Atualização de professores: cursos para profissionais do ensino médio

Postado por Admincursos | 22 de agosto de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Atualização de professores: cursos para profissionais do ensino médio

Saiba como melhorar ainda mais a qualidade do seu ensino

Os professores estão entre os principais profissionais, já que colaboram diretamente com a formação de todos os outros, independentemente de qual seja a área ou carreira pretendida, e essa importância é bem grande no ensino médio, momento em que os cursos para professores podem ajudar os docentes.

O Censo da Educação Básica 2018, feito pelo Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed), trouxe informações importantes sobre os professores.

Em 2018, foram registrados 2,2 milhões de professores na educação básica brasileira, com 513.403 no ensino médio, número 0,7% maior do que o observado em 2017, que tinha sido de 509.814.

Entre eles, 88,6% possuem grau acadêmico de licenciatura, 5,3% de bacharelado, 3,3% estão com o ensino superior em andamento e 2,8% possuem nível médio ou inferior.

Além da formação acadêmica, porém, os cursos livres desempenham um papel fundamental em sua carreira, já que trazem habilidades importantes para prosseguir com o ensino e ajudar tanto os alunos quanto os próprios professores.

Conheça alguns desses cursos e veja como eles podem melhorar sua carreira de uma maneira prática e direta, o que pode ajudar até mesmo a ocupar novas vagas na área!

Cursos para professores ideais para quem trabalha no ensino médio

Seja para melhorar a qualidade do ensino ou mesmo para a capacitação dos professores, vale a pena se atualizar para conseguir ter um bom desempenho no mercado de trabalho!

Coordenação pedagógica

Nós já falamos sobre as áreas da pedagogia que os profissionais podem ocupar, as quais não se restringem às salas de aula e também permitem ocupar cargos gerenciais.

O curso de coordenação pedagógica traz conhecimentos importantes para quem deseja atuar nesse cargo, com orientações sobre as atribuições dos coordenadores pedagógicos, seus desafios, qual é a formação ideal, como proceder com a gestão e até mesmo qual é o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC).

Esse é um dos cursos específicos para professores que se coloca como opção para quem deseja uma função diferente das salas de aula, o que pode trazer novos horizontes para suas carreiras.

Distúrbios de aprendizagem

A participação dos professores é fundamental para a aprendizagem dos alunos, mas esse é um processo que nem sempre ocorre da mesma forma para todos, já que alguns podem apresentar dificuldades.

Para isso, o curso de distúrbios de aprendizagem se aplica perfeitamente, pois traz informações importantes sobre como identificar, lidar e tratar com distúrbios como dislexia, acalculia, gagueira, disortografia, TDAH, déficit de atenção e outros.

A participação dos docentes é essencial no diagnóstico, já que eles se deparam com a aprendizagem direta da criança, processo nem sempre acompanhado pelos pais, o que coloca este como um dos principais cursos para professores.

Psicologia infantil

Professores e psicólogos são profissionais que atuam em áreas diferentes, embora complementares, já que ter o conhecimento de uma pode auxiliar no exercício das funções da outra.

É por isso que o curso de psicologia infantil pode ajudar, mesmo no trato com alunos do ensino médio, já que a adaptação entre as diferentes faixas etárias pode tardar mais para algumas pessoas do que para outras.

Fundamentos do pensamento reichiano, características das crianças, mudanças das gerações, relacionamento interpessoal, hiperatividade, distúrbios alimentares e de educação e processo psicoterapêutico estão entre os pontos abordados.

Ele se coloca como um dos cursos para professores que desejam lidar melhor com seus alunos e entender as questões emocionais e psicológicas que estão por trás dessa relação, as quais podem passar despercebidas caso não se tenha o conhecimento necessário.

Professor ensinando aluno

Planejamento de ensino

Quem é professor sabe que existe todo um processo por trás de lecionar. Não basta apenas ler o conteúdo e explicá-lo: é necessário preparar a aula com técnicas e práticas que ajudem os alunos a assimilar as informações transmitidas.

É aí que entra o curso de planejamento de ensino, que ajuda a lidar com as dificuldades diárias enfrentadas pelos docentes, o qual aborda técnicas, instrumentos e metodologias para planejar conteúdos com excelência.

Ele conceitua o planejamento educacional, fala sobre os alicerces do planejamento, as principais metodologias de ensino e a avaliação do aprendizado, com tópicos detalhados dentro de cada área.

Como os outros cursos para professores dessa lista, esse também é bastante indicado e benéfico tanto para os docentes quanto para os alunos, já que aulas bem planejadas fluem bem e resultam em uma melhor aprendizagem.

Saúde emocional do educador

Você sabia que 66% dos professores já tiveram que se afastar por problemas de saúde? Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Associação Nova escola com mais de 5 mil educadores no ano de 2018.

Ansiedade (68%), estresse e dores de cabeça (63%) e insônia (39%) são alguns dos principais problemas com os quais os professores já tiveram que se deparar, muito por conta da alta carga emocional e profissional às quais estão submetidos.

O curso de saúde emocional do educador auxilia diretamente neste quesito e trata de questões como síndrome de Burnout (ou síndrome do esgotamento profissional) e outras doenças relacionadas à área, formação dos professores, exaustão emocional, despersonalização e outros assuntos relacionados.

Entre os cursos disponíveis para professores, este se coloca como benéfico tanto dentro da sala de aula quanto fora dela, já que saber como lidar melhor com questões emocionais é essencial para a carreira e até mesmo depois dela.

Invista em cursos de pedagogia com certificado e melhore sua carreira!

Mesmo com os conhecimentos que são obtidos nos cursos de pedagogia, existem outros temas periféricos fundamentais para quem atua na área, os quais influenciam direta e positivamente em seu desempenho profissional e também na qualidade de vida.

Assim como nas outras carreiras, cursos complementares também fazem a diferença para o mercado de trabalho, não apenas no currículo mas também na capacitação daquele profissional.

Realize os cursos para professores citados, que são cursos online cujos dias e horários podem ser escolhidos pelos alunos de acordo com o que preferirem, e aproveite todos os benefícios que eles podem proporcionar para a sua vida profissional e pessoal!

 

Conheça nossos Cursos na área da Pedagogia – Opções a partir de R$ 30,00 – Sem Mensalidades

 

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *