Redação para processo seletivo: faça o curso e tire nota máxima

Postado por Admincursos | 3 de junho de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Redação para processo seletivo: faça o curso e tire nota máxima

Aprenda tudo o que você precisa saber para arrasar na redação!

A participação em processos seletivos é uma necessidade na vida cotidiana, já que é preciso passar por eles para estar apto a conquistar as melhores vagas do mercado de trabalho, mas a redação para processo seletivo costuma trazer uma dose de preocupação.

Por ser uma etapa determinante de qualquer processo, ela pode ser a diferença entre a sonhada aprovação e a temida reprovação, o que reforça a importância de ter um bom desempenho na redação.

A melhor alternativa para conseguir colocar isso em prática é realizar um curso de redação, o que pode colocá-lo em outro patamar de preparação e desempenho. Entenda como essa atividade funciona e quais são os benefícios proporcionados pelo investimento no curso!

Qual é a finalidade da redação para processo seletivo?

Avaliar algumas características do candidato que não podem ser analisadas apenas em questões de múltipla escolha ou durante a entrevista, o que permite à empresa conhecer melhor as pessoas que está interessada em contratar.

O desenvolvimento de uma redação demanda organização, raciocínio lógico, concentração, interpretação de texto e outros conhecimentos da língua portuguesa, características que também são fundamentais para boa parte das vagas disponíveis no mercado de trabalho.

A proposta também pode mudar de acordo com o que a empresa deseja. Algumas delas deixam o tema da redação em aberto, de modo que o candidato possa escolher um tema com o qual tem familiaridade para, assim, apresentar um melhor desempenho.

Por outro lado, em determinadas ocasiões, a redação para processo seletivo pode ter um tema previamente definido, o que permite analisar se o candidato está ligado aos acontecimentos do Brasil e do mundo e se seus níveis de conhecimentos gerais são adequados.

Entre tantas possibilidades existentes nas redações, não há dúvida de que ela é fundamental para a avaliação dos recrutadores e pode ser a diferença entre a escolha de um ou outro profissional, o que torna a preparação para ela tão importante quanto a capacitação profissional e acadêmica.

Como um curso de redação pode ajudar?

Através do oferecimento das técnicas e práticas mais importantes para ter um bom desempenho nesta etapa e, assim, chamar a atenção dos recrutadores de maneira positiva.

Muitas pessoas desejam saber como fazer uma boa redação para vestibular, já que essa é uma etapa essencial para conquistar uma vaga nas faculdades e universidades, e o mesmo se aplica à redação para processo seletivo, com a diferença de que o objetivo é conquistar uma boa vaga profissional.

Executivo escrevendo redação

Os conhecimentos aprendidos em um curso de redação podem ajudar das seguintes formas:

Domínio das regras básicas

O domínio do básico é essencial, já que é necessário conhecer os assuntos primordiais para, então, avançar para os mais avançados, e o curso de redação permite que seus alunos tenham contato com esse tipo de conhecimento.

Embora sejam denominadas regras básicas, elas são essenciais para o sucesso de qualquer redação, como acentuação, uso de crase e pontuação, o que influencia diretamente na qualidade do conteúdo redigido.

Técnicas de redação

É possível aprender a escrever melhor em qualquer etapa da vida, até mesmo quem não tem tanta afinidade assim com o assunto, já que o desenvolvimento de suas habilidades pode ser alcançado por quem se dispõe a tal.

Assim como as técnicas de redação para vestibular podem ser aprendidas pelos vestibulandos, o mesmo se aplica aos candidatos para vagas no mercado de trabalho, que podem procurar por tais conhecimentos a qualquer momento.

Aprendizado de acontecimentos atuais, rascunho antes do definitivo, textos com coesão e coerência e o fator da surpresa são algumas técnicas fundamentais de redação para processo seletivo e que podem ser desenvolvidas durante o curso.

Aprendizado da nova ortografia

Ainda que não seja tão nova assim, já que existe desde 2009 e seu uso passou a ser obrigatório a partir de 2016, quem concluiu os estudos há mais tempo ou não se atualizou quando as novas normas surgiram precisa estar preparado.

Por exemplo, o acento agudo deixou de ser usado em alguns casos, assim como o hífen e o acento circunflexo presente na extinta regra do hiato. Isso pode fazer com que as palavras sejam escritas de maneira diferente do novo acordo ortográfico, o que já pode ser considerado como erro graças à sua vigência.

Portanto, seja para quem concluiu os estudos há mais ou menos tempo, vale a pena conhecer ou reforçar as mudanças para que a redação para processo seletivo não tenha erros que pudessem ser evitados.

Desenvolvimento de temática

Não basta conhecer as regras do português essenciais para uma boa redação se o candidato não souber como desenvolver seu raciocínio, seja para um tema proposto pelos recrutadores ou para aquele que tem mais afinidade.

É preciso saber como pensar o texto para que ele tenha introdução, desenvolvimento e conclusão e que todas as etapas se comuniquem, além de fazer com que ele seja interessante para leitura, o que torna a criatividade fundamental.

Ao saber como lidar com a temática do assunto proposto, o desempenho tende a ser bem melhor, com um texto rico como resultado, capaz de realmente chamar a atenção dos recrutadores.

Supere a fase da redação para processo seletivo!

É certo que algumas pessoas têm predisposição para este assunto, assim como outras são naturalmente boas com música, arte, matemática ou qualquer outro assunto, mas todos que se empenham podem melhorar consideravelmente suas habilidades de redação.

Por ser uma etapa que naturalmente traz tensão e um pouco de medo, é importante estar preparado para ela, de modo a saber o que lhe espera e não ser pego de surpresa, o que também pode ser percebido pelos recrutadores.

O curso de redação é capaz de fazer com que você desenvolva ainda mais suas habilidades e consiga ter um melhor aproveitamento quando for submetido a esse tipo de situação, o que pode fazer toda a diferença para sua vida profissional.

Aproveite a oportunidade e faça este que é um dos melhores cursos online para lidar com a redação para processo seletivo. Assim, você perceberá como suas chances serão cada vez melhores para conseguir as vagas que tanto deseja no mercado de trabalho!

 

Conheça nosso Curso de Escrita e Redação por apenas R$ 35,00 – Sem Mensalidades

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *