Sem likes: como aumentar o engajamento no Instagram

Postado por Admincursos | 15 de agosto de 2019 | Deixe aqui seu comentário

Sem likes: como aumentar o engajamento no Instagram

Saiba o que fazer para não ser afetado negativamente por essa medida

O Instagram, assim como outras redes sociais, passa por atualizações constantes seja em questões técnicas, que nem sempre conhecemos, quanto em aspectos práticos, e um acontecimento recente pode ter mexido um pouco com o engajamento no Instagram: o desaparecimento dos likes.

Esse era um dos principais indicativos de engajamento na ferramenta e também de outras mídias (senão a principal), mas a decisão foi tomada depois de testes e um bom planejamento, ou seja, é provável que se mantenha assim.

Porém, isso não significa que o engajamento nos perfis deve ser afetado, pelo contrário, já que existem alternativas capazes de manter a interação dos usuários e o sucesso das contas em alta.

Vamos entender como esse processo ocorreu e o que fazer para não ser prejudicado por eles.

Por que o Instagram não mostra mais a quantidade de curtidas?

A conta oficial do Instagram no Twitter postou essa atualização e, nos comentários da postagem, informou que a empresa deseja que os amigos se concentram nas fotos e vídeos compartilhados, não na quantidade de likes que eles recebem.

O perfil também afirmou que quem fez o post ainda pode ver o número de likes ao clicar na lista de pessoas que curtiram, mas que os amigos não podem ver aquele número. Por fim, a empresa disse que está em busca de aprender mais sobre como isso pode beneficiar a experiência de todos no Instagram.

É importante ressaltar que até este momento, a decisão ainda não é global. Os testes com a omissão do número de curtidas começaram em maio de 2019, no Canadá, e sua expansão foi confirmada no dia 17 de julho para Austrália, Brasil, Irlanda, Itália, Japão e Nova Zelândia.

A medida pegou muita gente de surpresa, mas é justificável, já que a pressão pelo número de curtidas é real e pode trazer sérios prejuízos à saúde de algumas pessoas.

De acordo com um relatório feito pela britânica Royal Society for Public Health, descobriu-se que o Instagram é o aplicativo de rede mais prejudicial à saúde mental, seguido de perto pelo Snapchat, que ainda é bem forte em outros países.

O estudo #StatusofMind, feito com quase 1.500 adolescentes de 14 a 24 anos, visou entender como certas plataformas de mídias sociais impactam em problemas de saúde e bem-estar, como ansiedade, depressão, identidade própria e imagem corporal.

Portanto, o objetivo da rede social foi melhorar a experiência obtida enquanto o app é utilizado, embora ainda seja possível ter um bom engajamento no Instagram ao aplicar boas técnicas e práticas.

Como ter um bom engajamento no Instagram mesmo sem os likes?

Nós já comentamos por aqui que as vendas por Instagram e Facebook estão em alta, fator importante para duas das principais redes sociais para os brasileiros, mas essa atualização não significa que todo o seu engajamento seja perdido.

Será necessário pensar em novas estratégias e remodelar certos fatores, mas ainda assim será possível ter um bom perfil, seja ele pessoal ou comercial, em que os seguidores comentem e se relacionem bem. Confira algumas boas sugestões:

Trabalhe seu marketing pessoal

Você já deve ter ouvido falar sobre isso alguma vez, e o marketing pessoal realmente tem um grande potencial, não apenas na vida cotidiana como também nas redes sociais.

Esse tipo de marketing visa trabalhar a capacidade que cada indivíduo tem de atrair e manter relacionamentos através da melhoria de sua imagem e do desenvolvimento de habilidades importantes, como liderança, percepção, carisma e convívio profissional e social.

Em outras palavras, a aplicação dessas técnicas pode fazer com que você trabalhe positivamente sua imagem de forma similar ao que uma empresa busca em suas estratégias de marketing, cujos resultados tendem a ser bem positivos.

Para aumentar seu engajamento no Instagram, vale a pena fazer um curso de marketing pessoal, de modo a entender as técnicas propostas e aplicá-las em prol do sucesso do seu perfil.

Pessoa segurando um celular com a tela no aplicativo do Instagram

Aprenda sobre marketing digital

Complementar ao que vimos anteriormente, o marketing digital também pode ajudar perfis e páginas a terem bons resultados nas redes sociais, já que adequa as técnicas do marketing ao ambiente da internet.

Planejamento e execução de campanhas, comunicação digital, tendências de marketing, comportamento do consumidor e monitoramento de redes sociais são alguns dos conhecimentos disseminados em um curso de marketing digital e que podem fazer toda a diferença para sua conta.

Dessa forma, você saberá o que pode fazer para postar conteúdos interessantes e com valor agregado para sua audiência e, dessa forma, aumentar o número e a qualidade das interações e do engajamento na rede, mesmo sem mostrar o número de curtidas.

Use os outros recursos do Instagram

Além dos posts que aparecem no feed, também existem outras alternativas e estratégias que podem ser seguidas, como IGTV, hashtags de marca e engajamento nos stories postados, entre outros.

Isso significa que o engajamento na ferramenta pode (e tem tudo para) continuar ainda sem o número de likes, já que seus recursos permitem que os usuários tenham uma experiência completa e agradável.

O IGTV, por exemplo, ainda não é tão utilizado assim, o que significa que a concorrência ainda é baixa. Logo, quanto antes você começar e investir nessa estratégia, mais rapidamente poderá obter bons resultados.

Os adesivos usados nos stories permitem criar enquetes, campos de pergunta, barras de comportamento e outras atividades, ou seja, caminhos não faltam a se explorar.

Escreva legendas longas e cativantes

Quando se pensa na legenda de uma foto, é comum imaginar textos curtos e rápidos, mas algo que nem todos sabem é que o Instagram permite a postagem de legendas com até 2.200 caracteres.

Ao aproveitar o espaço, é possível ser mais específico e completo sobre o assunto tratado, o que faz com que os usuários possam interagir com aquela publicação tanto pela parte visual quanto pela escrita, que também é capaz de agregar valor.

Faça um teste com a publicação de legendas longas e veja como isso pode ser benéfico para o engajamento no Instagram de uma maneira que você não imaginava.

Trabalhe seu engajamento no Instagram e tenha sucesso em seu perfil!

Essas são dicas simples e que podem resultar em boas interações em sua conta, a qual poderá ser sinônimo de bons resultados mesmo sem a exibição dos likes, medida que pode ser definitiva.

Invista nos cursos online citados, faça testes com novos formatos e modelos de posts, inspire-se em perfis de sucesso e veja como o engajamento no Instagram ainda pode se manter em alta!

Blog Cursos 24 Horas

Aqui no Blog você fica por dentro do universo do Cursos 24horas, além de novidades e tendências para o seu estudo.

Conheça os nossos cursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *