Vai prestar vestibular? Turbine seu raciocínio lógico com este curso online!

Postado por Admincursos | 24 de julho de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Vai prestar vestibular? Turbine seu raciocínio lógico com este curso online!

Saiba como ter um desempenho ainda melhor em suas provas!

O segundo semestre é uma época importantíssima para os vestibulandos, já que é nela que começam os vestibulares, provas que podem, literalmente, decidir o futuro de suas vidas. E aprender sobre raciocínio lógico pode ajudar muito nisso.

Esse é um conhecimento que auxilia não apenas nas provas como também em vários outros processos de aprendizagem, já que a maneira de pensar será moldada para um modelo mais eficiente, capaz de trazer melhores resultados.

Vamos entender exatamente do que se trata este conceito e o que pode ser feito para melhorar o seu raciocínio.

O que é raciocínio lógico?

Também chamado simplesmente de lógica, é uma das habilidades fundamentais do pensamento, que permite determinar e supor detalhes e informações importantes sobre diferentes assuntos.

Existem perguntas comuns no que tange ao raciocínio lógico, e algumas delas são as seguintes:

  • Se algo é verdadeiro, o que mais deve ser verdade?
  • Se algo é verdadeiro, o que mais pode ser verdade?
  • Se algo não é verdadeiro, o que mais não pode ser verdadeiro?

Essas perguntas consistem em inferências que são conexões entre uma determinada sentença (a premissa) e alguma outra sentença (a conclusão). Essa é a base da lógica.

A lógica tem suas origens nos tempos antigos e aparece na história de diferentes países, como Índia, China e Grécia. Filósofos cristãos e islâmicos, como Boécio (falecido em 524), Avicena (falecido em 1037) e Guilherme de Ockham (falecido em 1347) foram importantes no processo.

Suas ideias foram diretamente influenciadas pela lógica de Aristóteles, também chamada de lógica aristotélica. Pode-se dizer que a área atingiu seu ápice com Jean Buridan, filósofo francês que viveu no século XIV.

Portanto, a história da lógica é datada de centenas de anos antes de nossa época, embora o conhecimento ainda seja fundamental para os dias de hoje, capaz de proporcionar ótimos resultados e melhorias significativas no processo de aprendizagem.

Como desenvolver e/ou melhorar o raciocínio lógico?

Imagem focada na mão de uma pessoa escrevendo em caderno

Ainda que se trate de um conhecimento antigo, sua aplicação pode fazer toda a diferença positivamente no cotidiano, seja na vida pessoal, acadêmica, profissional ou em outras áreas. Confira boas dicas para desenvolver sua lógica:

Faça um curso de lógica

Cursos são alternativas de ouro para aprender sobre variados assuntos, o que também se aplica a essa área, cujos conhecimentos podem ser vistos na teoria e na prática.

Ao fazer um curso de raciocínio lógico voltado a esse assunto, você terá uma introdução, aprenderá sobre as associações analíticas de raciocínio e a lógica de argumentação, tudo ensinado com riqueza de detalhes e linguagem simples para fácil compreensão.

Esse é um investimento que vale a pena para a realização da prova do vestibular, já que é comum se deparar com questões em que é preciso interpretar um texto e, posteriormente, escolher a alternativa mais lógica para o que foi solicitado.

Entenda o que é pensamento crítico

O raciocínio lógico é um dos pilares do pensamento crítico, que consiste na análise de fatos para a formação de um julgamento mais acertado. Logo, é benéfico entender sobre esse tipo de pensamento para, consequentemente, potencializar a lógica.

Algumas das habilidades que são demandadas no pensamento crítico são as seguintes:

  • Empatia. Essa é a habilidade de imaginar o que outra pessoa sente ou experimenta. Ela traz uma perspectiva ampla e reflete nas ações e crenças do ser humano, além de fazer com que a pessoa possa se tornar alguém melhor.

 

  • Criatividade. A solução inovadora de problemas e a coleta de ideias fazem parte do pensamento crítico e estão diretamente ligadas ao raciocínio lógico, pois podem fazer com que você pense fora da caixa e tenha novas ideias.

 

  • Analogia. Comparar similaridades e pensar nelas permite criar conclusões a respeito de, por exemplo, a época em que vivemos e algum dado momento na história e, assim, ser capaz de tomar melhores decisões baseadas no impacto que as respostas usadas anteriormente trouxeram à sociedade.

 

Por serem assuntos que estão diretamente ligados, entender e melhorar seu pensamento crítico refletirá na lógica.

Faça exercícios de lógica

Você já foi enganado e nem sabe. Pode parecer generalista ou até um pouco pesada essa afirmação, mas é a pura verdade, já que várias situações do nosso dia a dia resultam na tomada de decisões equivocadas.

Isso pode acontecer pela falta da aplicação do raciocínio lógico, o que leva a fazer escolhas que nem sempre são as melhores. Para fixar esse tipo de conhecimento na mente, uma boa alternativa é fazer exercícios.

É recomendado procurar por listas na internet, com perguntas e exercícios que permitem respostas lógicas. No começo a solução parecerá mais difícil, mas com o passar do tempo, o raciocínio será realmente fixado à mente, de modo que o processo será facilitado e, assim, você evita ser enganado.

Desenvolva as habilidades de dentro para fora

Algumas aplicações práticas que podem ser feitas para melhorar o raciocínio lógico são as seguintes:

  • Teste sua memória recente;
  • Tente memorizar pequenos detalhes no dia a dia;
  • Faça palavras cruzadas;
  • Aprenda um novo talento, seja ele artístico, esportivo, técnico ou de alguma outra área;
  • Mude alguns pontos de sua rotina;
  • Preste atenção em seus momentos de “catastrofização”, que são aqueles em que se imaginam os piores cenários possíveis na mente;
  • Evite pensamentos de auto-engrandecimento, já que sempre há o que melhorar;
  • Coma alimentos benéficos para a mente, como frutas frescas, espinafre, legumes, gorduras saudáveis e peixes;
  • Tenha uma rotina de sono, sempre que possível de 7 a 8 horas por dia;
  • Pratique exercícios físicos;
  • Esteja em contato com a natureza.

Melhore seu raciocínio lógico e tenha melhores condições nos vestibulares!

A carga mental e emocional que acompanha os vestibulares é absorvida quase que inconscientemente, mas é preciso ter tranquilidade para o momento. Você pode trabalhar sua lógica para conseguir um desempenho ainda melhor.

Dê um passo importante ao realizar o curso de raciocínio lógico, que é feito pela internet, nos dias e horários que forem melhores para você, e coloque as outras dicas em prática. Assim, você poderá comprovar como esse é um dos melhores cursos online para seu desempenho nas provas!

 

Conheça nosso Curso de Raciocínio Lógico! Apenas R$ 50,00 – Sem Mensalidades!

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *