Aula de português para concurso: como passar na prova e aperfeiçoar a gramática

Postado por Admincursos | 20 de junho de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Aula de português para concurso: como passar na prova e aperfeiçoar a gramática

Saiba quais são os detalhes mais importantes para conseguir ser aprovado!

Concursos públicos chamam a atenção de muitos professores e não é para menos, já que os permite atuar na área que amam e com estabilidade profissional, e a procura por uma aula de português para concurso pode ajudar.

Ela traz conhecimentos fundamentais para saber como lidar com essa prova tão importante, os quais serão utilizados tanto nas questões quanto na redação, caso esta seja solicitada pela banca organizadora.

Essas aulas podem ser feitas através de um curso online, o que se mostra como uma opção ainda mais prática para as necessidades dos professores, que nem sempre possuem uma rotina fixa e precisam de versatilidade e praticidade em seu cotidiano.

Vamos aprender quais assuntos se destacam em relação à importância e porque vale tanto a pena investir em um curso de português.

Por que fazer uma aula de português para concurso?

Porque nosso idioma é bem completo e cheio de peculiaridades, o que significa que a gramática para concurso traz certas complicações aos concursandos, mas isso não quer dizer que o aprendizado seja impossível, pelo contrário.

Os principais assuntos ensinados e que devem ser aprendidos para se ter um bom desempenho, que contemplam a gramática em si e também outras matérias, são as seguintes:

Interpretação de textos

Para abrir a lista, aparece um dos principais conhecimentos que devem ser aprendidos por todos que desejam prestar concursos públicos, seja qual for a área ou segmento, que é a interpretação de textos.

Esse tipo de prova conta com uma série de textos e questões longas, as quais são cansativas para os concursandos. Logo, qualquer erro ou desatenção, por menor que seja, pode prejudicar aquela resposta ou grupo de respostas.

Saber como desenvolver uma boa interpretação de texto está entre os assuntos que devem ser abordados em uma boa aula de português para concurso, já que será possível entender o que é solicitado e responder exatamente o que é pedido.

Além dos conhecimentos aprendidos em aula ou em um curso específico, vale a pena ler livros, revistas, jornais e conteúdos de qualidade e relevância na internet. Assim, a assimilação das informações de qualquer texto será um processo melhorado a cada dia.

Domínio do Novo Acordo Ortográfico

Nós o conhecemos assim, mas a bem da verdade é que já não é mais tão novo, já que está em vigor desde 2009 e foi utilizado em conjunto com o acordo “antigo” em uma transição até 31 de dezembro de 2015, quando ambos podiam ser classificados como corretos, conforme o Decreto nº 6.583/2008.

A partir de 1º de janeiro de 2016, as regras do acordo antigo que foram substituídas pelo novo deixaram de ser válidas e passaram a ser consideradas como erradas. Por isso, é fundamental dominar o Novo Acordo Ortográfico, o que tem sua importância destacada para quem já deixou de estudar há mais tempo.

Algumas das principais mudanças que podem ser abordadas em uma aula de português em relação ao Novo Acordo Ortográfico são as seguintes:

  • Letras iguais são separadas com hífen (micro-ondas, anti-inflamatório);
  • Letras diferentes deixaram de levar hífen (cachorro quente, mão de obra);
  • Ditongos “oi”, “ei” e “eu” não levam mais acento em ditongos em paroxítonas (heroico, alcateia, ideia);
  • Alguns acentos diferenciais, aplicados em palavras com mesma grafia e sentidos idênticos, deixaram de ser usados (para [verbo], pelo [cabelo]).

Pessoa realizando curso online

Conhecimento de pontuação

Quando se fala sobre pontuação, é comum lembrar imediatamente da redação, que é onde os candidatos aplicarão seus conhecimentos e serão avaliados por isso, mas o domínio das pontuações é importante até mesmo para a interpretação de textos.

Suponha que há a seguinte frase em um texto da prova: “Mauro, seu amigo, Paulo, seu vizinho, Judas, seu colega de classe e um fiel colaborador da empresa foram junto a Lucas para resolver o problema”. Posteriormente, aparece uma pergunta para saber quantas eram as pessoas que estavam com Lucas.

A resposta é 4: Mauro, Paulo, Judas e mais um fiel colaborador da empresa, este último não nomeado. Se não fosse pela vírgula depois de “Paulo, seu vizinho’,’ […]”, poderia se supor que Judas era um colega de classe e o fiel colaborador da empresa, mas neste caso, o certo seria “Paulo, seu vizinho e um fiel colaborador […].

O exemplo pode parecer um pouco confuso, o que ressalta a importância de aprender os conhecimentos ensinados em uma aula de português para concurso. Além de sua importância na redação, as regras de pontuação também podem influenciar na nota obtida nas questões.

Veja também – Como usar: vírgulas, aspas e parágrafos

Redação

Este é um ponto que merece grande destaque, já que representa uma parcela importante da nota, o que por sua vez faz com que os candidatos possam ficar com um pouco de medo de realizá-la.

A aula de português específica para concurso deve ensinar regras essenciais para uma boa redação, como o uso correto de “mim” e “eu”, do tempo dos verbos e da conjugação correta do verbo “haver” (muito usado em qualquer redação), entre outras.

A interpretação de texto que vimos anteriormente também é fundamental para o desenvolvimento da redação, já que é preciso saber o que foi solicitado pela banca para, assim, produzir um texto que vá exatamente de encontro com o pedido.

Ao dedicar tempo e esforços para o aprendizado do que é mais importante para a redação, os resultados do concurso tendem a ser bem melhores, graças ao peso que ela tem para a nota final.

Domine o máximo de conhecimentos para passar na prova!

É comum se sentir nervoso e ansioso para realizar aquele concurso tão esperado, já que seu resultado pode, literalmente, mudar os rumos de sua vida, mas ao ter a preparação correta, o bom desempenho será consequência.

Ainda assim, vale a pena lembrar que nem sempre é possível ser aprovado logo no primeiro concurso prestado, já que a competitividade é bem grande pelas vantagens que um cargo concursado traz aos profissionais e que a experiência ajuda a lapidar os vestibulandos para futuras oportunidades.

O curso de redação online da Cursos 24 Horas traz conhecimentos essenciais para prestar qualquer prova, pois aborda as técnicas citadas anteriormente, como de linguagem, redação, tipos de redação e outros conteúdos complementares que podem ajudar a tirar aquelas dúvidas que martelam na mente.

Invista agora mesmo em uma aula de português para concurso, a qual pode ser feita tranquilamente na forma de cursos online, e comprove como isso fará toda a diferença na sua nota!

 

Conheça nossos Cursos para Concursos Públicos – Opções a partir de R$ 30,00 – Sem Mensalidades

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *