Medo de falar em público? Saiba como resolver esse problema!

Postado por Admincursos | 31 de julho de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Medo de falar em público? Saiba como resolver esse problema!

Aprenda o que fazer para superar esse desafio!

Falar em público é algo que precisará ser encarado por praticamente todas as pessoas, seja em uma apresentação na faculdade, reuniões no ambiente de trabalho ou mesmo em encontros de família, mas esse é um grande desafio para algumas delas.

A ideia de falar para um grande número de pessoas já pode fazer com que a visão fique turva, o coração palpite e as mãos comecem a transpirar. Porém, é importante saber que essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida com treinamento e concentração.

Vamos aprender mais a respeito de quão comuns são esses tipos de reação, bem como porque elas acontecem e técnicas para conseguir superar o medo.

É normal ter medo de falar em público?

Sim. De acordo com um estudo feito pelo jornal britânico Sunday Times em 2015, em que foram entrevistadas 3 mil pessoas, 41% (aproximadamente 1.230) afirmaram que têm receio de falar em público.

Ao comparar com os números das mesmas pesquisas, o medo de se comunicar em público (cientificamente chamado de glossofobia) ficou à frente do medo de conviver com problemas financeiros (22%) e até mesmo de doenças e da morte (19%), ou seja, ele é mais comum do que parece.

As teorias que exploram esse medo conseguiram identificar quatro fatores que podem contribuir para seu desenvolvimento, que são os seguintes:

Pensamentos

As crenças que as pessoas têm sobre falar em público ou a respeito de elas lideraram essa atividade influenciam diretamente em seu desempenho. O medo pode surgir do pensamento de que se comunicar para muitas pessoas será mais difícil do que realmente é.

Questões fisiológicas

A ansiedade e o medo envolvem a excitação do sistema nervoso autônomo em resposta a um estímulo potencialmente prejudicial. Quando se depara com uma ameaça, nossos corpos se preparam para uma batalha, o que aumenta a sensação de medo e interfere na habilidade de se comunicar com tranquilidade.

Alguns pesquisadores sugerem que certas pessoas que apresentam maior ansiedade em diferentes situações e que, portanto, são mais suscetíveis a ficar ansiosas para se expressar em público, enquanto outras apenas apresentam os sintomas em casos específicos.

Situações especiais

Algumas situações, como falta de experiência, apresentações que precisam ser avaliadas, pessoas com maior cargo na empresa ou especialistas em sua área, bem como apresentar ideias novas e que ainda não foram compartilhadas em público, podem acentuar esse medo.

Habilidades de oratória

Outro ponto que merece destaque é a habilidade que a pessoa tem de oratória, ou seja, de se expressar em público. Quando esta é limitada e não foi tão aperfeiçoada, é comum sentir medo, receio e nervosismo.

Como vencer o medo de falar em público?

Pessoa falando em público para outras em sala de reunião

Essa é uma tarefa desafiadora, mas há dicas e técnicas que podem ser aplicadas em prol de um melhor desempenho e da sua tranquilidade, como as seguintes:

 

  • Prepare-se bem. Ao saber o que fazer antes de se apresentar em público, as chances de errar diminuem bem, já que os conteúdos estarão claros em sua mente. A organização é essencial para que a fala ocorra da maneira mais natural possível.

 

  • Tenha um conteúdo de apoio. Mesmo os grandes oradores podem precisar de algo para se lembrar do que realmente precisam falar. Anote as informações principais em um bloco de notas ou mesmo em seu celular para conseguir se lembrar caso esqueça de algum ponto.

 

  • Tente superar o medo da rejeição. Se você tem a oportunidade de falar em público, é porque confiaram em você para tal. Isso já ajuda a vencer uma boa parte do medo.

 

  • Treine em frente ao espelho. Por mais que pareça estranho, estar em frente ao seu reflexo pode ajudá-lo a superar o medo e o nervosismo de se deparar com outras pessoas.

 

  • Trabalhe técnicas de respiração. Ao focar na maneira em que você respira, a voz soará melhor e você ficará relaxado. Por isso, vale a pena procurar por exercícios e métodos de respiração. Além de lhe ajudar a falar em público, isso também pode ser usado em outras áreas da vida.

 

  • Pratique um pouco de exercícios antes da apresentação. Ao fazer isso, o fluxo sanguíneo aumenta e o cérebro recebe mais oxigenação. Mesmo que pareça (e realmente seja) simples, os resultados valem a pena.

 

  • Evite falar muito rápido. Caso contrário, você terá interferências em seu padrão de respiração e, assim, pode se desconcentrar ou perder o fôlego. Fale com tranquilidade, o que inclusive ajuda a reter a atenção do público.

 

  • Se errar, mantenha a calma, corrija e continue. Os erros fazem parte da vida, em diferentes áreas, e o mesmo se aplica a discursar em público. Caso algo não saia de acordo com o planejado, fique tranquilo, corrija o que estiver errado e continue sua apresentação.

 

  • Evite beber água gelada. Dê preferência para a que estiver em temperatura ambiente, a qual pode lubrificar melhor a garganta. Evite também bebidas excessivamente doces, o que pode prejudicar a fala.

 

  • Fale sobre assuntos com os quais você tenha afinidade. Mesmo que precise falar sobre algo que não domina tanto, busque uma abordagem que seja natural e agradável para você, de modo que o desempenho seja ainda melhor.

 

  • Faça um curso para melhorar suas habilidades. O curso aprenda a falar em público, ministrado pela internet, traz conteúdos interessantes e relevantes para ajudar a eliminar esse medo e desenvolver sua oratória, comunicação e tranquilidade, seja qual for o assunto proposto.

 

Consiga superar o medo de falar ao público!

Esse é um medo comum, como vimos anteriormente, mas mantenha a calma, pois ele pode ser superado. Até mesmo Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, já teve medo de falar para muitas pessoas, o que foi superado com paciência, treinamento e determinação.

A primeira apresentação pode ser difícil, bem como quando há um grande número de pessoas a assistir, mas com o passar do tempo, você perceberá como isso se tornará algo natural e recompensador.

Siga as dicas citadas anteriormente, desde fazer cursos online a respirar com tranquilidade e falar em frente ao espelho, e veja como falar para o público será um medo cada vez menor, até o dia em que ele praticamente desaparecer!

 

Conheça Nosso Curso e Aprenda a Falar em Público! Apenas R$ 30,00 – Sem Mensalidades!

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *