Descubra em quais áreas da pedagogia você pode atuar

Postado por Admincursos | 17 de junho de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Descubra em quais áreas da pedagogia você pode atuar

Atuação pode ir além das salas de aula e traz várias possibilidades aos pedagogos

Quando se fala sobre pedagogia, é quase que imediato se lembrar dos professores que ensinam as crianças nas escolas e instituições de ensino, mas uma coisa que nem todos os profissionais e interessados na área sabem é que os cursos online de pedagogia abrem várias portas.

A mais lembrada realmente é a sala de aula, mas a atuação desses profissionais pode ocorrer em muitos outros ambientes de trabalho, o que permite que eles tenham uma versatilidade interessante no mercado.

Vamos saber quais são as principais áreas de atuação da pedagogia, de modo que os profissionais e interessados em seguir essa carreira conheçam as possíveis colocações que o mercado os oferece.

Quais são as principais áreas da pedagogia?

Além da possibilidade de já ingressar naquela que mais chama a atenção, os profissionais podem começar com uma das opções da lista e, caso não se identifiquem tão bem com aquela área em específico, partam para outra sempre que quiserem!

Ensino em escolas

Para abrir a lista, trazemos a área mais conhecida por quem procura pelos cursos online de pedagogia ou já concluiu seus estudos de outra forma, que é a ministração de aulas.

Tais profissionais atuam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com crianças cuja faixa etária costuma estar entre os 6 e 11 anos de idade, e geralmente são responsáveis por ministrar todas as matérias, o que pode variar de acordo com cada instituição de ensino.

Eles podem trabalhar para instituições públicas, cujo ingresso se dá através de concursos ou da contratação temporária, ou em instituições particulares, em que são contratados através de entrevistas e processos seletivos.

A área é bastante ampla: de acordo com o Censo Escolar da Educação Básica divulgado no início de 2018 pelo Ministério da Educação (MEC), há 184,1 mil escolas no Brasil, das quais 112,9 mil (61,63%) são de responsabilidade municipal e 21,7% são particulares.

Veja também: Pedagogia: mais que uma profissão, amor por educar

Educação especial

Seja na rede de ensino pública ou privada, é preciso estar preparado para ensinar crianças com necessidades especiais, sejam elas físicas ou mentais. É nessa área que atuam os profissionais de educação especial.

Eles possuem todo o conhecimento necessário para lecionar para o público em geral, além de uma especialização para saber exatamente como lidar com crianças especiais, de modo que a qualidade de ensino seja a melhor possível.

Sua formação pode ser feita como pedagogo tradicional seguida de uma especialização em educação especial. Outra opção é realizar um curso de educação especial depois da conclusão do ensino superior em pedagogia.

Os cursos de pedagogia são fortemente recomendados para quem deseja atuar na área, já que são focados nos cuidados, técnicas e práticas que precisam ser adotados em sala de aula com os alunos especiais.

Administração escolar

Os professores são profissionais fundamentais para as escolas, mas não são os únicos. Para que eles consigam exercer suas funções adequadamente, é preciso que a parte administrativa seja feita com excelência.

Graças ao seu conhecimento aprofundado a respeito do funcionamento de uma escola, os pedagogos também podem trabalhar na administração e contribuir positivamente para o sucesso do negócio.

Sua atuação se dá em diversas frentes, como no gerenciamento das matérias a ser ministradas e o conteúdo que será apresentado, nos financiamentos que são requeridos pela instituição e também na gestão de recursos humanos.

Também é possível fazer cursos online de pedagogia voltados especialmente à administração para desenvolver qualidades importantes para sua atuação.

A imagem mostra a palavra teach em inglês

Pedagogia empresarial

Como visto anteriormente, é comum relacionar a pedagogia às crianças, mas não são apenas elas que podem se beneficiar dos ensinamentos trazidos por esses profissionais. As empresas também são ambientes propícios para os pedagogos.

A pedagogia empresarial se utiliza das técnicas pedagógicas aplicadas nas corporações, com as metodologias e o embasamento utilizados no ensino de crianças e jovens.

Este profissional deve saber como aplicar as técnicas pedagógicas no meio empresarial, quais são as formas de atuação presentes na área e como elaborar consultorias e treinamentos na área.

O investimento em um curso de pedagogia empresarial vale a pena para que os pedagogos possam ter uma área diferente para atuar, o que pode, inclusive, ser feito através da aplicação de treinamentos esporádicos nas companhias.

Confira também: Já ouviu falar em pedagogia empresarial? É a sua chance de conhecer!

Editoras

O desenvolvimento de livros, revistas e outros materiais similares voltados a crianças e jovens deve ser feito de acordo com metodologias conhecidas e comprovadamente eficientes na área da pedagogia, já que influenciará diretamente no desenvolvimento dessas pessoas.

Isso faz com que se abra um mercado interessante nas editoras para os pedagogos, principalmente para os que investirem em cursos online que sejam voltados a essa área, de modo que tenham ainda mais capacitação técnica e prática para atuar.

Os pedagogos podem trabalhar nas editoras no desenvolvimento de materiais didáticos ou extracurriculares, sempre com o intuito de ajudar no desenvolvimento de crianças e jovens.

Cursos online de pedagogia podem ajudar na área

A formação superior em pedagogia é indispensável para a atuação desses profissionais, ao passo que os cursos online da área podem ajudar a diversificar as possíveis colocações no mercado.

Ao realizar tais cursos, os pedagogos terão à sua disposição uma série de possibilidades no mercado, o que é positivo para que consigam ocupar boas vagas mesmo no caso de eventuais recessões econômicas, graças à sua versatilidade.

Os cursos online de pedagogia podem ser feitos nos dias e horários que os alunos preferirem, o que traz a praticidade e comodidade que precisam para seguir a rotina nem sempre tradicional da área da educação.

Ao analisar as opções de cursos online de pedagogia, basta procurar pelos que se encaixam melhor em seu perfil e iniciar as aulas. Depois de sua conclusão, os alunos ainda recebem um certificado gratuitamente e em casa.

Aproveite essa oportunidade de diversificar sua atuação com os cursos online e tenha um perfil ainda melhor para o mercado de trabalho. Assim, o número de boas oportunidades profissionais só tem a aumentar!

 

Conheça nossos Cursos na área da Pedagogia – Opções a partir de R$ 30,00 – Sem Mensalidades

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *