Saiba tudo sobre o curso de Teologia!

Postado por Admincursos | 8 de julho de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Saiba tudo sobre o curso de Teologia!

Conhecimentos no assunto são importantes tanto para quem trabalha na área quanto para quem deseja aprender mais

Existem evidências de que a religião acompanha o homem desde o desenvolvimento da escrita, há milhares de anos, o que se mantém até os dias de hoje em diversas vertentes. O aprendizado sobre o assunto pode aumentar bastante ao realizar um curso de Teologia.

As aulas trazem conteúdos interessantes e são oferecidas para quem trabalha em áreas correlatas, bem como para outras pessoas que queiram aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Vamos aprender sobre esse curso e em que ele pode lhe beneficiar nos aspectos pessoal e profissional.

O que é ensinado no curso de Teologia?

Tecnicamente, o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades. Ele aborda as religiões em seus contextos históricos e sociais e permite aos alunos entenderem como seu desenvolvimento se deu com o passar do tempo.

O curso visa trazer conhecimentos gerais a respeito de diferentes religiões, as crenças que estão envolvidas em cada uma delas e fatos históricos marcantes, além de curiosidades interessantes a respeito do tema.

Vale a pena destacar que as religiões estão entre os principais temas do curso, embora a definição deste termo seja algo recente, inclusive mais novo do que a própria existência das religiões.

O conceito de religião foi formado nos séculos XVI e XVII, quando já existiam a bíblia e o alcorão. Nesses e em outros textos, não havia uma palavra ou mesmo um conceito do que era a religião, o que também era observado nas pessoas e culturas em que eles foram escritos.

Os principais tópicos abordados neste curso são os seguintes, com suas unidades seguidas dos conteúdos tratados em cada uma delas:

 

  • Contextualização histórica: história de Israel; a Palestina nos tempos de Jesus; história da Igreja; história da igreja medieval; história da igreja no Brasil.

 

  • Introdução aos estudos religiosos: a igreja contemporânea; introdução à Teologia; teologia nas religiões; bíblia; idiomas da bíblia; antigo testamento; novo testamento; dogmas.

 

  • Deus e a criação: teologia da santíssima trindade; teologia do batismo e da confirmação; direito canônico; teologia e espiritualidade.

 

  • Conhecendo as religiões: Espiritismo; Umbanda; Evangélica; Adventista; Mórmon, Testemunhas de Jeová; Budismo; Hinduísmo; Hare Krishna; Islamismo; Judaísmo; Paganismo; Wicca; Druidismo; Xamanismo.

 

  • Complementação filosófica: teoria do conhecimento; antropologia teológica; antropologia filosófica; metafísica.

 

Fica claro que os assuntos abordados no curso são bem completos e ajudam a entender melhor qual é a origem da Teologia e qual foi sua influência para a sociedade.

Quem pode fazer um curso de Teologia?

Todas as pessoas interessadas, seja aquelas que desejam aprender o máximo sobre o tema ou as que precisam de tais conhecimentos para aplicar na vida profissional.

Por se tratar de um curso de caráter profissionalizante, ele pode ser realizado como etapa introdutória para os interessados em cursar um ensino superior em Teologia, depois de já ter tido contato com essa área.

Profissionais que trabalham em lojas de artigos religiosos são outros que podem investir no curso, já que isso os ajudará a atuar com ainda maior conhecimento de causa em sua função, inclusive com potencial de melhorar sua remuneração direta ou indiretamente.

Pessoas que seguem as mais variadas religiões podem compreender com o curso de Teologia qual foi a sua origem, se elas possuem algum tipo de relação com as outras e qual é a influência que exercem na sociedade como um todo.

Líderes e participantes das atividades de suas religiões também podem investir no curso para que ampliem sua compreensão acerca delas e, assim, possam servir como fontes de conhecimento para outras pessoas.

Bíblia aberta

Como é o mercado de trabalho para teólogos?

Abrangente. A atuação pode se dar diretamente com a comunidade religiosa ou no mercado profissional em geral. Algumas das possibilidades são as seguintes:

 

  • Ensino: é possível dar aulas em escolas do ensino Fundamental ou Médio em matérias de religião, graças ao seu profundo conhecimento acerca do tema.

 

  • Ministério: trabalho com os fiéis de sua respectiva religião, que consiste em conversas, orientações e auxílio em geral.

 

  • Edição e redação: existe um forte mercado no que tange à redação e edição de livros de cunho religioso, os quais precisam contar com bons profissionais da área para que suas informações sejam verdadeiras e relevantes ao público.

 

  • Serviços sociais: certas Organizações Não-Governamentais (ONGs) procuram por teólogos para auxiliar as pessoas envolvidas em suas atividades.

 

Veja também: Não importa a sua área: os cursos de aperfeiçoamento online são para todos

Melhore seus conhecimentos com o curso de Teologia online!

Seja quem pretende ingressar em um curso superior na área, os que já o concluíram e desejam reforçar seus conhecimentos ou mesmo quem queira entender mais sobre o assunto, estudar Teologia é algo que pode fazer a diferença positivamente em suas vidas.

Os fiéis podem compreender melhor quais são as origens de sua religião e como (ou se) elas se relacionam com as outras, ao passo que os que trabalham com isso podem ter ainda mais capacitação para o exercício de sua função.

É interessante destacar que a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou, em maio de 2015, o Projeto de Lei 4293/12, de autoria do deputado Professor Victório Galli, o qual regulamentou a profissão de teólogo no país.

Isso significa que existe um mercado amplo na área, o qual pode ser seguido por profissionais que tenham diploma do curso de Teologia ou equivalente, e o curso de Teologia online tem um papel fundamental nesta decisão.

As aulas podem ser realizadas nos dias e horários que seus alunos preferirem, já que é disponibilizado pela internet, o que proporciona a versatilidade tão procurada nos dias de hoje.

Ainda que não tenha caráter acadêmico, o curso de Teologia online pode ser o primeiro passo para quem deseja seguir essa carreira ou mesmo complementar a bagagem de conhecimentos dos interessados em aprender mais sobre o assunto.

Aproveite a oportunidade e matricule-se nesta que é a opção ideal entre os cursos online para quem quer se tornar um especialista em Teologia e religião!

 

Faça nosso Curso de Teologia por apenas R$ 60,00 – Sem Mensalidades!

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Roberto Brito disse:

    Bom dia !
    Gostei muito do curso de teologia, estou analisando a minha futura carreira a seguir…
    Muito obrigado!
    Logo logo estarei estudando…