Você sabe para que serve o ISO 9001?

Postado por Admincursos | 18 de julho de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Você sabe para que serve o ISO 9001?

Entenda qual é a finalidade dessa certificação e porque ela é tão procurada

Todas as empresas visam oferecer o que há de melhor aos seus clientes de modo a atender suas expectativas e necessidades, o que é fundamental em um mercado tão competitivo, e o ISO 9001 pode ajudar.

Esse é um termo com o qual muitas pessoas já se depararam, e embora nem sempre entendam exatamente o que significa, é notório que ele é avidamente procurado por empresas de todos os portes e segmentos.

Vamos saber exatamente do que ele se trata e porque é objeto de desejo no meio corporativo.

O que é o ISO 9001?

É um padrão internacional para sistemas de gestão da qualidade, ferramentas cujos objetivos são de padronizar os procedimentos e processos realizados e mensurar a eficiência das iniciativas realizadas, de modo a saber se elas atingiram o nível esperado de qualidade.

Quando uma companhia segue às exigências do padrão ISO 9001 e é aprovada na auditoria feita por um órgão certificador, ela recebe a certificação de mesmo nome, o que comprova o atendimento de cada determinação e, por sua vez, a coloca em um patamar mais elevado no mercado.

Este padrão é usado pelas empresas para demonstrar sua habilidade em oferecer produtos e serviços que atendem às exigências do consumidor e dos órgãos regulatórios, além de comprovar sua melhoria contínua.

A responsável pela elaboração da norma é a ISO (International Organization for Standardization ou Organização Internacional de Normatização) e sua tradução ficou por conta da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) no Brasil.

Existem diferentes documentos na família ISO 9000, mas o 9001 é o único padrão em toda a série que demanda uma certificação. Geralmente, a empresa inteira procura por ela, mas é possível que apenas alguns departamentos ou filiais consigam obtê-lo.

Alguns pontos podem ajudar na compreensão exata do que é esse padrão:

  • Ele pode ser implantado por companhias de todos os tamanhos, tenha ela 1, 10, 1.000, 10.000 funcionários ou mais.
  • Este não é um padrão para produtos e não define a qualidade do que é produzido pela empresa. O padrão é baseado em processos, ou seja, é utilizado para controlar cada procedimento realizado, de modo que o produto final deve atender aos resultados desejados.
  • Não importa qual seja o segmento da empresa, tanto de produtos quanto de serviços. Pode ser uma agência de marketing, uma empresa de gestão de telecom, uma indústria ou até mesmo uma entidade governamental.
  • O padrão não é voltado para pessoas, mas sim para empresas. É possível se tornar um Auditor Líder da Qualidade ISO 9001:2015, mas para isso é necessário concluir um treinamento de 5 dias. Posteriormente, essa pessoa poderá auditar outras empresas.

Logo, em suma, o padrão é voltado à gestão da qualidade dos processos de uma empresa, pode ser requerido por companhias de todos os portes e segmentos e resulta em um certificado que comprova o atendimento das respectivas exigências ao mercado.

Confira também: Faça sua empresa crescer: invista nos seus funcionários

Mulher segurando os dizeres Quality Control

Para que serve o ISO 9001?

Para aumentar a qualidade da gestão da empresa e, por consequência, a satisfação dos clientes que são atendidas por ela. Isso mostra que todas as companhias têm a ganhar com sua implantação.

Além disso, há que se ressaltar o diferencial competitivo que ela apresenta. Uma empresa que tem a certificação ISO 9001 se mostra como uma melhor opção para os clientes do que outra que não a possui.

Para empresas que atuam no ramo B2B, essa influência pode ser ainda mais intensa, já que elas costumam ter pleno conhecimento sobre o padrão de qualidade e, por isso, só terem o interesse de desenvolver novas parcerias com empresas devidamente certificadas.

Além disso, por se tratar de um padrão internacional, a obtenção do certificado pode abrir as portas ou melhorar as condições que a empresa tem para lidar com o mercado estrangeiro e, assim, diversificar sua área de atuação.

Tudo isso, porém, não é por acaso. Quando uma empresa tem a certificação, isso significa que ela atendeu a todas as exigências em seus processos e que, portanto, conseguirá demonstrar as seguintes vantagens:

  • Redução de custos com aumento de produtividade;
  • Comunicação de qualidade entre os colaboradores da empresa;
  • Rotinas de trabalho desenvolvidas da maneira mais eficiente possível, de modo a reduzir retrabalhos, eliminar procedimentos desnecessários e, assim, conseguir atuar com maior agilidade;
  • Imagem positiva da empresa no mercado, tanto para os clientes quanto para as outras companhias, as quais terão uma maior probabilidade de fechar negócio graças à qualidade comprovada.

Saiba mais: A importância da gestão de qualidade

O que fazer para obter o ISO 9001?

Nós já comentamos sobre os benefícios competitivos que a certificação pode trazer à sua empresa, ainda mais por sua concorrência. De acordo com a “ISO Survey 2017”, havia 1,056 milhão de empresas com o ISO 9001 no mundo naquele ano, das quais apenas 17.615 no Brasil.

O número é pequeno, o que significa que ter o certificado realmente pode fazer a diferença para sua empresa. Para sua obtenção, é preciso recorrer aos seguintes passos:

  • Seguir as etapas para poder obter a certificação (aprender sobre a certificação, fazer uma análise de lacunas, desenvolver um planejamento, treinar os colaboradores, documentar o sistema, implementar o sistema de qualidade de gestão ISO 9001, fazer auditorias internas, preparar-se para a auditoria e manter as melhorias continuamente);
  • Contratar um órgão certificador devidamente autorizado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) para a auditoria;
  • Ser aprovado na auditoria e procurar pela recertificação a cada 3 anos para manter o certificado.

Para aprender mais sobre o assunto e aumentar as chances de aprovação, vale a pena investir em um curso de ISO 9001, o qual ajudará sua empresa a saber o que deve fazer e como se preparar para as auditorias.

Esse é um dos melhores cursos online para empresas que desejam melhorar sua presença no mercado e se destacar perante a concorrência. Invista nele e comprove como a certificação ISO 9001 pode ser um diferencial e tanto para o seu negócio!

 

Conheça nosso Curso de ISO 9001 – Apenas R$ 70,00 – Sem Mensalidades!

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *