual é mais econômica.

As aulas, geralmente ministradas com o auxílio de vídeos, dispõem de materiais de apoio para os alunos, de modo que possam aumentar seus conhecimentos sobre o assunto.

Além disso, por não ser necessário arcar com os custos de um espaço físico, como aluguel, IPTU, energia, água, seguro e afins, vale a pena fazer curso online tanto para os alunos quanto para as instituições, que também conseguem economizar.

Praticidade

Pelo fato do aluno ter a opção de estudar no horário que mais se encaixa em sua rotina sem se deslocar para uma instituição de ensino, a praticidade oferecida é o principal requisito avaliado pelos estudantes que desejam e procuram saber como fazer um curso online.

Essa é uma grande vantagem para quem trabalha em turnos ou precisa viajar constantemente, embora também se estenda a quem tenha horários fixos e deseje ter mais flexibilidade em seu dia a dia.

Vale a pena fazer curso online tanto para quem tem uma rotina variada quanto para as fixas, já que as aulas também podem ser feitas sempre no mesmo horário, como de manhã ou à noite, de acordo com o que o aluno preferir.

Variedade

Marketing pessoal, educação ambiental, cuidador de idosos, vegetarianismo, gestão de conflitos, escrita e redação… São vários os assuntos abordados pelos cursos online, o que te permite escolher o mais compatível com suas preferências.

Com um grande leque de opções, é possível selecionar aquelas que estejam relacionadas com o seu trabalho ou área de estudos, bem como selecionar um tema fora do seu espectro ou que lhe agrade pessoalmente, já que o contato com novos conhecimentos é bem-vindo.

Menina sentada em área verde, com seu notebook, tablet e cadernos para estudo.

Emissão de certificado

Por terem o poder de provar que os alunos já realizaram a conclusão dos estudos sobre os assuntos escolhidos, os cursos online a distância são ainda mais vantajosos.

Como vale a pena fazer curso online, é comum realizá-lo com o intuito de colocar no currículo e ter um diferencial em relação à concorrência, o que será analisado positivamente por parte dos recrutadores.

Caso se solicite a apresentação de algum comprovante da realização do curso, o certificado pode ser mostrado a qualquer momento, além de também representar uma conquista importante para quem o realizou.

Professores especializados e experientes

O fato de realizar um curso pela internet não possui qualquer tipo de relação com a capacidade do profissional responsável por ministrá-lo, já que a única diferença para os cursos presenciais é o modo em que são apresentados.

Portanto, enquanto estuda, você terá acesso a conteúdos de alta qualidade e relevância, os quais são capazes de incrementar seu perfil profissional e torná-lo apto a ocupar melhores vagas no mercado de trabalho.

Caso o objetivo do curso não seja profissional, mas sim o enriquecimento pessoal, os benefícios também se aplicam e lhe ajudarão a desenvolver os conhecimentos abordados durante as aulas.

Invista em cursos online e torne-se mais capacitado!

Os cursos pela internet atendem às necessidades da sociedade atual, como agilidade, praticidade e liberdade, além da economia proporcionada, já que os custos são menores do que de cursos presenciais.

Ao escolher uma empresa especializada, como a Cursos 24 Horas, que atua desde 2002 com cursos a distância, você poderá obter todos os benefícios citados, presentes nos mais de 180 cursos disponíveis.

Agora que você já comprovou que vale a pena fazer curso online, conheça as opções oferecidas e faça a sua matrícula nos melhores cursos online. Essa é uma decisão que trará impactos positivos à sua vida profissional, pessoal e acadêmica!

Cursos a partir de R$20,00 – Sem mensalidades!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *